Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azana, Nilsa Toyoko
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499
Resumo: Orientadores: Ivan Luiz Marques Ricarte, Daniel Moutinho Pataca
id UNICAMP-30_8fd77a229c07a58bb48c01f41135a5c0
oai_identifier_str oai::786519
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digitalStrategic evaluation methodology for embedded software on digital television set-top boxesTelevisão digitalSoftware - AvaliaçãoMiddlewareSistemas embarcados (Computadores)Digital televisionSoftware - EvaluationMiddlewareEmbedded computer systemsOrientadores: Ivan Luiz Marques Ricarte, Daniel Moutinho PatacaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Metodologias de avaliação estratégica têm sido utilizadas nos diversos campos do conhecimento humano, especialmente na área de engenharia e tecnologia, como ferramentas para identificar e entender as questões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. A rápida evolução tecnológica aliada às alterações nos modelos de negócios, provocadas pelas mudanças no comportamento do usuário, exigem inovação constante nas empresas, o que instiga a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Entretanto, o sucesso de um produto ou serviço inovador está atrelado a fatores de diversas naturezas, que vão desde a competição e evolução tecnológica até às necessidades sociais, passando pelo jogo de interesses dos atores, pelas restrições econômicas e legislativas, etc. Este trabalho desenvolve uma metodologia de avaliação estratégica para identificar as características principais de um produto ou serviço inovador. A metodologia orienta a busca de informações e fornece ferramentas para a manipulação dos dados, extraindo o conhecimento explícito e implícito dessas informações, e, por meio da construção de cenários hipotéticos, identifica a melhor solução para que o produto ou serviço aumente suas chances de sucesso. A metodologia proposta foi aplicada na avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital, por meio da exploração dos possíveis caminhos da TV interativa no Brasil. Essa avaliação mostrou que a expectativa do usuário em relação à TV digital é a de exercer um papel muito mais ativo, não só com a possibilidade de acessar e consumir diferentes informações, por meio do acesso à Internet, mas também escolhendo o momento mais adequado para o consumo de conteúdo, por meio da gravação de programasAbstract: Strategic evaluation methodologies have been used in a large field of human knowledge, specially in areas such as engineering and technology, as a tool for identifying and understanding issues related to science, technology and innovation. The rapid technological evolution and the business model change, caused by the user's behavior change, requires constant innovation in the companies, thus demanding research and development of new products or services. However, the success of an innovative product or service is closely related to different factors like technological competition and evolution, strategies of the actors, economical constraints, legal framework, social necessities, etc. This work develops a strategic evaluation methodology aiming to identify the main features of an innovative service or product. The methodology guides the information search and provides tools for data manipulation that extracts implicit and explicit knowledge from this information. The construction of hypothetical scenarios is used to identify the best solution by which an innovative product or service might increase its probability of success. The proposed methodology was applied on a strategic evaluation of the embedded software on digital television set-top box, by means of the exploration of feasible paths to the interactive television in Brazil. This evaluation shows that the user expectation related to digital television is to play a much more active role, not only accessing and consuming different information through Internet access, but also being able to choose the time to enjoy the content through TV program recordingMestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-Pataca, Daniel MoutinhoRios, Jose Manuel MartinCardozo, EleriUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzana, Nilsa Toyoko2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499AZANA, Nilsa Toyoko. Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital. 2010. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/786519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:10:48Zoai::786519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
Strategic evaluation methodology for embedded software on digital television set-top boxes
title Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
spellingShingle Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
Azana, Nilsa Toyoko
Televisão digital
Software - Avaliação
Middleware
Sistemas embarcados (Computadores)
Digital television
Software - Evaluation
Middleware
Embedded computer systems
title_short Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
title_full Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
title_fullStr Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
title_full_unstemmed Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
title_sort Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital
author Azana, Nilsa Toyoko
author_facet Azana, Nilsa Toyoko
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
Pataca, Daniel Moutinho
Rios, Jose Manuel Martin
Cardozo, Eleri
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Azana, Nilsa Toyoko
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão digital
Software - Avaliação
Middleware
Sistemas embarcados (Computadores)
Digital television
Software - Evaluation
Middleware
Embedded computer systems
topic Televisão digital
Software - Avaliação
Middleware
Sistemas embarcados (Computadores)
Digital television
Software - Evaluation
Middleware
Embedded computer systems
description Orientadores: Ivan Luiz Marques Ricarte, Daniel Moutinho Pataca
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499
AZANA, Nilsa Toyoko. Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital. 2010. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499
identifier_str_mv AZANA, Nilsa Toyoko. Metodologia de avaliação estratégica do software embarcado em receptores de TV digital. 2010. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614499. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/786519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189048814665728