Uma arquitetura aberta para gerenciamento de set-top boxes e serviços em redes de TV digital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ös, Marcelo Dutra
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-19052006-095017/
Resumo: A TV digital é hoje uma realidade em muitos países e no Brasil as pesquisas já estão atingindo um estágio avançando. Muita expectativa gira em torno desta tecnologia, que oferece uma ampla variedade de serviços multimídia, abrindo as portas deste modo para criativas propostas e novas possibilidades de relacionamento com o usuário final. Esta complexidade e as novas opções de serviços que podem ser oferecidos demandam, obrigatoriamente, uma arquitetura adequada de gerenciamento, capaz de controlar e otimizar os terminais desta rede bem como os serviços oferecidos pela mesma. Neste trabalho são apresentados os requisitos funcionais e não funcionais necessários para a construção de um sistema genérico de gerenciamento de set-top boxes e serviços em TV digital, baseados no estudo de pesquisas semelhantes e nas particularidades deste ambiente. Também para este sistema genérico são detalhados todos os casos de uso de interesse. Além disso, uma arquitetura híbrida é proposta para a solução deste problema, utilizando para tanto padrões abertos e considerando alguns cenários possíveis de implantação no mundo real. Nesta arquitetura, é adotado o modelo clássico de gerenciamento gerente-agente, através do uso de um servidor de gerência, responsável pelo armazenamento e análise de todos os dados de gerenciamento bem como pelo disparo de comandos e recebimento de respostas (síncronas e/ou assíncronas) dos agentes. Tanto na definição deste sistema genérico como no desenho da arquitetura final, procurou-se na medida do possível adotar a utilização de princípios clássicos de gerenciamento que já são aplicados em várias arquiteturas existentes, inclusive de mercado. Deste modo, foi possível encontrar uma solução para um problema complexo através do uso de conceitos amplamente conhecidos, o que facilita o entendimento final.
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