O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Daniel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_912a3adc24018c41cc8656653e93bcc0
oai_identifier_str oai::428436
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimicaA problem based learning approach to biochemistry distance educationAprendizagem baseada em problemasEnsino a distânciaAprendizado colaborativoBioquímica - Estudo e ensinoProblem-based learningDistance educationColaborative learningBiochemistry - Study and teachingOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A desenvolvimento, adaptação e avaliação de disciplinas especiais de Bioquímica para o Ensino a Distância (EaD) vêm sendo realizadas pelo Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) desde meados de 2000. Uma delas foi a Bioquímica da Nutrição, que teve versões oferecidas via WEB nos anos de 2000, 2001, 2003 e 2005. Na Bioquímica da Nutrição 2005, buscamos adaptar e avaliar a utilização da metodologia Problem Based Learning (PBL), conhecido em português como Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Para isso, desenvolvemos inicialmente um problema piloto que foi aplicado, com caráter modular, em duas disciplinas regulares e presenciais de graduação: BB 280 ¿ Bioquímica Básica e BB584 ¿ Bioquímica para Engenharia. Os dados coletados a partir da avaliação dessas aplicações foram utilizados para adaptação da metodologia e sua utilização no EaD. Na Bioquímica da Nutrição 2005 foram desenvolvidos, aplicados e avaliados três Problemas, em três diferentes módulos: Alimentação Equilibrada (Módulo Parâmetros Nutricionais e Biodisponibilidade), Oxigênio do Mal? (Módulo Radicais Livres) e O triste fim de Eduardo Quaresma (Módulo Deficiências Nutricionais e Correlações Clínicas). A metodologia desenvolvida para a aplicação desses módulos ABP no EaD foi avaliada através da análise de conteúdo das discussões (chats) onde foram desenvolvidas as discussões da disciplina e por meio de questionários investigativos. Os dados dessas avaliações foram triangulados a fim de validar a pesquisa. Nossos resultados mostraram que a utilização do APB no EaD de Bioquímica, com caráter modular, é viável tanto em disciplinas presenciais como em disciplinas a distância mediadas via WEB, considerando os aspectos fundamentais, descritos pela bibliografia, que norteiam o desenvolvimento dos problemas e as estratégias aqui empregadasAbstract: Since 2000, the Biochemistry Education Group, gathering teachers and students from the Biochemistry Departments of the State University of Campinas (UNICAMP) and University of São Paulo (USP) creates, adapts and evaluates new Distance Education (DE) disciples. One of them was the Nutritional Biochemistry, which has web versions in the years of 2000, 2001, 2003 and 2005. In 2005, we aim to adapt and evaluate the use of the instructional system Problem Based Learning (PBL) in a Distance Education biochemistry disciple. To achieve that, we developed and field tested a problem, seeking the web based applications, in two regular graduation disciples of University of Campinas: BB 280 ¿ Basic Biochemistry and BB 584 ¿ Biochemistry to Engineering. The data collected from the evaluation of these applications was used to adapt the PBL methodology to be used in distance education. In the year of 2005, we develop and evaluate three problems, to be used in three different disciples modules. The strategies and the approach to adapt the PBL methodology to the DE was evaluated using the Content Analysis (CA) of the chats and by survey questionnaires. As a validation method, the data collected in these evaluations was triangulated, and use peer debriefing. Our results have shown that the use of PBL in the Biochemistry Distance Education, as modules inside disciples, can be implemented in DE disciples as well in regular presence disciples, but the tutors and the students must be prepared carefully to reach the learn objectivesMestradoBioquímicaMestre em Biologia Funcional e Molecular[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Araujo, Daniele Ribeiro deSolferini, Vera NisakaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerez, Daniel20062006-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411PEREZ, Daniel. O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/428436porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:14:38Zoai::428436Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
A problem based learning approach to biochemistry distance education
title O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
spellingShingle O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
Perez, Daniel
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino a distância
Aprendizado colaborativo
Bioquímica - Estudo e ensino
Problem-based learning
Distance education
Colaborative learning
Biochemistry - Study and teaching
title_short O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
title_full O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
title_fullStr O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
title_full_unstemmed O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
title_sort O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica
author Perez, Daniel
author_facet Perez, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Araujo, Daniele Ribeiro de
Solferini, Vera Nisaka
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ensino a distância
Aprendizado colaborativo
Bioquímica - Estudo e ensino
Problem-based learning
Distance education
Colaborative learning
Biochemistry - Study and teaching
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino a distância
Aprendizado colaborativo
Bioquímica - Estudo e ensino
Problem-based learning
Distance education
Colaborative learning
Biochemistry - Study and teaching
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411
PEREZ, Daniel. O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PEREZ, Daniel. O aprendizado baseado em problemas aplicado ao ensino a distancia de bioquimica. 2006. 145p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/428436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138441291628544