Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mara Rita Oriolo de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703
Resumo: Orientador: Olga Ridrigues de Moraes von Simson
id UNICAMP-30_92451f9da7ff293f7b3d4b8d6d250230
oai_identifier_str oai::857408
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferençasConversation circles in non-formal education : conflict and dialogues in search of meeting for the coexitence and respect for differencesEducação não formalDiálogoHistória oralArte de contar históriasNon-formal educationDialogueOral historyStorytellingOrientador: Olga Ridrigues de Moraes von SimsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho apresenta a prática da roda de conversa e sua importância para uma educação que busca a emancipação e a autonomia. A pesquisa aconteceu em duas instituições do município de Campinas/SP, PROGEN (Projeto Gente Nova - atende crianças e adolescentes na Vila Castelo Branco e mediações) e CPTI (Centro Promocional Tia Ileide que atende crianças e adolescentes no Distrito de Nova Aparecida), que têm um trabalho consolidado no âmbito da educação não-formal e a roda como atividade para a busca do diálogo. Teve por objetivo observar as rodas de conversa realizadas nas instituições citadas e entrevistar crianças de 07 a 11 anos participantes dos dois projetos, utilizando a História Oral. Partiu-se da hipótese de que a roda de conversa, quando mal utilizada, ao invés de proporcionar processos de diálogo, emancipação e participação, permite o silenciamento dos sujeitos, uma vez que funciona como instrumento de controle, vigilância e contenção. A pesquisa tem abordagem dialética e caráter de pesquisa participante. Tem como pressupostos teóricos as obras de Paulo Freire, Antonio Gramsci e Istvan Mészáros para a discussão de educação emancipatória e trabalhos de Alessandro Portelli, Zeila Demartini e Olga von Simson para a metodologia da História Oral, tendo esta, juntamente com o exercício da contação de histórias, os dispositivos-chave para a realização de processos de escuta com as crianças. O objetivo é levantar o significado da roda de conversa e sua contribuição para os sujeitos que a integram e, de ouvir as crianças como protagonistas da sua própria história.Abstract: This work presents the practice of the group conversation circle and its importance to an education that seeks empowerment and autonomy. The study took place in two institutions in the city of Campinas, in the state of Sao Paulo, Brazil - PROGEN (Projeto Gente Nova- a non-profit that works with children and adolescents in the Vila Castelo Branco neighborhood and its surroundings), and CPTI (Centro Promocional Tia Ileide- another non-profit that also works with children and adolescents in the Nova Aparecida district of Campinas). Both institutions have consolidated their work within the scope of non-formal education and the group conversation circle as an activity that seeks to create dialogue. The objective of this study, which uses Oral history as a methodology, was to observe group learning circles that occur at CPTI/PROGEN and to interview child participants in these circles between 7 to 11 years of age. This work begins with the hypothesis that the group conversation circle, rather than providing processes of dialogue, instead permits the silencing of subjects, since it works as an instrument of control, surveillance, and containment. This study has a dialectical approach and a character of participatory research. This study references theoretical works by Paulo Freire, Antonio Gramsci and Istvan Meszaros in the discussion of emancipatory education, as well as works by Alessandro Portelli, Zeila Demartini and Olga von Simson to discuss the methodology of Oral History. Along with emancipatory education and oral history, this study utilizes the exercise of storytelling as a key device in the process of listening to the children involved. The goal of this study is to elevate the significance of the group learning circle and its contribution to the subjects who comprise it, as well as to regard the children involved as protagonists of their own histories.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Guedes-Pinto, Ana LúciaFernandes, Renata SieiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Mara Rita Oriolo de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4210 p. : il. + 2 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703ALMEIDA, Mara Rita Oriolo de. Roda de conversa na educação não-formal: conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças. 2011. 210 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-27T16:52:05Zoai::857408Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-27T16:52:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
Conversation circles in non-formal education : conflict and dialogues in search of meeting for the coexitence and respect for differences
title Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
spellingShingle Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
Almeida, Mara Rita Oriolo de
Educação não formal
Diálogo
História oral
Arte de contar histórias
Non-formal education
Dialogue
Oral history
Storytelling
title_short Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
title_full Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
title_fullStr Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
title_full_unstemmed Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
title_sort Roda de conversa na educação não-formal : conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças
author Almeida, Mara Rita Oriolo de
author_facet Almeida, Mara Rita Oriolo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Fernandes, Renata Sieiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mara Rita Oriolo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Diálogo
História oral
Arte de contar histórias
Non-formal education
Dialogue
Oral history
Storytelling
topic Educação não formal
Diálogo
História oral
Arte de contar histórias
Non-formal education
Dialogue
Oral history
Storytelling
description Orientador: Olga Ridrigues de Moraes von Simson
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703
ALMEIDA, Mara Rita Oriolo de. Roda de conversa na educação não-formal: conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças. 2011. 210 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703
identifier_str_mv ALMEIDA, Mara Rita Oriolo de. Roda de conversa na educação não-formal: conflitos e diálogos em busca do encontro para a convivência e o respeiro às diferenças. 2011. 210 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617703. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
210 p. : il. + 2 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189076443594752