O poeta e o príncipe : a poesia inaugural de Haroldo de Campos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/60 |
Resumo: | Orientador: Marcos Antonio Siscar |
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O poeta e o príncipe : a poesia inaugural de Haroldo de CamposThe poet and the prince : the inaugural poetry of Haroldo de CamposCampos, Haroldo de, 1929-2003Poesia brasileiraPós-modernismo (Literatura) - BrasilPoesia concretaSoberaniaCampos, Haroldo deBrazilian poetryGeneration of '45Concrete poetrySovereigntyOrientador: Marcos Antonio SiscarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho examina a poesia inaugural de Haroldo de Campos. Esse percurso envolve todo o trabalho poético do autor até o lançamento da poesia concreta com a Exposição Nacional de Arte Concreta (1956) e o terceiro número da revista Noigandres (1956). Trata-se, portanto, da poesia de Haroldo de Campos entre os anos de 1950 e 1956 e compreende o livro de estreia do poeta, Auto do Possesso (1950), as composições publicadas nos primeiros números da revista Noigandres, além de outros poemas atribuídos a esse período. Todos esses textos aparecem nas páginas iniciais da reunião Xadrez de Estrelas (1974). De modo geral, os problemas convocados a propósito desse recorte envolvem a relação com a geração de 45, o uso preferencial de um léxico raro e precioso (sermo nobilis), a articulação daquilo que Gonzalo Aguilar (2005) chamou de "metáfora da nobreza" e o caráter hierático, cerimonial e ritual dessa poesia. Nesse sentido, a presente pesquisa sustenta que há, na poesia inaugural de Haroldo de Campos, um cruzamento entre a questão da soberania, vivenciada sobretudo como um drama, e a questão do início, da origem. Além disso, a presente pesquisa introduz a noção de estilo inaugural (early style), em diálogo com o estilo tardio (late style), como o momento em que o artista se apodera de sua arte. Enfim, trata-se de um rito de iniciação, um possível "retrato do poeta quando jovem"Abstract: The work at hand consists in an examination of Haroldo de Campos’ early poetry, encompassing all of the author’s poetic works up to the launching of concrete poetry with the Exposição Nacional de Arte Concreta (1956) [National Exhibit of Concrete Art (1956)] and the third issue of the Noigandres magazine (1956). This research is therefore concerned with the poetry of Haroldo de Campos between 1950 and 1956, including the poet’s debut in Auto do Possesso (1950), the compositions published in the first issues of the Noigandres magazine, and other poems attributed to this period. All of these works appear in the first pages of the collection Xadrez de Estrelas (1974). Broadly speaking, the issues at stake in this selection concern the poet’s relationship with the generation of ’45, the penchant for a rare and precious vocabulary (sermo nobilis), the articulation of what Gonzalo Aguilar (2005) called the "metaphor of nobility", and the hieratic, ceremonial and ritual character of such poetry. In this sense, the research at hand maintains that in Haroldo de Campos’ early poetry there is a cross between the questions of sovereignty, experienced above all as a drama, and of beginnings, or of the origin. Furthermore, the research at hand develops the notion of an early style, in tandem with a late style, understood as the moment in which the artist grabs hold of his art. Ultimately, it is a description of a rite of initiation, perhaps a "portrait of the poet as a young man"MestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestre em Teoria e História LiteráriaCAPES88882.329628/2019-01[s.n.]Siscar, Marcos, 1964-Sterzi, EduardoLucas, Fábio RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPessôa, Nicollas Ranieri de Moraes, 1991-20212021-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/60PESSÔA, Nicollas Ranieri de Moraes. O poeta e o príncipe: a poesia inaugural de Haroldo de Campos. 2021. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/60. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230156Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T11:23:10Zoai::1230156Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-05T11:23:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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