O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clezio dos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_944e0e5cf2940efdd927a46a28de7aa1
oai_identifier_str oai::182759
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamentalGeociências - Estudo e ensinoDesenho de paisagensOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: O trabalho enfatiza como os alunos desenham a paisagem urbana e quais os elementos que mais representam. Discutindo o conceito de paisagem, sua evolução, principais correntes e adotando a paisagem cultural como base de entendimento no trabalho. Construímos um modelo de análise dos desenhos tendo como pilares dessa discussão o pós-formalismo no âmbito escolar, procurando um aprofundamento conceitual e teórico do desenho na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento do conhecimento. A seguinte questão norteou a pesquisa: Quais os elementos que se destacam no desenho da paisagem urbana em escalas diferentes? Para responder essa questão, trabalhamos com 30 alunos com idade entre 11 a 13 anos, regularmente matriculados da Sa Série do ensino fundamental no ano letivo de 1998, que realizaram um trabalho de campo nas proximidades da escola, onde respondiam questões e faziam desenhos no Jardim Santana na zona nordeste de Campinas (SP). Para analisar os desenhos, construímos um instrumental composto de cinco itens, sendo estes: a) plano de representação, b) desenhos conceituais e! ou figurativos, c) escalas diferenciadas, d) títulos e e) expressões culturais. Dividimos a análise em duas partes iniciais: o desenho da primeira folha - IA (desenhar a paisagem que a criança estava vendo) e o desenho da segunda folha -2A (desenhar o perfil de solo e destacar os aspectos diferentes). A divisão se fez necessário ao nosso ver, por se tratar de duas escalas muito diferentes, entretanto a "diferença escalar" não significa que elementos iguais sejam representados de formas diferentes. Pretendemos' com nosso trabalho, discutir o desenho como linguagem única e diferente da escrita, guardando elementos e características cognitivas ímpares na produção do conhecimentoAbstract: The work emphasizes the way students draw the urban landscape and which elements are represented more often. Discussing the concept of landscape, its evolution, the main tendencies and adopting the cultural landscape as the basis of understanding in this work. We have constructed a model of analysis for the drawings based on the discussion of scholastic pos-formalism, looking for a drawing conceptual and theoretical deepening in the historical - cultural knowledge development perspective. The following question has guided the present research : Which elements, in different scales, are pointed out in the urban landscape drawing? Aiming an answer we've worked with 30 students aged between 11 and 13 years old regularly matriculated in the elementary school fifth degree, school year of 1998, that have done a field work at the school surroundings, where they answered questions and made drawings, in Jardim Santana at the northeast zone of Campinas. To analyze the drawings we have constructed an instrumental composed of the five items: a) plan of representation, b) conceptual and/or figurative drawings, c) different scales, d) titles and e) cultural expressions. The analysis has been divided into two initial parts : the drawings of the first sheet of paper - IA (to draw the landscape the child was seeing) and the second sheet drawing - 2A (to draw the soil profile and stand out the different aspects). The division was necessary, according to our point of view, because there are two very different scales, nevertheless the "scale difference" doesn't mean that equal elements are represented in different ways. We have intended, with our work, to discuss the drawing as a unique and different language from writing, keeping unpaired elements and cognitive characteristics in the production of knowledgeMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Oliveira, Livia deBortolozzi, ArlêudeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Clezio dos2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf86p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170SANTOS, Clezio dos. O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental. 2000. 86p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/182759porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:02:18Zoai::182759Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
title O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
spellingShingle O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
Santos, Clezio dos
Geociências - Estudo e ensino
Desenho de paisagens
title_short O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
title_full O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
title_fullStr O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
title_sort O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental
author Santos, Clezio dos
author_facet Santos, Clezio dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Oliveira, Livia de
Bortolozzi, Arlêude
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clezio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências - Estudo e ensino
Desenho de paisagens
topic Geociências - Estudo e ensino
Desenho de paisagens
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170
SANTOS, Clezio dos. O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental. 2000. 86p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Clezio dos. O desenho da paisagem feito por alunos do ensino fundamental. 2000. 86p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/182759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
86p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188830784258048