A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499 |
Resumo: | Orientador: Mauricio Compiani |
id |
UNICAMP-30_5c0db600990327287e834b5653ae15f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::396844 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamentalThe landscape as a study theme for the 5th grade of the basic educationGeografia - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoEnsino fundamental - Estudo e ensinoPaisagensPesquisa-açãoGeography - Study and EducationGeosciences, study and teachingTeaching in geographyLandscapeResearchAction researchOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Esse estudo tem como objetivo a construção do conceito de paisagem, a partir de uma abordagem sociocultural, para crianças em uma quinta série do Ensino Fundamental. Como método de trabalho, escolhemos a pesquisa-ação, na qual, a professora atua como mediadora do processo de ensino-aprendizagem, viabilizando um diálogo entre os conceitos prévios que as crianças trazem consigo e os conceitos geográficos que desejamos construir. Para tanto, são analisados desenhos, discursos textuais e escritos antes e após o processo de mediação pedagógica, assim como diálogos, que foram transcritos durante todas as etapas. A partir desse material, elaboramos três categorias para o entendimento da paisagem: Paisagem Meio (na qual há a predominância da dicotomia homem meio-natural), Paisagem Bucólica (na qual encontramos o homem em perfeita harmonia com o meio) e Paisagem Humanizada (homem e meio em contraste, havendo a interferência humana em um sentido negativo). Entendemos, em uma abordagem sociocultural, que a paisagem deve ser estudada como uma categoria de entendimento da realidade presente, na qual os alunos vivem e convivem e, portanto, por onde acreditamos se iniciar um processo de ensino-aprendizagem da Geografia/Geociências mais capaz de oferecer ferramentas para o entendimento do mundo atual.Abstract: The objective of this study is the construction of the landscape concept, from a sociocultural approach, for children between 10 and 12 years-old. As methodology, it is chosen the research-action. The teacher acts as mediating of the teach-learning process, making possible a dialogue between the previous concepts that the children bring with themselves and the geographic concepts that we intend to construct. With this material, we elaborate three categories for the agreement of the landscape: Environment Landscape (in which it has the predominance of the dichotomy Environment-Man), ?Bucólica? Landscape (in which we find the man in perfect harmony with the Environment) and Human Landscape (man and way in contrast, having the interference human being in a negative direction). Literal drawings, speeches and writings are analyzed before and after the pedagogical mediation, as well as dialogues, that had been transcribed during all the stages. It is understood, in a sociocultural approach, that the landscape, must be studied as a category of the present reality. It is known that to initiate the understanding of the present means to be capable to transform it.MestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Pontuschka, Nídia NacibKulaif, YaraFontana, Roseli Aparecida CaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Daniela Resende de20072007-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:29Zoai::396844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental The landscape as a study theme for the 5th grade of the basic education |
title |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
spellingShingle |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental Faria, Daniela Resende de Geografia - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudo e ensino Paisagens Pesquisa-ação Geography - Study and Education Geosciences, study and teaching Teaching in geography Landscape Research Action research |
title_short |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
title_full |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
title_fullStr |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
title_sort |
A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental |
author |
Faria, Daniela Resende de |
author_facet |
Faria, Daniela Resende de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- Pontuschka, Nídia Nacib Kulaif, Yara Fontana, Roseli Aparecida Cação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Daniela Resende de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudo e ensino Paisagens Pesquisa-ação Geography - Study and Education Geosciences, study and teaching Teaching in geography Landscape Research Action research |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Geociências - Estudo e ensino Ensino fundamental - Estudo e ensino Paisagens Pesquisa-ação Geography - Study and Education Geosciences, study and teaching Teaching in geography Landscape Research Action research |
description |
Orientador: Mauricio Compiani |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499 FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499 |
identifier_str_mv |
FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 148 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188960968114176 |