A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Daniela Resende de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_5c0db600990327287e834b5653ae15f0
oai_identifier_str oai::396844
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamentalThe landscape as a study theme for the 5th grade of the basic educationGeografia - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoEnsino fundamental - Estudo e ensinoPaisagensPesquisa-açãoGeography - Study and EducationGeosciences, study and teachingTeaching in geographyLandscapeResearchAction researchOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Esse estudo tem como objetivo a construção do conceito de paisagem, a partir de uma abordagem sociocultural, para crianças em uma quinta série do Ensino Fundamental. Como método de trabalho, escolhemos a pesquisa-ação, na qual, a professora atua como mediadora do processo de ensino-aprendizagem, viabilizando um diálogo entre os conceitos prévios que as crianças trazem consigo e os conceitos geográficos que desejamos construir. Para tanto, são analisados desenhos, discursos textuais e escritos antes e após o processo de mediação pedagógica, assim como diálogos, que foram transcritos durante todas as etapas. A partir desse material, elaboramos três categorias para o entendimento da paisagem: Paisagem Meio (na qual há a predominância da dicotomia homem meio-natural), Paisagem Bucólica (na qual encontramos o homem em perfeita harmonia com o meio) e Paisagem Humanizada (homem e meio em contraste, havendo a interferência humana em um sentido negativo). Entendemos, em uma abordagem sociocultural, que a paisagem deve ser estudada como uma categoria de entendimento da realidade presente, na qual os alunos vivem e convivem e, portanto, por onde acreditamos se iniciar um processo de ensino-aprendizagem da Geografia/Geociências mais capaz de oferecer ferramentas para o entendimento do mundo atual.Abstract: The objective of this study is the construction of the landscape concept, from a sociocultural approach, for children between 10 and 12 years-old. As methodology, it is chosen the research-action. The teacher acts as mediating of the teach-learning process, making possible a dialogue between the previous concepts that the children bring with themselves and the geographic concepts that we intend to construct. With this material, we elaborate three categories for the agreement of the landscape: Environment Landscape (in which it has the predominance of the dichotomy Environment-Man), ?Bucólica? Landscape (in which we find the man in perfect harmony with the Environment) and Human Landscape (man and way in contrast, having the interference human being in a negative direction). Literal drawings, speeches and writings are analyzed before and after the pedagogical mediation, as well as dialogues, that had been transcribed during all the stages. It is understood, in a sociocultural approach, that the landscape, must be studied as a category of the present reality. It is known that to initiate the understanding of the present means to be capable to transform it.MestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Pontuschka, Nídia NacibKulaif, YaraFontana, Roseli Aparecida CaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Daniela Resende de20072007-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:29Zoai::396844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
The landscape as a study theme for the 5th grade of the basic education
title A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
spellingShingle A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
Faria, Daniela Resende de
Geografia - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Paisagens
Pesquisa-ação
Geography - Study and Education
Geosciences, study and teaching
Teaching in geography
Landscape
Research
Action research
title_short A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
title_full A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
title_fullStr A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
title_full_unstemmed A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
title_sort A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental
author Faria, Daniela Resende de
author_facet Faria, Daniela Resende de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Pontuschka, Nídia Nacib
Kulaif, Yara
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Daniela Resende de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Paisagens
Pesquisa-ação
Geography - Study and Education
Geosciences, study and teaching
Teaching in geography
Landscape
Research
Action research
topic Geografia - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Estudo e ensino
Paisagens
Pesquisa-ação
Geography - Study and Education
Geosciences, study and teaching
Teaching in geography
Landscape
Research
Action research
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499
FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499
identifier_str_mv FARIA, Daniela Resende de. A paisagem como tema de estudo na 5ª serie do ensino fundamental. 2007. 148 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604499. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
148 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188960968114176