Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tiago Barreiros de, 1984-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842
Resumo: Orientador: Lalo Watanabe Minto
id UNICAMP-30_949d0520c380a244bac5885d48491fd9
oai_identifier_str oai::1241350
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação públicaPersonnalité high school : capital's prestidigitations in public educationEnsino médioPrivatização na educaçãoEmpreendedorismoEducaçãoDualismoHigh schoolPrivatization in educationEntrepreneurshipSocioemotional skillsEducational dualismOrientador: Lalo Watanabe MintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com o debate sobre as atuais tendências e dinâmicas da educação básica, tendo como objeto de análise a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017). Investigam-se os projetos que a antecederam desde os anos 1990, a influência das organizações ligadas ao empresariado na sua confecção e as suas articulações com o processo de privatização da educação básica. Analisamos, também, os paralelos entre a Reforma do Ensino Médio e as formas contemporâneas de organização e controle do trabalho, relacionando o seu principal componente propagandístico — o princípio do "protagonismo juvenil" — com o discurso em torno do empreendedorismo. A ideia de que o Novo Ensino Médio seja uma educação personalizada, customizada, que atende às demandas do estudante individualmente a partir da oferta de um cardápio de itinerários formativos, é mais uma rodada da ideologia do capital na educação, sendo possível traçar paralelos entre o discurso do "protagonismo juvenil" e as formas contemporâneas de exploração de mão-de-obra. A propaganda que afirma que, agora, o aluno "escolhe" as trilhas formativas que mais lhe convém assemelha-se muito àquela que diz que o trabalhador/empreendedor "escolhe" onde, quando e por quanto tempo trabalha. Nesse sentido, a Reforma do Ensino Médio tem por objetivo "formar" esse tipo de trabalhador que não encontra apoio entre os pares, que se encontra sozinho e em competição com os demais, que encontra dificuldades na construção da solidariedade. A Reforma do Ensino Médio, que atomiza os estudantes com a "personalização" do ensino, tenta adaptá-los a essa nova "condição" de trabalhoAbstract: This work aims to contribute to the debate on the current trends and dynamics of basic education, having as object of analysis the High School Reform. It investigates the projects that preceded it since the 1990s, the influence of organizations linked to the business community in its production and its articulations with the process of privatization of basic education. We also analyze the parallels between the High School Reform and contemporary forms of organization and control of work, relating its main propagandistic component — the principle of "youth protagonism" — with the discourse around entrepreneurship. The idea that the New High School is a personalized, customized education that meets the demands of the individual student from the offer of a menu of formative itineraries, is another round of the ideology of capital in education, making it possible to draw parallels between the discourse of "youth protagonism" and contemporary forms of labor exploitation. The advertisement that claims that, now, the student "chooses" the training paths that best suit him/her is very similar to the one that says that the worker/entrepreneur "chooses" where, when and for how long they work. In this sense, the High School Reform aims to "train" this type of worker who does not find support among peers, who finds himself alone and in competition with others, who finds it difficult to build solidarity. The High School Reform, which atomizes students with the "personalization" of teaching, tries to adapt them to this new work's "condition"MestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Minto, Lalo Watanabe, 1978-Catini, Carolina de RoigGoulart, Débora CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Tiago Barreiros de, 1984-20222022-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (195 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842FREITAS, Tiago Barreiros de. Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública. 2022. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241350Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T16:03:44Zoai::1241350Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-11T16:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
Personnalité high school : capital's prestidigitations in public education
title Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
spellingShingle Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
Freitas, Tiago Barreiros de, 1984-
Ensino médio
Privatização na educação
Empreendedorismo
Educação
Dualismo
High school
Privatization in education
Entrepreneurship
Socioemotional skills
Educational dualism
title_short Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
title_full Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
title_fullStr Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
title_full_unstemmed Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
title_sort Ensino médio personnalité : prestidigitações do capital na educação pública
author Freitas, Tiago Barreiros de, 1984-
author_facet Freitas, Tiago Barreiros de, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Catini, Carolina de Roig
Goulart, Débora Cristina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tiago Barreiros de, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Privatização na educação
Empreendedorismo
Educação
Dualismo
High school
Privatization in education
Entrepreneurship
Socioemotional skills
Educational dualism
topic Ensino médio
Privatização na educação
Empreendedorismo
Educação
Dualismo
High school
Privatization in education
Entrepreneurship
Socioemotional skills
Educational dualism
description Orientador: Lalo Watanabe Minto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842
FREITAS, Tiago Barreiros de. Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública. 2022. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842
identifier_str_mv FREITAS, Tiago Barreiros de. Ensino médio personnalité: prestidigitações do capital na educação pública. 2022. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3842. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241350
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (195 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189181518249984