Circuito RAP do Distrito Federal : território usado e lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Maurício, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633339
Resumo: Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva
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spelling Circuito RAP do Distrito Federal : território usado e lugarThe Federal District RAP circuit : used territory and placeUrbanização - Brasília (DF)Música - Aspectos sociaisHip-hop (Cultura popular)Rap (Música) - Distrito Federal (Brasil)Urbanization - Brasília (DF)Music and societyHip-hop cultureRap (Music) - Distrito Federal (Brazil)Orientador: Adriana Maria Bernardes da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Buscamos compreender a gênese, a evolução e as tendências atuais da urbanização de Brasília e do Distrito Federal. Para tanto, analisamos o circuito fonográfico da música RAP (Rhythm and Poetry), designando-o Circuito RAP, desde o final dos anos 1980. Propusemos abordar a complexidade da divisão técnica e territorial do trabalho na relação entre os circuitos hegemônicos e contra-hegemônicos fonográficos. Observamos, de um lado, as tipologias dos sistemas técnicos utilizados nas etapas do processo produtivo e de outro lado, as topologias que envolvem os seus fixos (selos e gravadoras, estúdios de gravação, lojas de discos, fábricas duplicadoras) e seus fluxos material (suportes fonográficos físicos) e imaterial (suportes fonográficos virtuais e instrumentos normativos). O percurso metodológico ocorreu por meio de trabalhos de campo com o intuito de obter fontes primárias de dados e compreendeu visitas técnicas e diálogos (entrevistas semi-estruturadas) com os agentes envolvidos com o Circuito RAP. O trabalho, portanto, debate as transformações culturais no circuito fonográfico hegemônico, decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação. Da mesma forma, integra a discussão sobre o acesso aos sistemas técnicos para a produção fonográfica independente e sua manifestação no mercado local, cuja força encontra-se na apropriação desses sistemas mediados por um conjunto de densidades operacionais. A análise mais apurada desse circuito permitiu identificar um movimento de produção contra-hegemônica com suas territorialidades, principalmente nas áreas da periferia do Distrito Federal. A ótica sobre o quadro atual que reúne as produções do RAP aproxima as extensões espaço-temporais - do global ao local - pautada na circulação dos produtos musicais. Esses produtos (materiais e imateriais) são portadores de técnicas, normas e intencionalidades que se distinguem conforme a força dos agentes. Logo, é a sua circulação pelas ações comunicacionais e o acesso aos meios que sustenta o teor hipotético que permitiu aclarar nossa investigação. O Circuito RAP (como percurso metodológico) nos possibilitou ler o movimento da metrópole e reconhecer os objetos e ações, antigos e novos, no que diz respeito à questão urbana e a articulação da classe de trabalhadores urbanos que sobrevivem apenas da arte de fazer RAP, sendo um desafio e ao mesmo tempo o sinal para a resistência nos lugaresAbstract: We seek to understand the genesis, evolution and the current trends of Distrito Federal and Brasília¿s urbanization. Therefore, we analysed the phonographic circuit of RAP (Rhythm and Poetry) music, designating it Circuito RAP, since the end of the 80¿s. We proposed to approach the complexity of the technical and territorial division of labour in the relation between the hegemonic and counter-hegemonic phonographic circuits. We observe, on the one hand, the typologies of the technical systems used on each phase of the productive process and, on the other hand, the topologies involving their fixeds (stamps and labels, recording studios, record stores, duplicating factories) and their fluxes, both material (physical phonographic supports) and immaterial (virtual phonographic supports and normative instruments). The methodological route has been given through fieldworks with the intent to obtain primary data sources, and comprehended technical visits and dialogues (semi-structured interviews) with the agents involved with the Circuito RAP. This work, thus, debates the cultural transformations in the hegemonic phonographic circuit due to new technologies of information and communication. Similarly, it integrates the discussion about the access of the independent phonographic production to the technical systems and its manifestation in the local market, whose strength lies in the appropriation of these mediated systems by a series of operational densities. A more accurate analysis of this circuit allowed to identify a movement of counter-hegemonic production, with its territorialities, mainly in the Distrito Federal¿s suburbs. The optics on the current picture of the gathering of RAP productions encloses the space-time extensions - from global to local - listed in the circulation of the musical products. These products (material and immaterial) are bearers of techniques, norms and intentionalities, that differ according to the strength of the agents. Therefore, its circulation through communicational actions and its access to the means is what sustains the hypothetical content that allowed to enlighten our investigation. The Circuito RAP (as a methodological route) allowed us to read the movement of the metropolis and recognize the objects and actions, both old and new, with regards to the urban issue and the class articulation of urban workers that survive only from the art of RAP making, constituting a challenge, and at the same time a signal of resistance in placesMestradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialMestre em GeografiaCAPES1583057[s.n.]Silva, Adriana Maria Bernardes da, 1967-Cataia, Márcio AntônioTozi, FabioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoysés, Maurício, 1988-20182018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (224 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633339MOYSÉS, Maurício. Circuito RAP do Distrito Federal: território usado e lugar. 2018. 1 recurso online (224 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633339. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/995249Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-06T14:44:59Zoai::995249Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-06T14:44:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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