O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Claudia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472
Resumo: Orientador: Denise Bertoli Braga
id UNICAMP-30_95b98fdec2f843f424ba8f6ccf0e653d
oai_identifier_str oai::436236
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escolaThe use of blogs as a motivating strategy for the teaching of writing in schoolsBlogsProdução de textosLíngua materna - Estudo e ensinoLetramento digitalText productionMother tong - Study and teachingDigital literacyOrientador: Denise Bertoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa se insere na área de Linguagem e Tecnologia e, tendo como foco central a produção de blogs, busca investigar as possibilidades que os novos gêneros digitais oferecem para o ensino de produção de texto na escola. O estudo parte do pressuposto que é desejável trazer para sala de aula as experiências de linguagem que os alunos já vivenciam em seu cotidiano. A dissertação relata os resultados de dois estudos realizados a partir de atividades propostas para alunos do ensino médio em uma escola particular, cujas salas de aula são todas equipadas para uso de tecnologia. A pesquisa foi motivada pela constatação de que esses recursos não estavam sendo adequadamente explorados nas práticas pedagógicas. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a importância da tecnologia no contexto educacional e a pertinência em rever a natureza da linguagem, considerando as transformações que a tecnologia promove. Em seguida, apresenta-se uma discussão geral sobre o blog, ambiente explorado na tarefa proposta nos dois estudos empíricos. O componente empírico relata inicialmente uma experiência que não foi bem sucedida, tentando entender os fatores que explicam o seu fracasso. O segundo estudo empírico buscou contornar as falhas do primeiro, modificando a natureza da tarefa proposta e oferecendo mais liberdade de ação para os alunos. Os resultados apontam que é pertinente utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica, e que o uso desse recurso é motivador para os alunos e pode gerar produções complexas e criativas.Abstract: The present research is inserted in the area of Language and Technology, and, as its central focus is the making of blogs, it seeks to investigate the possibilities the new digital genres offer to text production teaching in schools. The study presupposes that it is desirable to bring into the classroom the language experiences of which the students already live everyday. This essay reports the results of two studies which were carried out upon proposed activities to some high school students in a private school, whose classrooms are fully equipped for the use of technology. This research was motivated after establishing that those resources had not been properly explored in pedagogical practices. The theoretical component for this research initially discusses the importance of technology in educational contexts and the relevance in revising the language nature, considering the transformations that technology promote. Next, a general discussion about blog, which is the explored space in the task, proposed in two empirical studies. First, the empirical component reports an unsuccessful experience, trying to understand the factors that explain its failure. The second empirical study tries to get around the flaws identified on the first, modifying the nature of the proposed task, so that offering the students more action freedom. The results point out that it is pertinent to use blog as a pedagogical tool and that the use of this resource is encouraging to the students and it may bring about complex and creative productions.MestradoLinguagem e TecnologiaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Quevedo, Angelita GouveiaGomes, Luiz FernandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Claudia2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf169 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola. 2008. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436236porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T11:27:11Zoai::436236Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T11:27:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
The use of blogs as a motivating strategy for the teaching of writing in schools
title O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
spellingShingle O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
Rodrigues, Claudia
Blogs
Produção de textos
Língua materna - Estudo e ensino
Letramento digital
Text production
Mother tong - Study and teaching
Digital literacy
title_short O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
title_full O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
title_fullStr O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
title_full_unstemmed O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
title_sort O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola
author Rodrigues, Claudia
author_facet Rodrigues, Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Quevedo, Angelita Gouveia
Gomes, Luiz Fernando
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs
Produção de textos
Língua materna - Estudo e ensino
Letramento digital
Text production
Mother tong - Study and teaching
Digital literacy
topic Blogs
Produção de textos
Língua materna - Estudo e ensino
Letramento digital
Text production
Mother tong - Study and teaching
Digital literacy
description Orientador: Denise Bertoli Braga
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472
RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola. 2008. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472
identifier_str_mv RODRIGUES, Claudia. O uso de blogs como estrategia motivadora para o ensino de escrita na escola. 2008. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608472. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
169 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248146482233344