Comparação da avaliação fonoaudiológica de pré-escolares com a visão de pais e professores : Comparison of speech therapy assessment of preschoolers with the view of parents and teachers
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639855 |
Resumo: | Orientador: Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima |
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Comparação da avaliação fonoaudiológica de pré-escolares com a visão de pais e professores : Comparison of speech therapy assessment of preschoolers with the view of parents and teachersComparison of speech therapy assessment of preschoolers with the view of parents and teachersCrianças - LinguagemPré-escolarDesenvolvimento infantilFonoaudiologiaChild languageChild developmentChild preschoolSpeech language and hearing sciencesOrientador: Maria Cecília Marconi Pinheiro LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Desde o nascimento o bebê é exposto a estímulos que irão contribuir para o desenvolvimento da linguagem. Os pais, ao conversarem com o bebê, o inserem neste universo linguístico, propiciando os conhecimentos de sua língua materna. Além disso, é crescente o número de crianças que são inseridas em creches e em instituições de educação infantil desde cedo, sendo esta a porta de entrada para a vida escolar. Ao iniciar esta etapa, a criança expande sua vivência de mundo, aumenta sua interação com o meio e com o outro, passando a conviver com outras crianças de mesma faixa etária e com outros adultos, além de adquirir novos conceitos e desenvolver habilidades motoras, cognitivas e de linguagem oral. Assim, o professor exerce, portanto, um papel de fundamental importância em todo esse processo, principalmente na etapa de educação infantil. É nesse período também que os pais podem ter dúvidas e/ou queixas quanto ao desenvolvimento da linguagem oral de seus filhos, assim como os professores. Desta forma, o presente estudo buscou comparar a avaliação fonoaudiológica de um grupo de pré-escolares com o conhecimento de pais e professores, buscando assim, compreender a percepção dos mesmos a respeito do desenvolvimento da linguagem oral. A pesquisa é de caráter transversal com análise quantitativa. A amostra foi composta por 221 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos e 11 meses de idade, seus respectivos pais e 8 professoras que compõem um programa de educação infantil. Os pais e as profissionais responderam a um questionário autoaplicável, com questões referentes a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e posteriormente, os pré-escolares foram avaliados por meio da escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem ¿ ADL 1. Para avaliar a relação entre as variáveis foi utilizado o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher e para a comparação das respostas fornecidas pelos pais e professoras foi utilizado o teste de McNemar. Ao comparar os questionários de pais e professores foi possível observar que apesar de o grupo ter conhecimento sobre alguns aspectos da aquisição e do desenvolvimento da linguagem oral, houve discordância sobre algumas questões, como, por exemplo: respeito aos turnos durante conversação, uso de frases e a presença de hábitos orais deletérios. As alterações fonéticas/fonológicas foram as mais citadas, representando 76 (52,41%) respostas fornecidas pelos pais e 166 (87,37%) respostas dadas pelas professoras. Além disso, 41 pais (18,72%) referiram não saber quais atividades, realizadas em ambiente escolar, seriam positivas para o desenvolvimento da linguagem oral. Analisando os questionários dos pais, observamos que 91% das crianças participantes do estudo foram amamentadas em seio materno e ao relacionar este dado com a presença de hábitos orais deletérios, quanto maior foi o tempo de aleitamento, menor foi a ocorrência do uso da chupeta e da mamadeira. Além disso, os pais citaram, em maior número, a utilização dos hábitos orais deletérios por parte das crianças do que as professoras. Por fim, quanto aos resultados obtidos por meio da Escala ADL, as crianças na faixa etária de 3 a 4 anos apresentaram um maior número de alterações de grau leve e as de 4 a 5 anos de grau severo. Na área receptiva da escala, as tarefas com maior número de erros foram: compreensão da voz passiva, conceitos de quantidade, compreensão do pronome pessoal e de nomes com mais de dois adjetivos. Na área expressiva foram: uso do plural, memória para sentenças, utilização do pronome interrogativo "quando" e tarefa em que a criança deveria contar uma história por meio de gravuras. Desta forma, as avaliações realizadas com as crianças em ambiente escolar mostraram-se eficientes para elencar as necessidades de cada criança possibilitando o planejamento de ações de promoção e prevenção de saúde neste contexto, além de permitir o encaminhamento aos profissionais capacitados, bem como a orientação de pais e professores sobre o temaAbstract: Since birth, the baby is exposed to stimulus that contributes to language development. Parents, when talking to the baby or inserting themselves into this linguistic universe, provide the knowledge of their mother tongue. In addition, there is a large number of children in daycare centers and early childhood education institutions, which is the gateway to their school life. At the beginning of this stage, the child expands his/her experience of the world, increases the interaction with the environment and with others, spending time with other children of the same age group, in addition to reproducing new concepts and developing skills, cognitive skills and oral language. The teacher, therefore, play a fundamental role in this whole process, especially in the early childhood stage. It is also during this period that parents and teachers provide answers about the development of their children's oral language. In this way, the present study aimed to compare the speech-language assessment of a group of preschoolers with the knowledge of parents and teachers, seeking to understand their perception of the development of oral language. The research is cross-sectional with quantitative analysis. The sample consisted of 221 children aged between two and five years and 11 months old, their respective parents and eight teachers who work in an early childhood education program. Parents and teachers responded to a self-administered questionnaire, with questions regarding the acquisition and development of oral language and later, preschoolers were assessed using the Language Development Assessment - ADL scale. To assess the relationship between the variables, the Chi-square test or Fisher's exact test was used and the McNemar test was used to compare the answers provided by parents and teachers. When comparing the questionnaires of parents and teachers, it was possible to observe that although the group was aware of some aspects of the acquisition and development of oral language, parents and teachers disagreed on some issues, such as, for example, respect to shifts during conversation, use of phrases and the presence of harmful habits. Phonetical / phonological disorders were the most cited by both groups, representing 76 (52.41%) responses provided by parents and 166 (87.37%) responses given by participating teachers. In addition, 41 parents (18.72%) reported not having knowledge about which activities, carried out in a school environment, would be positive for the development of oral language. According to the parents' questionnaires, it was observed that 91% of the children participating in the study were breastfed, comparing this data to the presence of harmful oral habits, it shows that the longer the breastfeeding time, the lesser the use of pacifiers and of the bottle. Parents mentioned, in greater numbers, the presence of harmful habits in children. Regarding breastfeeding, 91% of children were breastfed. When relating this data to the presence of harmful oral habits, it was observed that the longer the breastfeeding time, the lower the occurrence in the use of pacifiers and bottles. Finally, regarding the results from ADL Scale, children aged three to four years presented a greater number of mild alterations and those aged four to five years had severe alterations. In the receptive area of the Scale, the tasks with the greatest number of errors were: Understanding the passive voice, concepts of quantity, understanding the personal pronoun and names with more than two adjectives. In the expressive area were: use of the plural, memory for sentences, use of the interrogative pronoun "when" and task in which the child should tell a story through pictures. In general, the group of parents and teachers demonstrated knowledge about issues related to the development of oral language, in addition, the evaluations carried out with children in the school environment proved to be efficient in listing the needs of each child, enabling the planning of actions health promotion and prevention in this context, in addition to allowing referral to trained professionals, as well as guidance for parents and teachers on this topicDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro, 1955-Brocchi, Beatriz ServilhaSalgado-Azoni, Cíntia AlvesSilva, Ivani RodriguesBagarollo, Maria FernandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Denise Maria Zaratini, 1986-20202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 146 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639855FERNANDES, Denise Maria Zaratini. Comparação da avaliação fonoaudiológica de pré-escolares com a visão de pais e professores: Comparison of speech therapy assessment of preschoolers with the view of parents and teachers . 2020. 1 recurso online ( 146 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639855. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157171Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T08:47:06Zoai::1157171Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-28T08:47:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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