Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812 |
Resumo: | Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama |
id |
UNICAMP-30_96915cf44280e0b9196d3d84e7ddf832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128764 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e criançasCultural practices of reading in the kindergarten : books, educators and childrenPrática culturalLeituraCrechesLivrosHistória culturalCultural practicesReadingKindergartenBooksCultural historyOrientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho KoyamaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa tem por objetivo pensar sobre as práticas de leituras existentes na creche voltadas para as crianças de zero a três anos. Tomando como referenciais teórico-metodológico autores da história cultural, o filósofo Walter Benjamin e intelectuais brasileiras que pensam sobre a educação infantil e considerando a prática de leitura como uma expressão da cultura, foi possível desconstruir diversos pré-conceitos relativos a esses temas. Partindo de olhar impressionista sobre os textos dos livros pop-ups que desqualificava tal materialidade de leitura e observando as leituras realizadas pelas educadoras com esses materiais, durante a pesquisa, as visões sobre leituras, livros e leitores que tinha foram ampliadas. Realizando leitura a contrapelo proposta por Walter Benjamin, foi possível perceber outras formas de ler, indo além do texto escrito e relacionar o escrito com as experiências de vida e de leitura das educadoras e das crianças e bebês. Essa experiência de pesquisa possibilitou-me quebrar paradigmas de imagens de leitores: as crianças e os bebês da creche não são passivos durante a leitura. Eles interagem, comentam, contam e dão vozes e outros sentidos às narrativas apresentadas, sendo também autores durante as leituras nos proporcionando sentidos outros sobre infância, tempo, gestos infantis. Foi possível, ainda, pensar a formação das educadoras de maneira ampliada, não restrita à educação formal, mas também as experiências de leituras que tiveram ao longo da vida, em um contexto de culturas acústicas e letradasAbstract: The present work aims at thinking about the reading practices in kindergarten for children from zero to three years old. Taking as theoretical-methodological references authors of cultural history, the philosopher Walter Benjamin and Brazilian intellectuals who think about early childhood education and considering the reading practice as an expression of culture, it was possible to deconstruct several preconceptions. Starting from an impressionist look at the texts from pop-up books that disqualified such materiality of reading and observing the readings that educators made with them, it was possible to broaden my views about readings, books and readers. By reading against the grain as proposed by Walter Benjamin, it was possible to perceive other ways of reading, going beyond the written text and relating the writing to the life and reading experiences of educators and children. It allowed paradigm shifts related to the image of readers: babies and children in the kindergarten are not passive while reading. They interact, comment, tell and give voice and other meanings to the narratives being presented, becoming authors during the readings and providing other meanings about childhood, time, childish gestures. It was possible to think about the formation of educators in a broad way, not restricted to formal education but also considering reading experiences that they had throughout their lives in a context of acoustic and literate culturesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Smolka, Ana Luiza BustamanteFrança, Cyntia SimioniCampos, Ana Maria deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128764Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-03T10:46:02Zoai::1128764Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-03T10:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças Cultural practices of reading in the kindergarten : books, educators and children |
title |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
spellingShingle |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980- Prática cultural Leitura Creches Livros História cultural Cultural practices Reading Kindergarten Books Cultural history |
title_short |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
title_full |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
title_fullStr |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
title_full_unstemmed |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
title_sort |
Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças |
author |
Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980- |
author_facet |
Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- Koyama, Adriana Carvalho, 1962- Smolka, Ana Luiza Bustamante França, Cyntia Simioni Campos, Ana Maria de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática cultural Leitura Creches Livros História cultural Cultural practices Reading Kindergarten Books Cultural history |
topic |
Prática cultural Leitura Creches Livros História cultural Cultural practices Reading Kindergarten Books Cultural history |
description |
Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812 ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812 |
identifier_str_mv |
ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128764 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189159974207488 |