Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812
Resumo: Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama
id UNICAMP-30_96915cf44280e0b9196d3d84e7ddf832
oai_identifier_str oai::1128764
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e criançasCultural practices of reading in the kindergarten : books, educators and childrenPrática culturalLeituraCrechesLivrosHistória culturalCultural practicesReadingKindergartenBooksCultural historyOrientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho KoyamaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa tem por objetivo pensar sobre as práticas de leituras existentes na creche voltadas para as crianças de zero a três anos. Tomando como referenciais teórico-metodológico autores da história cultural, o filósofo Walter Benjamin e intelectuais brasileiras que pensam sobre a educação infantil e considerando a prática de leitura como uma expressão da cultura, foi possível desconstruir diversos pré-conceitos relativos a esses temas. Partindo de olhar impressionista sobre os textos dos livros pop-ups que desqualificava tal materialidade de leitura e observando as leituras realizadas pelas educadoras com esses materiais, durante a pesquisa, as visões sobre leituras, livros e leitores que tinha foram ampliadas. Realizando leitura a contrapelo proposta por Walter Benjamin, foi possível perceber outras formas de ler, indo além do texto escrito e relacionar o escrito com as experiências de vida e de leitura das educadoras e das crianças e bebês. Essa experiência de pesquisa possibilitou-me quebrar paradigmas de imagens de leitores: as crianças e os bebês da creche não são passivos durante a leitura. Eles interagem, comentam, contam e dão vozes e outros sentidos às narrativas apresentadas, sendo também autores durante as leituras nos proporcionando sentidos outros sobre infância, tempo, gestos infantis. Foi possível, ainda, pensar a formação das educadoras de maneira ampliada, não restrita à educação formal, mas também as experiências de leituras que tiveram ao longo da vida, em um contexto de culturas acústicas e letradasAbstract: The present work aims at thinking about the reading practices in kindergarten for children from zero to three years old. Taking as theoretical-methodological references authors of cultural history, the philosopher Walter Benjamin and Brazilian intellectuals who think about early childhood education and considering the reading practice as an expression of culture, it was possible to deconstruct several preconceptions. Starting from an impressionist look at the texts from pop-up books that disqualified such materiality of reading and observing the readings that educators made with them, it was possible to broaden my views about readings, books and readers. By reading against the grain as proposed by Walter Benjamin, it was possible to perceive other ways of reading, going beyond the written text and relating the writing to the life and reading experiences of educators and children. It allowed paradigm shifts related to the image of readers: babies and children in the kindergarten are not passive while reading. They interact, comment, tell and give voice and other meanings to the narratives being presented, becoming authors during the readings and providing other meanings about childhood, time, childish gestures. It was possible to think about the formation of educators in a broad way, not restricted to formal education but also considering reading experiences that they had throughout their lives in a context of acoustic and literate culturesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Smolka, Ana Luiza BustamanteFrança, Cyntia SimioniCampos, Ana Maria deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128764Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-03T10:46:02Zoai::1128764Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-03T10:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
Cultural practices of reading in the kindergarten : books, educators and children
title Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
spellingShingle Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-
Prática cultural
Leitura
Creches
Livros
História cultural
Cultural practices
Reading
Kindergarten
Books
Cultural history
title_short Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
title_full Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
title_fullStr Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
title_full_unstemmed Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
title_sort Práticas culturais de leitura na creche : livros, educadoras e crianças
author Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-
author_facet Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Koyama, Adriana Carvalho, 1962-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
França, Cyntia Simioni
Campos, Ana Maria de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbinatti, Thaís Otani Cipolini, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática cultural
Leitura
Creches
Livros
História cultural
Cultural practices
Reading
Kindergarten
Books
Cultural history
topic Prática cultural
Leitura
Creches
Livros
História cultural
Cultural practices
Reading
Kindergarten
Books
Cultural history
description Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812
ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812
identifier_str_mv ZERBINATTI, Thaís Otani Cipolini. Práticas culturais de leitura na creche: livros, educadoras e crianças. 2020. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638812. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128764
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189159974207488