A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paternost, Veronica
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904
Resumo: Orientador: Silvana Venancio
id UNICAMP-30_97abda55ff5d601f3f4f4f30427fe749
oai_identifier_str oai::197846
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncionalAprendizagemLeituraCapacidade motoraOrientador: Silvana VenancioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este trabalho, apresentado na fonna de uma dissertação narrativa, busca investigar, através da ontogenia do movimento pela Reorganização Neurofuncional, que mecanismos estariam envolvidos no processo da aprendizagem, principalmente nos referentes às ações de ler, interpretar e produzir textos. Trilhando o caminho metodológico da pesquisa do tipo exploratória, esta se efetivou através de um Estudo de Caso com um único sujeito, por acompanhamento longitudinal ao longo de vinte e quatro meses; o procedimento escolhido para reportar esse período efetuou-se em recortes de cinco momentos, a contar do processo inicial de avaliação. O conteúdo dessa caminhada fez-se através da leitura de categorias de observação: o Andar, o Falar e o Pensar que se referem, respectivamente, à percepção, domínio e conquistas espaciais do corpo, à mútua comunicação e compreensão sociais, à percepção e consciência de si enquanto sujeito atuante no mundo. A trajetória desta pesquisa busca dar continuidade a este estudo que não se finda em si, mas que se revelou através do processo integrativo nas ações de seu sujeitoAbstract: This work, presented in the form of a narrative dissertation, seeks to investigate learning process mechanisms by way of movement ontogeny through Neurofunctional Reorganisation, principally in respect to the activities of reading, interpreting and producing texts. Following an exploratory research methological path, this was achieved through the Case Study of a single subject, accompanied longitudinally over a period of twenty four months, the reporting being done at tive specific moments counting from the initial evaluation. The path content was achieved via readings of the observational categories of Walking, Speaking and Thinking, referring respectively to bodily control and spatial conquest, mutual communication and social comprehension, and perception and self-consciousness as an actuating subjectJn the world. The trajectory of the research seeks to give continuity to this study, which is not seen as an end in itself, but which through its subject's actions reveals itself as an integrative processMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Venancio, Silvana, 1955Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaternost, Veronica20002000-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904PATERNOST, Veronica. A motricidade como base para a aprendizagem: o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/197846porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T19:20:47Zoai::197846Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T19:20:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
title A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
spellingShingle A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
Paternost, Veronica
Aprendizagem
Leitura
Capacidade motora
title_short A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
title_full A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
title_fullStr A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
title_full_unstemmed A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
title_sort A motricidade como base para a aprendizagem : o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional
author Paternost, Veronica
author_facet Paternost, Veronica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venancio, Silvana, 1955
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paternost, Veronica
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Capacidade motora
topic Aprendizagem
Leitura
Capacidade motora
description Orientador: Silvana Venancio
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904
PATERNOST, Veronica. A motricidade como base para a aprendizagem: o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PATERNOST, Veronica. A motricidade como base para a aprendizagem: o estudo de um caso pela reorganização neurofuncional. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/197846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188837544427520