Ânsia - velocidades da imagem : efeitos no corpo e alterações perceptivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caselato, Talita, 1986-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635005
Resumo: Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
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spelling Ânsia - velocidades da imagem : efeitos no corpo e alterações perceptivasVertigo - velocities of the image : effects on the body and the perceptive alterationsVideoVertigemCorpoMovimentoImagemVideoVertigoBodyMotionImageOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A pesquisa Ânsia ¿ velocidades da imagem: efeitos no corpo e alterações perceptivas tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre as relações entre a imagem-movimento e seu efeito sobre o performer cinetósico a partir da percepção provocada pelo aumento progressivo da velocidade com que as imagens se apresentam no contexto da vida contemporânea, em função da exponencial aceleração tecnológica. O estudo, por sua vez, visa à produção de experimentos poéticos para problematizar as formas de captura das forças vitais vigentes na sociedade atual ¿ "de controle" ¿ conforme Foucault a conceituou. É nela que se constata "(...) por exemplo, a negação da vida como "produção" de vida, a negação da saúde brandida como "produção" de saúde (...)" (PELBART, 2013, p.13 ) . Os deslocamentos ou movimentos vertiginosos que Ânsia sugere remetem, "alegoricamente" à desmedida do crescimento da dominação de uma lógica produtiva "incrustada no exercício do poder", que aprisiona as energias vitais, todos os setores da vida, sob a casca dura das verdades e proposições indiscutíveis de um racionalismo econômico dogmático. Aproxima-se de movimentos repetitivos embriagantes ou velozes demais, ou infinitos, das cadeias produtivas dominantes, sem, no entanto, servir a elas, mas produzindo unicamente enjoo: desnorteamento. Torna-se, neste sentido, um movimento contrário à produtividade. Tangencia tendências majoritárias do presente, mas para potencializar possíveis in exões como contramovimentos. A problematização que os experimentos reunidos em Ânsia empreenderam, com seus meios expressivos, com as visões que projetam, funda-se na reativação da imaginação no sentido oposto da tendência negativa em que se encontram os modos de monitoria e rebaixamento da vida, procurando extrair desse contexto uma variabilidade de perspectivas que fariam entrar em relação novos fluxos de energias. Nesta perspectiva o performer cinetósico é autor da pesquisa e ator da experiência estética sobre o espaço da cidade de São Paulo. Escolhe os meios de transportes públicos como forma de abordar a alteração de percepção do espectador/interator na metrópole. Através desta pesquisa e através de vídeos e videoinstalações a experiência cinetósica pode ser compartilhada com o público a fim de provocar questionamentos em torno da atividade cotidiana. Para isso, apresenta-se dividida em estações. A primeira é formada pelos experimentos videográ cos anteriores a esta pesquisa, a segunda pelos experimentos da própria pesquisa. A contextualização conceitual que sustenta a investigação do assunto vertigem, que tem como ponto de partida textos de Peter Pál Pelbart, surge em paralelo a estas estaçõesAbstract: The research Vertigo - velocities of the image: effects on the body and the perceptive alterations aims to the development of studies on the relations between the image movement and its effect on the kinetic performer from the perception caused by the progressive increase of the speed in which the images are presented in the context of contemporary life, due to the exponential technological acceleration. The study approaches the poetic productions experiments to question the forms of capturing the vital forces in the current society - "control society" - as Foucault conceptualized and it can be noted "(...) for example, the negation of life as "production" of life, the denial of branded health as "production" of health (...)" (PELBART, 2013, p. 3) The movements or vertiginous movements which Vertigo suggests, approaches in a allegorically way, the excessive growth of the domination of a productive logic "embedded in the exercise of power", which imprisons the vital energies, all sectors of life, under the strong shell of truths and unquestionable propositions of a dogmatic economic rationalism. It approaches the repetitive intoxicating or too rapid, or in nite, movements of the dominant productive chains, without, however, serving them, but producing only nausea: dizziness. It is, in this sense, an anti-productivity movement. It gets close to present majority directions, but to potentiate possible in ections as countermovements. The questioning which the assembled experiments in Vertigo have undertaken, with their expressive means and the visions that it projects, is based on the reactivation of the imagination in the opposite direction of the negative tendency in which the modes of monitoring and lowering of life are found, seeking to extract from this context, a variability of perspectives that would bring in relation to new ows of energy. In this perspective, the cinematic performer is the author of the research and the actor of the aesthetic experience on the space of São Paulo city. It chooses the means of public transport as a way of approaching the spectator/interactor alteration of the perception in the metropolis. Through this research and through videos and video installations the cinematic experience can be shared with the public in order to raise questions about the daily activity. For this, it is divided into stations. The rst is formed by videographic experiments prior to this research, the second by experiments of the research itself. The conceptual contextualization that underpins the investigation of the vertigo subject, which has as its starting point the texts of Peter Pál Pelbart, appears in parallel to these stations. Keywords: video, vertigo, body, perception, motion sickness, motion, image, metropolis, accelerationMestradoArtes VisuaisMestra em Artes VisuaisCAPES[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Oliveira, Branca Coutinho deWeiss, LuiseUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaselato, Talita, 1986-20172017-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (153 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635005CASELATO, Talita. Ânsia - velocidades da imagem: efeitos no corpo e alterações perceptivas . 2017. 1 recurso online (153 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635005. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063083Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-28T14:09:00Zoai::1063083Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-28T14:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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