A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451 |
Resumo: | Orientador: Paulo Cesar Montagner |
id |
UNICAMP-30_97dd01e731de5b356e198af45f3b7e06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1243275 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processosThe education of the futsal coach in Brazil : contexts and processesFutsalTreinadores de futebolFormação profissionalFutsalSoccer coachesProfessional trainingOrientador: Paulo Cesar MontagnerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A tese tem como objetivo geral compreender o processo de formação de treinadores de futsal no Brasil a partir de diferentes contextos. O trabalho inicia com apresentação da tese e do pesquisador, em seguida trás a Introdução geral com temas sobre "O treinador esportivo na esfera mundial"; "Treinadores esportivos no Brasil e as particularidades do futsal". A estrutura é alicerçada por um eixo conceitual comum e composta por cinco capítulos, construídos no formato de artigos científicos, que abordam o processo de formação de treinadores de futsal no Brasil a partir de diferentes contextos. O Capítulo 1 apresenta uma revisão de literatura sobre treinadores de futsal no Brasil, apresentando um caráter ainda reduzido e incipiente destas obras. No Capítulo 2, abordamos as características do ensino do futsal na escola, mostrando o destaque que a modalidade recebe neste ambiente. Foram identificadas diferentes concepções e metodologias de ensino utilizadas pelos professores, bem como uma forte ligação entre as experiências com o futsal como alunos e as práticas pedagógicas adotadas como docentes. As questões de gênero foram destacadas, evidenciando uma contradição entre a motivação para mudar o cenário e uma organização das classes escolares que promova sua manutenção. O Capítulo 3 diz respeito às disciplinas de futsal dos cursos de graduação em Educação Física, expondo que estas são embasadas prioritariamente por referenciais técnico-táticos, com marcada lacuna em relação aos elementos socioeducativos. No Capítulo 4 realizamos a construção de um questionário que permita a investigação de diferentes Programas de Formação de Treinadores (PFTs) de Larga Escala e, a partir dele, analisamos um programa de futsal em esfera nacional. Este demonstrou uma avaliação geral positiva, mas promoveu um alerta acerca do impacto que o PFT gera em seus alunos. O Capítulo 5 visou à análise de um PFT de Larga Escala promovido por uma federação estadual. O programa apresentou como identidade a valorização dos processos adequados de formação crianças e jovens no futsal, em detrimento da especialização precoce e ambiente de competição exacerbada estabelecido no estado. O PFT se encontra em fase ainda inicial de desenvolvimento, com a concepção de ensino relacionada a uma perspectiva tradicional. Há possibilidade de incremento ao impacto gerado nos treinadores egressos a partir da transição para um formato de cunho construtivista e que posicione os alunos como centro do processo de ensino. A construção da presente Tese de Doutorado permitiu perceber um contexto de formação de treinadores no Brasil caracterizado por uma série de problemáticas, com marcantes inconsistências e indefinições. Não existe um eixo comum que norteie o processo formativo dos treinadores, tampouco uma base de direcionamento que facilite o diálogo entre conhecimentos e aprendizagens provenientes dos diferentes locais ou contextos. Desta forma, não se tem um processo de formação organizado e progressivo que contribua ao desenvolvimento dos treinadores de futsal em longo prazo. Este cenário denota a carência de uma política nacional para a formação de treinadores e uma diretriz que possibilidade um caminho educacional mais consistente a esses indivíduosAbstract: The thesis has as general objective to understand the process of training futsal coaches in Brazil from different contexts. The work begins with the presentation of the thesis and the researcher, then brings the general Introduction with themes on "The sports coach in the world sphere"; "Sports coaches in Brazil and the particularities of futsal". The structure is based on a common conceptual axis and consists of five chapters, built in the format of scientific articles, which address the process of training futsal coaches in Brazil from different contexts. Chapter 1 presents a literature review on futsal coaches in Brazil, presenting a still reduced and incipient character of these works. In Chapter 2, we discuss the characteristics of teaching futsal at school, showing the prominence that the modality receives in this environment. Different conceptions and teaching methodologies used by the teachers were identified, as well as a strong connection between the experiences with futsal as students and the pedagogical practices adopted as teachers. Gender issues were highlighted, evidencing a contradiction between the motivation to change the scenario and an organization of school classes that promotes its maintenance. Chapter 3 concerns the futsal disciplines of undergraduate courses in Physical Education, exposing that these are primarily based on technical-tactical references, with a marked gap in relation to socio-educational elements. In Chapter 4, we carried out the construction of a questionnaire that allows the investigation of different Large-Scale Coach Training Programs (PFTs) and, based on it, we analyze a futsal program at the national level. This showed a positive general assessment, but promoted an alert about the impact that the PFT generates on its students. Chapter 5 aimed to analyze a large-scale PFT promoted by a state federation. The program presented as its identity the valorization of adequate training processes for children and young people in futsal, to the detriment of early specialization and an environment of exacerbated competition established in the state. The PFT is still at an early stage of development, with the teaching concept related to a traditional perspective. There is a possibility of increasing the impact generated on the graduating coaches from the transition to a constructivist format that places students at the center of the teaching process. The construction of this Doctoral Thesis allowed us to perceive a context of training of coaches in Brazil characterized by a series of problems, with marked inconsistencies and uncertainties. There is no common axis that guides the training process of coaches, nor a basis of direction that facilitates the dialogue between knowledge and learning from different places or contexts. In this way, there is no organized and progressive training process that contributes to the long-term development of futsal coaches. This scenario denotes the lack of a national policy for the training of coaches and a guideline that allows for a more consistent educational path for these individualsDoutoradoBiodinâmica do Movimento e EsporteDoutor em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Montagner, Paulo Cesar, 1963-Scaglia, Alcides JoséBorin, João PauloVoser, Rogerio da CunhaSantana, Wilton Carlos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques Filho, Cesar Vieira, 1992-20222022-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451MARQUES FILHO, Cesar Vieira. A formação do treinador de futsal no Brasil: contextos e processos. 2022. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243275Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T09:51:16Zoai::1243275Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-10T09:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos The education of the futsal coach in Brazil : contexts and processes |
title |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
spellingShingle |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos Marques Filho, Cesar Vieira, 1992- Futsal Treinadores de futebol Formação profissional Futsal Soccer coaches Professional training |
title_short |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
title_full |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
title_fullStr |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
title_full_unstemmed |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
title_sort |
A formação do treinador de futsal no Brasil : contextos e processos |
author |
Marques Filho, Cesar Vieira, 1992- |
author_facet |
Marques Filho, Cesar Vieira, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montagner, Paulo Cesar, 1963- Scaglia, Alcides José Borin, João Paulo Voser, Rogerio da Cunha Santana, Wilton Carlos de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Filho, Cesar Vieira, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futsal Treinadores de futebol Formação profissional Futsal Soccer coaches Professional training |
topic |
Futsal Treinadores de futebol Formação profissional Futsal Soccer coaches Professional training |
description |
Orientador: Paulo Cesar Montagner |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-03-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451 MARQUES FILHO, Cesar Vieira. A formação do treinador de futsal no Brasil: contextos e processos. 2022. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451 |
identifier_str_mv |
MARQUES FILHO, Cesar Vieira. A formação do treinador de futsal no Brasil: contextos e processos. 2022. 1 recurso online (221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4451. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243275 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (221 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189182516494336 |