A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946 |
Resumo: | Orientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de Abreu |
id |
UNICAMP-30_97f3e6f2023e300700f836ca12dbecb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1376388 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e GeografiaIndigenous teacher education in the Alto Rio Negro : decoloniality, critical interculturality and GeographyDecolonizaçãoComunicação interculturalGeografiaProfessores indígenas - FormaçãoDecolonizationCommunication, InterculturalGeographyIndian teachers - TrainingOrientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de AbreuTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Buscamos fundamentar as análises, acerca das interações ocorridas, através das perspectivas dos professores indígenas, elaborando com e junto deles, outros parâmetros para as disciplinas de Geografia. As perspectivas decoloniais foram relevantes para compreendermos a luta indígena por uma formação fundamentada na interculturalidade crítica, incluindo os olhares dos professores indígenas, seu fazer pedagógico e suas experiências com a práxis docente e alertando para as ameaças da interculturalidade funcional. As análises das narrativas dos professores indígenas indicam a aprovação da interculturalidade crítica, o comprometimento com a transformação da realidade social nas comunidades com protagonismo indígena e o reconhecimento da importância da Geografia nesse processo. Entendemos, portanto, que os estudos decoloniais contribuem sobremaneira para a formação de professores indígenas trazendo elementos importantes para a compreensão do contexto da formação de professores indígenas e para o exercício da práxis intercultural em Geografia, possibilitando "outras" interações fundamentadas na valorização das culturas indígenas no que diz respeito aos aspectos geográficos e espaciaisAbstract: This thesis is a decolonial ethnographic study on the challenge of critical intercultural praxis in the Geography disciplines of the Indigenous Teacher Training Program (FPI) at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FACED/UFAM). We aim to underpin the analyses of the interactions that occur through the perspectives of indigenous teachers, collaborating with them to develop alternative parameters for Geography courses. Decolonial perspectives have been crucial in understanding the indigenous struggle for education grounded in critical interculturality, encompassing the views of indigenous teachers, their pedagogical practices, and experiences with teaching praxis, while also highlighting the threats of functional interculturality. Analyses of indigenous teachers' narratives indicate approval of critical interculturality, commitment to transforming social realities in communities with indigenous agency, and recognition of the importance of Geography in this process. Therefore, we understand that decolonial studies significantly contribute to the training of indigenous teachers, providing crucial insights into the context of indigenous teacher education and the exercise of intercultural praxis in Geography. This enables "other" interactions based on the appreciation of indigenous cultures, especially concerning geographical and spatial aspectsAbertoDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Greco, Roberto, 1973-Abreu, Waldir FerreiraNogueira, Amélia Regina BatistaLuciano, Gersem José dos SantosCorazza, Rosana IcassattiOliveira, Regina Célia deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRicardo, Helenice Aparecida, 1967-20232023-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T21:37:10Zoai::1376388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-13T21:37:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia Indigenous teacher education in the Alto Rio Negro : decoloniality, critical interculturality and Geography |
title |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
spellingShingle |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia Ricardo, Helenice Aparecida, 1967- Decolonização Comunicação intercultural Geografia Professores indígenas - Formação Decolonization Communication, Intercultural Geography Indian teachers - Training |
title_short |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
title_full |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
title_fullStr |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
title_full_unstemmed |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
title_sort |
A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia |
author |
Ricardo, Helenice Aparecida, 1967- |
author_facet |
Ricardo, Helenice Aparecida, 1967- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Greco, Roberto, 1973- Abreu, Waldir Ferreira Nogueira, Amélia Regina Batista Luciano, Gersem José dos Santos Corazza, Rosana Icassatti Oliveira, Regina Célia de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Helenice Aparecida, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonização Comunicação intercultural Geografia Professores indígenas - Formação Decolonization Communication, Intercultural Geography Indian teachers - Training |
topic |
Decolonização Comunicação intercultural Geografia Professores indígenas - Formação Decolonization Communication, Intercultural Geography Indian teachers - Training |
description |
Orientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de Abreu |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946 RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946 |
identifier_str_mv |
RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189195654103040 |