Politicas de educação superior norte-americanas : faça o que digo mas não faça o que faço?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594306 |
Resumo: | Orientador: Reginaldo Carmello Correa de Moraes |
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Politicas de educação superior norte-americanas : faça o que digo mas não faça o que faço?Ensino superior - Estados UnidosOrientador: Reginaldo Carmello Correa de MoraesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Importantes correntes da Ciência Política Norte-Americana defendem que não há um estado central forte e atuante nos Estados Unidos da América - e esta seria uma das razões que explicariam o alto grau de desenvolvimento socioeconômico daquele país.No Brasil, diversas medidas privatizantes foram adotadas nos anos 1980-90, inclusive no ensino superior: incentivo às instituições privadas e um amplo processo de estancamento e mesmo retrocesso das instituições superiores públicas de ensino e pesquisa. Uma das alegações usadas é a de que o ensino superior nos EUA seria privado, e que deveríamos seguir o exemplo da maior nação do Capitalismo mundial. Nos deparamos com uma série de documentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que expõem um projeto de implementação de instituições de ensino pós-secundário na América Latina, inspirado nos Community Colleges norte-americanos, modelo de educação que oferece cursos superiores profissionalizantes e preparatórios de dois anos de duração. Neste trabalho procuramos conhecer um pouco mais sobre o sistema de ensino superior norteamericano, modelo que inspira discursos e medidas por vezes acatadas pelos países em desenvolvimento. Analisamos alguns aspectos da história da sociedade estadunidense e da história da educação superior daquele país para melhor compreender como se deu o processo de implementação dos Community Colleges. Estas instituições integram o maior sistema de educação pós-secundária do mundo, que registra 76% das matrículas no setor público de ensino superior. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, verificamos que a atuação do governo federal (e do poder público como um todo) foi e é essencial na formação e manutenção do sistema educacional do mais rico país da face da Terra. Por ser um sistema de ensino estabelecido em um país rico e desenvolvido (e por ter passado por um processo de desenvolvimento histórico muito diferente dos demais países da América) acreditamos ser complicado (e até mesmo perverso) transplantar este modelo para países com altos índices de concentração de renda, desemprego e empobrecimento - causados, em parte, pelas medidas recomendadas por agências multilaterais como o BID, FMI e o World Bank, que condicionam empréstimos para países em desenvolvimento à adoção de seu modelo de privatizaçãoAbstract: Important cuaents ofNorth American Political Science defend the idea that the United States of America does not actua11y have a strong federal standing. They theorize that this is one of the reasons that explains the high leveI of social and economic development within the country. In Brazil, diverse measures concerning privatization of public entities were adopted during the period of 1980-90, inc1uding in the area of higher education: the govemment instigated the privatel education and stopped investing in the public sector. One of the allegations used to support these practices in Brazil, is the fact that in the United States higher education is "private" and politic theory stresses that our country should follow the example of the largest Capitalist nation in the world. We found a series of BID (Interamerican Bank of Development) documents, which support projects concerning the implementation of post secondary institutions in Latin America, inspired by the North American model of the Community College, which offers two year vocational and preparatory courses. ln this project we will discuss the North American mode1 ofhigher education, that has inspired the discourse and measures which have been taken by many deve1oping countries. This study will analyze some of the historical aspects of North American society, as well as the history of higher education in the United States, in order to better understand how the community college was bom and implicated. These institutions are part of the largest system of post secondary education on the planet, which registers 76% of the enrol1ment in the public system of higher education. During the development of this project, we verified that the position of the federal govemment was indeed and continues to be essential in the formation and maintenance of the richest country on earth. Such a system of education established in a rich and developed country, which historically has had a process of development in many cases different than the rest of the countries of the Americas. Therefore, because of these differences in development, we fee1 that the transplantation of this mode1 would be complicated. In terms of countries which have larger gap between the wealthy and the poor or less midd1e c1ass, unemployment and those who are becoming poorer each day, this type of transplantation could be detrimental. Many of these problems concerning underdevelopment were, in fact, caused in part by methods recommended by multilateral agencies like the BID, FMI and the W orld Bank, that support the use of loans under the condition that the underdeveloped countries adopted their mode! of privatizationMestradoMestre em Ciências Sociais[s.n.]Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019Sandoval, Salvador Antonio MirelesMaher, James PatrickUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGhisolfi, Juliana do Couto20032003-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf109f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594306GHISOLFI, Juliana do Couto. Politicas de educação superior norte-americanas: faça o que digo mas não faça o que faço?. 2003. 109f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594306. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/284871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:47:48Zoai::284871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:47:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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