Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Reginaldo Camello Corrêa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100002
Resumo: O sistema norte-americano de educação superior mostra inúmeros sinais de sucesso: abrangência na dimensão do ensino, resultados assombrosos na pesquisa. Ao mesmo tempo, exibe numerosos paradoxos e tendências preocupantes. Tentando contextualizá-los, o artigo inicia com um exame exploratório e descritivo sobre os "quatro andares" do sistema, indicando a seguir o modo como se massificou, depois da Segunda Guerra. A conjuntura do final do século mostra uma sociedade cercada pela combinação de retração econômica e desigualdade ampliada, que ajuda a compreender as contradições do crescimento do sistema de ensino superior e da educação norte-americana, em sentido amplo. Aparentemente, cobertura crescente parece conviver com inclusão em declínio, mostrando sinais de estrangulamento.
id CEDES-1_e95b6d67c39144b79aa17a1dba661be5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302013000100002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisarEstados UnidosDesenvolvimentoEducação superiorUniversidadeCollegeO sistema norte-americano de educação superior mostra inúmeros sinais de sucesso: abrangência na dimensão do ensino, resultados assombrosos na pesquisa. Ao mesmo tempo, exibe numerosos paradoxos e tendências preocupantes. Tentando contextualizá-los, o artigo inicia com um exame exploratório e descritivo sobre os "quatro andares" do sistema, indicando a seguir o modo como se massificou, depois da Segunda Guerra. A conjuntura do final do século mostra uma sociedade cercada pela combinação de retração econômica e desigualdade ampliada, que ajuda a compreender as contradições do crescimento do sistema de ensino superior e da educação norte-americana, em sentido amplo. Aparentemente, cobertura crescente parece conviver com inclusão em declínio, mostrando sinais de estrangulamento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100002Educação & Sociedade v.34 n.122 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000100002info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Reginaldo Camello Corrêa depor2013-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000100002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-05-17T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
title Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
spellingShingle Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
Moraes,Reginaldo Camello Corrêa de
Estados Unidos
Desenvolvimento
Educação superior
Universidade
College
title_short Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
title_full Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
title_fullStr Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
title_full_unstemmed Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
title_sort Paradoxos do ensino superior norte-americano: uma nota de pesquisar
author Moraes,Reginaldo Camello Corrêa de
author_facet Moraes,Reginaldo Camello Corrêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Reginaldo Camello Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Estados Unidos
Desenvolvimento
Educação superior
Universidade
College
topic Estados Unidos
Desenvolvimento
Educação superior
Universidade
College
description O sistema norte-americano de educação superior mostra inúmeros sinais de sucesso: abrangência na dimensão do ensino, resultados assombrosos na pesquisa. Ao mesmo tempo, exibe numerosos paradoxos e tendências preocupantes. Tentando contextualizá-los, o artigo inicia com um exame exploratório e descritivo sobre os "quatro andares" do sistema, indicando a seguir o modo como se massificou, depois da Segunda Guerra. A conjuntura do final do século mostra uma sociedade cercada pela combinação de retração econômica e desigualdade ampliada, que ajuda a compreender as contradições do crescimento do sistema de ensino superior e da educação norte-americana, em sentido amplo. Aparentemente, cobertura crescente parece conviver com inclusão em declínio, mostrando sinais de estrangulamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302013000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.34 n.122 2013
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555269054465