As outras regras do jogo : uma análise da relação entre a indústria da moda e o mercado de arte contemporânea. Fondation Louis Vuitton e Collection Pinault como estudos de caso
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17891 |
Resumo: | Orientador: Renato José Pinto Ortiz |
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As outras regras do jogo : uma análise da relação entre a indústria da moda e o mercado de arte contemporânea. Fondation Louis Vuitton e Collection Pinault como estudos de casoThe other rules of the game : an analysis of the relationship between the fashion industry and the contemporary art market.Fondation Louis Vuitton (Paris, França) and Collection Pinault as case studiesPinault CollectionFondation Louis Vuitton (Paris, França)ModaConsumo (Economia)Arte moderna - Séc. XXArte moderna - Séc. XXIMercado de obras de arteFashionConsumption (Economics)Art, Modern - 20th centuryArt, Modern - 21th centuryMarket of art worksOrientador: Renato José Pinto OrtizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Identificando as circunstâncias que favoreceram os avanços de uma elite corporativa privilegiada sobre as artes – nomeadamente a retração dos investimentos públicos neste setor a partir da década de 1980; a financeirização e especulação crescentes sobre os bens culturais e a consolidação, via globalização, de novas formas de capitalismo – esta investigação parte da hipótese de que o campo artístico sofreu certas transformações que culminaram em uma readequação das "regras do jogo", agora pendendo em favor dos grandes patronos. Tomando como ponto de partida a atuação dos mega colecionadores franceses associados ao universo do luxo, Bernard Arnault e François Pinault, esse trabalho busca entender e caracterizar a especificidade das relações entre a arte e a moda materializadas na Fondation Louis Vuitton e na Pinault Collection, braços artísticos-institucionais dos dois maiores conglomerados de luxo do planeta, o Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) e o Grupo Kering. Com o intuito de explorar a extensão da intervenção corporativa do universo da moda de luxo sobre o campo da arte contemporânea – cuja via de entrada é, como entendemos, o mercado – esta investigação utilizou-se de dois estudos de caso para refletir, sistematizar e qualificar os efeitos e consequências dessas atividades sobre a arte, os artistas e seus modos de circulação e sobrevivência, assim como os seus desdobramentos materiais e simbólicos no próprio universo do luxoAbstract: Identifying the circumstances that have favored the advances of a privileged corporate elite over the arts - namely the retraction of public investments in this sector from the 1980s onwards; the growing financialization and speculation on cultural goods and the consolidation, via globalization, of new forms of capitalism - this investigation starts from the hypothesis that the artistic field has undergone certain transformations that have culminated in a readjustment of the "rules of the game", now favoring the great patrons. Taking Bernard Arnault and François Pinault, the French mega-collectors associated with the luxury world, as a starting point, this work seeks to understand and characterize the specificity of the relationship between art and fashion materialized in the Fondation Louis Vuitton and the Pinault Collection, the artistic-institutional branches of the two largest luxury conglomerates on the planet, Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) and the Kering Group.In order to explore the extent of the corporate intervention of the luxury fashion world in the field of contemporary art - whose entry point is, as we understand it, the market - this research used two case studies to reflect on, systematize and qualify the effects and consequences of these activities on art, artists and their modes of circulation and survival, as well as their material and symbolic repercussions in the luxury world itselfAbertoDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaFAPESP2019/10315-5; 2020/02298-0CAPES001[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Nicolau Netto, MichelRamos, Maria Lucia BuenoMichetti, MiqueliTavares, Paula Maria GuerraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueredo, Henrique Grimaldi, 1989-20242024-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (528 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17891FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. As outras regras do jogo: uma análise da relação entre a indústria da moda e o mercado de arte contemporânea. Fondation Louis Vuitton e Collection Pinault como estudos de caso. 2024. 1 recurso online (528 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17891. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1387252Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1387252porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-05T12:02:15Zoai::1387252Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-05T12:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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