Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753 |
Resumo: | Orientador: Franco Giuseppe Dedini |
id |
UNICAMP-30_994e9b59e50c3b2c607e99e735b12e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::779811 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridosA discussion over the energy management and performance for hybrid vehiclesEficiência energéticaEnergia - ArmazenamentoAutomóveis - DinâmicaHybrid electric vehiclesEnergy efficiencyEnergy - StorageVehicles - DynamicsOrientador: Franco Giuseppe DediniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da tecnologia de veículos híbridos abrangendo os aspectos da propulsão e armazenamento de energia. O desenvolvimento de veículos com maior eficiência energética depende da análise das características de desempenho do veículo, bem como suas condições de utilização. O dimensionamento dos armazenadores de energia é considerado um desafio visto que, o sobredimensionamento da capacidade reduz a eficiência global do veículo, devido ao acréscimo de peso, enquanto que o subdimensionamento resulta numa utilização parcial do potencial de veículos híbridos. Através de um modelo de dinâmica veicular longitudinal serão realizadas simulações em três configurações de veículos e a comparação entre seus resultados. As forças requeridas no movimento de um veículo, resistência ao rolamento, resistência à inclinação e arrasto aerodinâmico, são dependentes do trajeto percorrido pelo usuário. As condições de utilização devem ser representadas em ciclos de condução padrão, utilizados em testes de emissões de poluentes e consumo de combustível, estes serão apresentados e discutidos. A partir das simulações realizadas são analisadas as demandas de potência e energia, provendo uma indicação dos benefícios de um sistema híbrido no desempenho e consumo de combustível. Observa-se uma redução expressiva no consumo energético e conseqüente menor utilização de combustível e menor custo de utilização, embora a tecnologia híbrida agregue um maior custo inicialAbstract: This paper focus on the study of energy storage and management for hybrid electric vehicles. The development of higher efficiency vehicles depends on the analysis of vehicle performance characteristics and driving conditions. Sizing the energy capacity of the storage system, using batteries or other kinds of electric components, can be considered a big challenge once oversizing means inefficiency due to the increase of weight and undersizing results in partial use of hybrid advantages. The forces involved in a vehicle movement such as aerodynamic drag, rolling resistance and grading resistance, are fully dependent on the conditions of every possible course the driver might run, most situations should be represented on the driving pattern cycle, used for emissions and consumption tests, which will be presented and discussed. Modeling vehicle dynamic to analyze power and energy demand of each vehicle during different test cycles provides an indication of the benefits on hybrid system for performance and fuel consumption. . The results show a significant reduction on energy consumption and consequently also on driving costsMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Dedini, Franco Giuseppe, 1957-Pederiva, RobsonNicolazzi, Lauro CesarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Reynaldo Barros de20102010-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779811porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:44Zoai::779811Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos A discussion over the energy management and performance for hybrid vehicles |
title |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
spellingShingle |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos Souza, Reynaldo Barros de Eficiência energética Energia - Armazenamento Automóveis - Dinâmica Hybrid electric vehicles Energy efficiency Energy - Storage Vehicles - Dynamics |
title_short |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
title_full |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
title_fullStr |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
title_full_unstemmed |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
title_sort |
Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos |
author |
Souza, Reynaldo Barros de |
author_facet |
Souza, Reynaldo Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dedini, Franco Giuseppe, 1957- Pederiva, Robson Nicolazzi, Lauro Cesar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Reynaldo Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficiência energética Energia - Armazenamento Automóveis - Dinâmica Hybrid electric vehicles Energy efficiency Energy - Storage Vehicles - Dynamics |
topic |
Eficiência energética Energia - Armazenamento Automóveis - Dinâmica Hybrid electric vehicles Energy efficiency Energy - Storage Vehicles - Dynamics |
description |
Orientador: Franco Giuseppe Dedini |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753 SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 107 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189043778355200 |