Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Reynaldo Barros de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753
Resumo: Orientador: Franco Giuseppe Dedini
id UNICAMP-30_994e9b59e50c3b2c607e99e735b12e67
oai_identifier_str oai::779811
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridosA discussion over the energy management and performance for hybrid vehiclesEficiência energéticaEnergia - ArmazenamentoAutomóveis - DinâmicaHybrid electric vehiclesEnergy efficiencyEnergy - StorageVehicles - DynamicsOrientador: Franco Giuseppe DediniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da tecnologia de veículos híbridos abrangendo os aspectos da propulsão e armazenamento de energia. O desenvolvimento de veículos com maior eficiência energética depende da análise das características de desempenho do veículo, bem como suas condições de utilização. O dimensionamento dos armazenadores de energia é considerado um desafio visto que, o sobredimensionamento da capacidade reduz a eficiência global do veículo, devido ao acréscimo de peso, enquanto que o subdimensionamento resulta numa utilização parcial do potencial de veículos híbridos. Através de um modelo de dinâmica veicular longitudinal serão realizadas simulações em três configurações de veículos e a comparação entre seus resultados. As forças requeridas no movimento de um veículo, resistência ao rolamento, resistência à inclinação e arrasto aerodinâmico, são dependentes do trajeto percorrido pelo usuário. As condições de utilização devem ser representadas em ciclos de condução padrão, utilizados em testes de emissões de poluentes e consumo de combustível, estes serão apresentados e discutidos. A partir das simulações realizadas são analisadas as demandas de potência e energia, provendo uma indicação dos benefícios de um sistema híbrido no desempenho e consumo de combustível. Observa-se uma redução expressiva no consumo energético e conseqüente menor utilização de combustível e menor custo de utilização, embora a tecnologia híbrida agregue um maior custo inicialAbstract: This paper focus on the study of energy storage and management for hybrid electric vehicles. The development of higher efficiency vehicles depends on the analysis of vehicle performance characteristics and driving conditions. Sizing the energy capacity of the storage system, using batteries or other kinds of electric components, can be considered a big challenge once oversizing means inefficiency due to the increase of weight and undersizing results in partial use of hybrid advantages. The forces involved in a vehicle movement such as aerodynamic drag, rolling resistance and grading resistance, are fully dependent on the conditions of every possible course the driver might run, most situations should be represented on the driving pattern cycle, used for emissions and consumption tests, which will be presented and discussed. Modeling vehicle dynamic to analyze power and energy demand of each vehicle during different test cycles provides an indication of the benefits on hybrid system for performance and fuel consumption. . The results show a significant reduction on energy consumption and consequently also on driving costsMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Dedini, Franco Giuseppe, 1957-Pederiva, RobsonNicolazzi, Lauro CesarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Reynaldo Barros de20102010-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779811porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:44Zoai::779811Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
A discussion over the energy management and performance for hybrid vehicles
title Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
spellingShingle Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
Souza, Reynaldo Barros de
Eficiência energética
Energia - Armazenamento
Automóveis - Dinâmica
Hybrid electric vehicles
Energy efficiency
Energy - Storage
Vehicles - Dynamics
title_short Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
title_full Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
title_fullStr Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
title_full_unstemmed Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
title_sort Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos
author Souza, Reynaldo Barros de
author_facet Souza, Reynaldo Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Pederiva, Robson
Nicolazzi, Lauro Cesar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Reynaldo Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência energética
Energia - Armazenamento
Automóveis - Dinâmica
Hybrid electric vehicles
Energy efficiency
Energy - Storage
Vehicles - Dynamics
topic Eficiência energética
Energia - Armazenamento
Automóveis - Dinâmica
Hybrid electric vehicles
Energy efficiency
Energy - Storage
Vehicles - Dynamics
description Orientador: Franco Giuseppe Dedini
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753
SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753
identifier_str_mv SOUZA, Reynaldo Barros de. Uma visão sobre o balanço de energia e desempenho em veículos híbridos. 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613753. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189043778355200