Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiraldello, Luciane, 1973-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147
Resumo: Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
id UNICAMP-30_9996171f3baee14cccd61b4b62a36d66
oai_identifier_str oai::425223
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismoIntegration of the student in the higher education : study about the freshman by one course of TourismEnsino superiorIntegração academicaIngressantesCurso de turismoHigher educationAcademic integrationFreshman studentTourism courseOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva MercuriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, impulsionando ações por parte do estudante, pouco vivenciadas, anteriormente, no ensino médio. Sendo caracterizada por fortes mudanças, face às múltiplas e complexas tarefas, esta etapa influencia os níveis de sucesso, satisfação acadêmica e decisão de evasão/permanência na educação superior, assim como, na atuação profissional posterior. O sistema de ensino superior brasileiro vem, com sua expansão, ampliando e diversificando não só as áreas e cursos, como reunindo um corpo discente cada vez mais heterogêneo, demandando investimentos no conhecimento desta população e seu processo de formação. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo analisar as vivências acadêmicas de alunos ingressantes do curso de Turismo e sua relação com semestre e turno. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma IES privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas ¿ versão reduzida (QVA-r), uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e segundo semestres de curso. O valor da média geral obtida no conjunto total dos dados (70 aplicações) foi de 3,72 e nos domínios foram: ¿pessoal¿ (3,09), ¿interpessoal¿ (3,90), ¿carreira¿ (4,13), ¿estudo¿ (3,46) e ¿institucional¿ (4,06), sendo observada diferença significativa entre os domínios ¿pessoal¿ e ¿carreira¿ (Z = -7,143; s = 0,000). A análise entre os dois turnos indicou diferença significativa apenas no domínio ¿pessoal¿ (t = 1,977; p = 0,056) e entre semestres limitou-se ao domínio ¿institucional¿ (Z = -2,196; p = 0,028). Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo próximo ao dos de outros cursos de graduação. A semelhança no processo de integração entre os turnos matutino e noturno foi atribuída às características do aluno do noturno, que neste curso não apresentou perfil típico do estudante desse turno. A não observação de um processo expressivo de mudanças na integração, de um semestre para outro, sugere a necessidade de novos estudos com coleta de informações em outros momentos de freqüência ao curso e, de novos suportes de dados, em especial os de natureza qualitativa, que permitam a avaliação dos instrumentos utilizadosAbstract: The entrance in the higher education is a stage of challenges in the life of the student that arouses student's actions that had not been experienced in the seconderay school. Due to the strong changes face the multilple and complex new activities, this stage influences the sucess levels, the academic satisfaction and the decisions on his evasion/permanence in the university as well as in his further professional life. A clear expansion in the brazilian higher education system is addressing to an extension and diversity not only in some disciplines our courses, but it has also been producing an even more heterogeneous discent board, what demands a large investiment both in his own knowlege as in his formation process. As the Tourism student is one of the less known groups, the present work aims to analyse the academic experiences of the student who has just entered the university in relationship to the semester and turn. In this study we had the participation of 35 new students who assisted classes at daytime and nightime turns in a private IES of Minas Gerais state. We utilized as instrument for collecting the data the Questionnaire of Academic Experiences ¿ limited version of (QVA-r) a kinf of a five points Likert scale applied by the end of the first and second semesters of fthe course. The general average value obtained in the total assembly of the data was of 3,72, and in the domains they were: ¿personal¿ (3,09), ¿interpersonal¿ (3,09), ¿career¿ (4,13), ¿study¿ (3,46), and ¿institutional¿ (4,06), and it was observed a meaninful difference between the ¿personal¿ and ¿career¿ domains (Z = -7,143; s = 0,000). The analysis between both turns suggested a significant difference only in the ¿personal¿ domain (t = 1,977; p = 0,056), and between the semesters it was limited to the ¿institutional¿ domain (Z = -2,196; p = 0,028). The whole data show a model of an academic integration of the Tourism student that comes near other graduation courses. The similiarity in the integration process between courses was ascribed to the caracteristics of the nightime student, that did not present in this course a typical profile of the student who has classes in this turn. The lack of observation of an expressive changing process in the integration between one semester and the subsequent suggests the necessity of new studies by collecting information in other moments of frequency to the course, and new data support, in special those ones from qualitative nature, in order to allow the evaluation of the utilized toolsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Polydoro, Soely Aparecida JorgeBeni, Mário CarlosBariani, Isabel Cristina DibMatos, Maria Jose Viana Marinho deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGhiraldello, Luciane, 1973-20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147GHIRALDELLO, Luciane. Integração do estudante ao ensino superior: estudo sobre o ingressante do curso de turismo. 2008. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425223porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:10Zoai::425223Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
Integration of the student in the higher education : study about the freshman by one course of Tourism
title Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
spellingShingle Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
Ghiraldello, Luciane, 1973-
Ensino superior
Integração academica
Ingressantes
Curso de turismo
Higher education
Academic integration
Freshman student
Tourism course
title_short Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
title_full Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
title_fullStr Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
title_full_unstemmed Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
title_sort Integração do estudante ao ensino superior : estudo sobre o ingressante do curso de turismo
author Ghiraldello, Luciane, 1973-
author_facet Ghiraldello, Luciane, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Beni, Mário Carlos
Bariani, Isabel Cristina Dib
Matos, Maria Jose Viana Marinho de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghiraldello, Luciane, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Integração academica
Ingressantes
Curso de turismo
Higher education
Academic integration
Freshman student
Tourism course
topic Ensino superior
Integração academica
Ingressantes
Curso de turismo
Higher education
Academic integration
Freshman student
Tourism course
description Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147
GHIRALDELLO, Luciane. Integração do estudante ao ensino superior: estudo sobre o ingressante do curso de turismo. 2008. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GHIRALDELLO, Luciane. Integração do estudante ao ensino superior: estudo sobre o ingressante do curso de turismo. 2008. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188985481723904