Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849 |
Resumo: | O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior. |
id |
USP - 65_3213ee67d99fe4647dc87cb11634d88f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102849 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismoStudent Academic Integration in College Education: a study about tourism college freshmenIntegração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismoEnseñanza superiorIntegración académicaEstudiantes de primer añoCurso de turismoHigher EducationAcademic IntegrationFreshmenTourism CourseEnsino superiorIntegração acadêmicaIngressanteCurso de TurismoO ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.The entrance into college studies consists in a challenging stage, characterized by strong changes, by facing several and complex tasks to be performed by the student and considered really attached to the academic success throughout the graduation course. Once that tourism students are one of the least known groups, the current paper aims to identify and analyze the features of academic students' experiences in their first year of a college tourism course and their relation with the semester and the shift of the course. Thirty-five freshmen students from morning and night shifts of a private university from Minas Gerais (Brazil) made part of this study. As an instrument of data collection it was used the Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (Academic Experiences Questionnaire) - short version (QVAr), a Likert type five-point scale, applied to the end of the first and second semesters of the course. The overall data show a pattern of academic integration of the tourism students close to patterns of other undergraduate courses. Regarding the relation between the academic integration and “semester” and “course shift” variables, significant differences between semesters were perceived being related to institutional domain, and between the shifts, being related to personal domain. Here it will be discussed the implications of the institutional conditions for the student’s integration process to college education.El ingreso a la enseñanza superior representa una etapa repleta de desafíos, caracterizada por fuertes cambios, ante las múltiples y complejas tareas a ser desempeñadas por el estudiante y consideradas fuertemente asociadas al éxito académico a lo largo del curso. Una vez que los alumnos del Curso de Turismo pertenecen a uno de los grupos menos conocidos, el presente estudio tuvo por objetivo identificar y analizar las características de las experiencias académicas de estudiantes de primer año del Curso de Turismo y su relación con el semestre y el turno del curso. Participaron en este estudio 35 estudiantes de primer año de los turnos matutino y nocturno de una Institución de Enseñanza Superior (IES) privada de la región de Minas Gerais, Brasil. Como instrumento de recogida de datos se utilizó el “Questionário de Vivências Acadêmicas” (Cuestionario de Experiencias Académicas) – versión reducida (QVA-r) -, una escala de tipo Likert de cinco puntos, aplicada al final del primero y del segundo semestres del curso. Los datos finales evidencian un patrón de integración académica de los estudiantes de Turismo próximo al de otros cursos de graduación. En cuanto a la relación entre la integración académica y las variables “semestre” y “turno del curso”, se observaron diferencias significativas entre semestres, respecto al dominio institucional, y entre turnos, respecto al dominio personal. Se discuten aquí implicaciones de las condiciones institucionales para el proceso de integración de los estudiantes en la enseñanza superior.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10284910.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 403-425Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 403-425Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 403-4251984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849/101210Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessGhiraldello, LucianeMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva2016-01-14T16:41:28Zoai:revistas.usp.br:article/102849Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:28Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo Student Academic Integration in College Education: a study about tourism college freshmen Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo |
title |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
spellingShingle |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo Ghiraldello, Luciane Enseñanza superior Integración académica Estudiantes de primer año Curso de turismo Higher Education Academic Integration Freshmen Tourism Course Ensino superior Integração acadêmica Ingressante Curso de Turismo |
title_short |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
title_full |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
title_fullStr |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
title_full_unstemmed |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
title_sort |
Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo |
author |
Ghiraldello, Luciane |
author_facet |
Ghiraldello, Luciane Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghiraldello, Luciane Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza superior Integración académica Estudiantes de primer año Curso de turismo Higher Education Academic Integration Freshmen Tourism Course Ensino superior Integração acadêmica Ingressante Curso de Turismo |
topic |
Enseñanza superior Integración académica Estudiantes de primer año Curso de turismo Higher Education Academic Integration Freshmen Tourism Course Ensino superior Integração acadêmica Ingressante Curso de Turismo |
description |
O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849/101210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 403-425 Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 403-425 Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 403-425 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054168162107392 |