Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiraldello, Luciane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849
Resumo: O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.
id USP - 65_3213ee67d99fe4647dc87cb11634d88f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102849
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismoStudent Academic Integration in College Education: a study about tourism college freshmenIntegração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismoEnseñanza superiorIntegración académicaEstudiantes de primer añoCurso de turismoHigher EducationAcademic IntegrationFreshmenTourism CourseEnsino superiorIntegração acadêmicaIngressanteCurso de TurismoO ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.The entrance into college studies consists in a challenging stage, characterized by strong changes, by facing several and complex tasks to be performed by the student and considered really attached to the academic success throughout the graduation course. Once that tourism students are one of the least known groups, the current paper aims to identify and analyze the features of academic students' experiences in their first year of a college tourism course and their relation with the semester and the shift of the course. Thirty-five freshmen students from morning and night shifts of a private university from Minas Gerais (Brazil) made part of this study. As an instrument of data collection it was used the Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (Academic Experiences Questionnaire) - short version (QVAr), a Likert type five-point scale, applied to the end of the first and second semesters of the course. The overall data show a pattern of academic integration of the tourism students close to patterns of other undergraduate courses. Regarding the relation between the academic integration and “semester” and “course shift” variables, significant differences between semesters were perceived being related to institutional domain, and between the shifts, being related to personal domain. Here it will be discussed the implications of the institutional conditions for the student’s integration process to college education.El ingreso a la enseñanza superior representa una etapa repleta de desafíos, caracterizada por fuertes cambios, ante las múltiples y complejas tareas a ser desempeñadas por el estudiante y consideradas fuertemente asociadas al éxito académico a lo largo del curso. Una vez que los alumnos del Curso de Turismo pertenecen a uno de los grupos menos conocidos, el presente estudio tuvo por objetivo identificar y analizar las características de las experiencias académicas de estudiantes de primer año del Curso de Turismo y su relación con el semestre y el turno del curso. Participaron en este estudio 35 estudiantes de primer año de los turnos matutino y nocturno de una Institución de Enseñanza Superior (IES) privada de la región de Minas Gerais, Brasil. Como instrumento de recogida de datos se utilizó el “Questionário de Vivências Acadêmicas” (Cuestionario de Experiencias Académicas) – versión reducida (QVA-r) -, una escala de tipo Likert de cinco puntos, aplicada al final del primero y del segundo semestres del curso. Los datos finales evidencian un patrón de integración académica de los estudiantes de Turismo próximo al de otros cursos de graduación. En cuanto a la relación entre la integración académica y las variables “semestre” y “turno del curso”, se observaron diferencias significativas entre semestres, respecto al dominio institucional, y entre turnos, respecto al dominio personal. Se discuten aquí implicaciones de las condiciones institucionales para el proceso de integración de los estudiantes en la enseñanza superior.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10284910.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 403-425Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 403-425Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 403-4251984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849/101210Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessGhiraldello, LucianeMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva2016-01-14T16:41:28Zoai:revistas.usp.br:article/102849Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:28Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
Student Academic Integration in College Education: a study about tourism college freshmen
Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo
title Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
spellingShingle Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
Ghiraldello, Luciane
Enseñanza superior
Integración académica
Estudiantes de primer año
Curso de turismo
Higher Education
Academic Integration
Freshmen
Tourism Course
Ensino superior
Integração acadêmica
Ingressante
Curso de Turismo
title_short Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
title_full Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
title_fullStr Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
title_full_unstemmed Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
title_sort Integración Académica de Estudiantes en la Enseñanza Superior: un estudio sobre estudiantes de primer año de un curso de turismo
author Ghiraldello, Luciane
author_facet Ghiraldello, Luciane
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
author_role author
author2 Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghiraldello, Luciane
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza superior
Integración académica
Estudiantes de primer año
Curso de turismo
Higher Education
Academic Integration
Freshmen
Tourism Course
Ensino superior
Integração acadêmica
Ingressante
Curso de Turismo
topic Enseñanza superior
Integración académica
Estudiantes de primer año
Curso de turismo
Higher Education
Academic Integration
Freshmen
Tourism Course
Ensino superior
Integração acadêmica
Ingressante
Curso de Turismo
description O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849
10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102849/101210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 403-425
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 403-425
Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 403-425
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168162107392