A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812 |
Resumo: | Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
id |
UNICAMP-30_99fd36d9bb1d341248e27206ee1e5e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::115609 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visualEducação especialCrianças deficientes visuaisEducação pré-escolarDesenvolvimento cognitivoOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que é possível solicitar e integrar a criança cega no contexto da educação préescolar. A intervenção pedagógica visou estimular sua atividade espontânea, possibilitando-lhe a consecução de objetivos que envolvem todos os aspectos do desenvolvimento físico, social, afetivo e intelectual. o proposto fundamental consistiu em considerar todos os deficientes visuais portadores de reais capacidades de crescimento e desenvolvimento e que em decorrência disso, são também passíveis de receber estímulos do meio e conseqüentemente apresentar respostas adequadas. Para termos uma base comum, tanto da compreensão dessas adaptações sensório-motoras essenciais, quanto das limitações que a falta de visão causa nessas crianças, foi necessário refletirmos sobre os processos pelos quais os deficientes visuais percebem e experimentam o mundo. Para explicarmos os processos cognitivos, utilizamos os conceitos teóricos e as técnicas de pesquisa piagetiana, que proporcionam à Educação Especial uma estrutura de referência para a compreensão das manifestações comportamentais e do funcionamento cognitivo da criança deficiente visual. Assim, por intermédio da metodologia utilizada nesta pesquisa, concluímos que a criança cega pode e deve desenvolver-se satisfatoriamente na pré-escola comum, mas para que isto aconteça, a escola deverá proporcionar meios que permitam a construção do conhecimento, criando relações entre acontecimentos e objetos com os quais deverá cotidianamente interagirAbstract: The objective of this researche was to demonstrate that it is possible to propose the integration of de blind child in the mainstreaming of the pre school education. The pedagogical intervention used in this study looked for stimulating the blind child whit natural activity, giving them the possibility to achieve the goals related whit aspects of physical, social, affective and intellectual development. The fundamental proposal of the study was to consider that every visual handicapped child prossess (to hold) the capacity of growing and development as other normal children and because of this, they are also passive to receive stimulus of the environment and consequently present adequate (positive) answers. In order to have a common bases for the comprehension of the esscntial sensory motor adaptations, as the limitations that visual impairment caused to these children, it was necessary to think about the process through which the visually handicapped child has perception and experiences the world. To the explanation of the cognitive process, it was used the Piagetian theoretical concepts and research technique, that provides to the Special Education the structure of reference to the comprehension of the behavioral manifestation and the cognitive process of the visually handicapped child. So, making use of these techniques gaves to this research the possibility to conclude that the blind child can and must satisfactorily develop in the normal pre-school setting. Sut for this happen the school must give the conditions to construct the knowledge, looking for the relationship between happenings and the object which the blind child will interact dailyDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRivero Carazas, Ramiro Guilhermo19971997-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf216f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115609porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:32:17Zoai::115609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
title |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
spellingShingle |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo Educação especial Crianças deficientes visuais Educação pré-escolar Desenvolvimento cognitivo |
title_short |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
title_full |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
title_fullStr |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
title_full_unstemmed |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
title_sort |
A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual |
author |
Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo |
author_facet |
Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Crianças deficientes visuais Educação pré-escolar Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Educação especial Crianças deficientes visuais Educação pré-escolar Desenvolvimento cognitivo |
description |
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-03-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812 RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812 |
identifier_str_mv |
RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 216f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188798223876096 |