Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328 |
Resumo: | Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza |
id |
UNICAMP-30_d4ac6918e4541ff5db5826b16e4013ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::103484 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormalDeficientes visuaisEducaçãoDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Maria Thereza Costa Coelho de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho procurou-se investigar a aprendizagem e estrutura cognitiva do portador de deficiência visual visão subnormal: moderada, severa e profunda. A coleta de dados sobre a estrutura cognitiva, foi realizada com a aplicação de provas piagetianas em 19 sujeitos deficientes visuais e 09 com visão normal. Para investigar a aprendizagem foram utilizados questionários respondidos por professores do Ensino Regular, onde estudam sujeitos portadores de visão subnormal. De forma similar foram respondidos questionários sobre os alunos de visão normal, com as mesmas dificuldades acadêmicas dos deficientes visuais. Foram comparados os desempenhos operatórios e a aprendizagem dos portadores de deficiência visual- visão subnormal, que freqüentam Escola Residencial, com os que residem com a família. Os pais dos sujeitos que residem com a família, responderam um questionário sobre as questões ligadas a deficiência, assim como os professores que atuam com Educação Especial. As informações colhidas tiveram' como objetivo levantar dados referentes a visão do professor e da família, quanto à rejeição e superproteção em relação ao deficiente. Foram comparados os desempenhos operatórios entre dos sujeitos deficientes visuais visão subnormal e dos não deficientes. Os resultados obtidos foram os seguintes: os desempenhos operatórios dos portadores de visão sub-normal foram superiores aos dos sujeitos com visão normal; os sujeitos que freqüentam programas de Educação Especial e são bem estimulados, obtiveram maior desempenho operatório; os sujeitos que residem com a família superaram em desempenho operatório as que não residem; as dificuldades acadêmicas foram similares entre o grupo de sujeitos deficientes visuais e no de não deficientes, excetuando as que se referem especificamente à visão; e os profissionais do magistério tanto do Ensino Regular como Especial, apresentaram dificuldades em reconhecer causas do fracasso acadêmico. Concluiu-se que, a deficiência visual não determina as dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, mas, há interferência a dinâmica familiar, na forma de ensinar, e principalmente pela ocorrência de atividade rejeição e superproteçãoAbstract: In this work we try to investigate about the learning and cognitive structure of the visual deficiency porter-subnormal vision, moderate, severe and deeply. The collect of data about the cognitive structure, was valid with the aplication of some Piaget's proofs to 19 visual deficient persons and another 09 with normal vision. To investigate learning were utilized questionarys answered by teachers of the ordinary schools, who have porters of subnormal vision students. In a similar method, teachers answered questionars about normal vision students, with the same academical difficulties of the visual deficients. Operational performance and learning of the visuaIs deficiency porters (subnormal vision) were compared. The students that frequent were compared the Residencial . School, with the ones who reside with their families. The parents of the students, which resides with their family, answered a questionary about questions abaout the deficiency, as much as the teachers, which work with Special Education. The information collected had the objective, of to raise up the teacher's and the familier's, about the rejection and superprotection. The operational performances of the visual deficient student subnormal vision and the normal one were also compared. This research arreved into the results: the operational performances of the subnormal vision porters, were superior to . the ones with normal vision; the students that frequent Special Education and are well stimulate, obtained bigger operational performance; the students that reside with their family have over perform operationaly; the academical difficulties are similar among the visual deficients students and the ones not deficient, excepting to the ones which reffers specifically to the vision; and the professional teachers, as much as in the regular school as in the specials, demonstrate difficulties in recognize the faillures in the academic causes. We carne up to the conclusion that, visual deficiences do not determine the difficulties on the cognitive apprendiceship development, and leaming but there's interference of the family's dinamic, in the teaching principally linked to the rejection and super protection's behaviorMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Eunice Fagundes de19961996-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[86]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/103484porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T07:59:04Zoai::103484Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T07:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
title |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
spellingShingle |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal Castro, Eunice Fagundes de Deficientes visuais Educação Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
title_short |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
title_full |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
title_fullStr |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
title_sort |
Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal |
author |
Castro, Eunice Fagundes de |
author_facet |
Castro, Eunice Fagundes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Eunice Fagundes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficientes visuais Educação Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
topic |
Deficientes visuais Educação Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional |
description |
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328 CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/103484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [86]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188783943319552 |