A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Olinda, 1970-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112
Resumo: Orientador: Sérgio Apareciddo Lorenzato
id UNICAMP-30_9a361906087da3931a2da7ba12ecdd58
oai_identifier_str oai::867216
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativosThe contribution of brazilian studies for teaching geometry in primary education in East Timor : the case of materials manipulativeEnsino fundamentalGeometria - Estudo e ensinoMateriaisTangramElementary schoolGeometry - Study and teachingMaterialsTangramOrientador: Sérgio Apareciddo LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O contexto multilinguístico e a precária formação inicial e continuada docente são desafios para a melhoria da Educação no Timor-Leste. No caso do ensino da Matemática, essa situação é agravada por se tratar de disciplina popularmente tida como difícil para ser aprendida e com uma parte, a Geometria, que raramente é ensinada. Daí surgiu a questão central desta pesquisa: "Que subsídios didático- pedagógicos podem ser obtidos de alguns estudos brasileiros para o ensino e aprendizagem da Geometria no nível primário do Timor-Leste?" A metodologia da pesquisa utilizada foi a bibliográfica, fundamentada principalmente nas publicações de Lorenzato (1995, 2000, 2006 e 2008), Passos (2003), Nacarato (2003), Pavanello (1993), Pais (2000 e 2002), Kaleff (1994), Fainguelernt (1999), Macedo (1991), Fiorentini (1990, 2006 e 2009), Grando (1995 e 2004). Estas obras, sob a forma de livros, artigos, anais e teses, focalizam o ensino da geometria apoiado em materiais didáticos e apresentam limites e potencialidades de sua utilização em sala de aula. Com a escolha de alguns materiais manipuláveis em função da versatilidade deles à composição de figuras por justaposição, foi produzido um texto para auxiliar professores no ensino da geometria. Ele favorece o desenvolvimento da percepção espacial e da criatividade dos alunos. É apresentado sob a forma de atividades que visam à formação de polígonos ou painéis e que navegam desde a criação de uma figura qualquer até a aprendizagem do cálculo das áreas das principais figuras planas, sem a memorização de fórmulas. Baseado nas ideias dos autores mencionados, o texto representa uma contribuição didática diferente para o ensino da geometria no Timor-Leste.Abstract: The multi-linguistic context added to the precarious initial formation and continued teaching staff are challenges to the improvement in Education in East Timor. Regarding Math teaching, this situation is worsened because it is a subject popularly taken as difficult to be learned and usually with a topic - Geometry - that is rarely taught. From this situation appeared the main question of this research: 'What didactic-pedagogical information can be obtained from some Brazilian studies in order to improve Geometry teaching in elementary level in East Timor?" The research methodology used was bibliographical, substantiated mainly in publications of Lorenzato (1995, 2000, 2006 and 2008), Passos (2003), Nacarato (2003), Pavanello (1993), Pais (2000 and 2002), Kaleff (1994), Fainguelernt (1999), Macedo (1997), Fiorentini (1990, 2006 and 2009), Grando (1995, 2004 and 2008). These books, articles, annals and theses focus on the Geometry teaching based on didactic materials that present limits and potentiality of its utilization in classroom. Choosing some manageable materials due to their versatility to compose juxtaposed pictures, a text was produced in order to assist teachers with Geometry. This text encourages the development of spatial perception and creativity in the students. It presents activities that aim the polygonal or panels formation and that go through the creation of any picture to the learning of area calculation of the main flat pictures without the memorization of formulas. Based on the ideas of the previously named authors, the text represents a different didactic contribution to the Geometry teaching in East Timor.Rezumu: Kontexto lian barak no laiha formasaun hosi hahu no kontinuasaun nian ba dosente sira ne,e hanesan desafio atu bele halo diak liu edukasaun iha Timor-Leste. Kaso hanesan matematika, situasaun ida ne,e grave liu tan tanba nia hanesan diciplina nebe ema hotu dehan difícil atu bele aprende, no liu-liu parte ida hanesan geometria nebe dala ruma lahanorin. Hosi ne,e mosu questaun nebe centro ba peskisa ida ne,e" Subsidio didatiku pedagosiku saída maka bele foti hosi braisleiros sira nia estudos balun atu bele hanorin no aprende geometria ba nível primário iha Timor-Leste?" Peskisa ne usa metodologia bibliografia, liu-liu ba publikasaun sira hosi autores hanesan Lorenzato (1995, 2000, 2006 e 2008), Passos (2003), Nacarato (2003), Pavanello (1993), Pais (2000 e 2002), Kaleff (1994), Fainguelernt (1999), Macedo (1997), Fiorentini (1990, 2006 e 2009), Grando (1995,2004 e 2008). Obras sira ne,e sai hanesan livros, artigos, anais, dissertações no teses nebe nia foko usa matériai didatikus sira atu hanorin geometria no hatudo mos ninia limites no nia potencialidades sira hodi utiliza iha aula laran. Ho ida ne,e hili matérias manipulativos balun no hare oinsa nia funsaun versatilidade ba composisaun figuras nia ba justaposaun,hosi ne,e halo texto ida atu bela ajuda professor sira hodi hanorin geometria. Ho kriatividade iha grupo labarik sira nia ne,e bele desenvolve percepsaun espacial labarik sira nia, sira halo forma polígonos ou paneis sira nebe halo hahu hosi naran figura ida to,o apreden no hatene sura ninia haleu sira nebe principal ba figuras planas maibe laos memoriza ba formulas sira. Baseia ba autores sira nia hanoin nebe hatudo hosi testo ne,e, bele fó kontribuisaun didatika ida nebe lahanesan, hodi bele hanorin geometria iha Timor-Leste.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Fiorentini, DarioGrando, Regina CeliaNakayama, Bárbara Cristina Moreira SicardiMiorim, Maria ÂngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Olinda, 1970-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112PEREIRA, Olinda. A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste: o caso dos materiais manipulativos. 2012. 159 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/867216porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:40:36Zoai::867216Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:40:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
The contribution of brazilian studies for teaching geometry in primary education in East Timor : the case of materials manipulative
title A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
spellingShingle A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
Pereira, Olinda, 1970-
Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Materiais
Tangram
Elementary school
Geometry - Study and teaching
Materials
Tangram
title_short A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
title_full A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
title_fullStr A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
title_full_unstemmed A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
title_sort A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste : o caso dos materiais manipulativos
author Pereira, Olinda, 1970-
author_facet Pereira, Olinda, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Fiorentini, Dario
Grando, Regina Celia
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Miorim, Maria Ângela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Olinda, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Materiais
Tangram
Elementary school
Geometry - Study and teaching
Materials
Tangram
topic Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Materiais
Tangram
Elementary school
Geometry - Study and teaching
Materials
Tangram
description Orientador: Sérgio Apareciddo Lorenzato
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112
PEREIRA, Olinda. A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste: o caso dos materiais manipulativos. 2012. 159 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112
identifier_str_mv PEREIRA, Olinda. A contribuição dos estudos brasileiros para o ensino de geometria no ensino primário em Timor-Leste: o caso dos materiais manipulativos. 2012. 159 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618112. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/867216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189079762337792