Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013 |
Resumo: | Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski |
id |
UNICAMP-30_9a9b1400b81c8ce2ac56aa79dee71d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::993650 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagemSchool architecture, design patterns and learning modalitiesArquitetura escolarProjeto Arquitetônico - MetodologiaAtividades de ensino-aprendizagemPsicologia ambientalSchool architectureProject - SchoolsArchitectural design - MethodologyTeaching and learning activitiesEnvironmental psychologyOrientador: Doris Catharine Cornelie Knatz KowaltowskiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A educação e a sua infraestrutura física fazem parte de um sistema essencial para o desenvolvimento de um país. A arquitetura escolar deve ser um local de estímulo às atividades de ensino e aprendizagem com contribuição para a diversidade dos alunos, criatividade individual e coletiva e troca de conhecimento entre eles e professores. Compreender como este espaço é composto e a sua utilização no dia-a-dia é aspecto importante para entender como as atividades são influenciadas pela arquitetura escolar. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo da configuração espacial de edifícios educacionais. Buscou-se avaliar como a arquitetura destes edifícios ¿ os parâmetros de projeto - influencia as atividades desenvolvidas - modalidades de aprendizagem, e as relações existentes e apropriação do local. Foram realizados estudos de caso em escolas de Ensino Fundamental II localizadas no estado de São Paulo com conformações arquitetônicas diversas. A pesquisa tem caráter exploratório/descritivo, com desenvolvimento de análises tanto qualitativas (observações) como quantitativas (análises por gráficos). O conceito de Behavior Settings de Barker foi a base das observações e mapas comportamentais o método de registro destas. Os parâmetros de projeto de Nair, Fielding e Lackney foram aplicados para registrar questões espaciais. Foram observadas, ainda, a diversidade das modalidades de aprendizagem de Lippman, consideradas essenciais para apoiar uma educação de qualidade, contextualizada e almejada. Os resultados foram estruturados para análises individuais (por escolas e por conceito) e comparativas (entre escolas e conceitos). Dessa forma, foi possível criar um panorama da situação, reiterando, na prática, teorias discutidas nas tendências da arquitetura escolar. Foram feitas análises que discutem e demonstram o impacto da arquitetura das escolas (parâmetros de projeto) nas atividades realizadas em seu interior (modalidades de aprendizagem), especialmente em termos de diversidade destas. A contribuição da pesquisa consiste no avanço da compreensão do vocabulário arquitetônico de projetos educacionais, com desenvolvimento das definições dos conceitos de parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem, bem como sua caracterização de forma gráfica. A criação de ferramentas de auxílio na observação destes conceitos também é fruto deste trabalho. Pesquisas futuras podem aprofundar a análise na percepção dos usuários sobre as relações arquitetura x atividades, procurando compreender a maneira como alunos e professores utilizam os espaços escolares, considerando sua configuração físicaAbstract: Education and its infrastructure are part of one essential system for a country¿s social and economic development. School buildings should be places that stimulate teaching and learning activities, respecting with pupils¿ diversity and individual characters and contributing to collective creativity and the exchange of knowledge between students and teachers. To understand what constitutes such spaces and how they are used on a daily-basis is important to understand how the physical school environment influences teaching and learning activities. The main goal of this study is to develop insights on quality school architecture. Physical elements of these buildings are evaluated, as design patterns and their influence on the activities is measured, as learning modalities. Also the interaction between users (students/students and students/teachers) and between them and the educational spaces is analyzed to assess place appropriation. Case studies are presented. "Ensino Fundamental II" schools with different architectural conformations, in the state of São Paulo are the study objects. The research has an exploratory/descriptive approach, with qualitative (observations) and quantitative (graph analysis) results. The concept of Behavior Settings (Barker) will be used as an observation and mapping method. The design patterns of Nair, Fielding and Lackney were applied to document spatial architectural aspects. The occurrences of the learning modalities of Lippman are considered essential to support a quality education and these are identified. The results were structured through individual (per school and per concept) and comparative (between schools and concepts) analyses. A panorama of the diverse and important educational environments was created to contribute to the debate on tendencies in school architecture. Data analysis discusses and demonstrates the impact of school architecture (design patterns) on activities found in schools (learning modalities), especially in terms of their diversity. Contributions are seen as advancing the comprehension of architectural vocabulary for school building designs, by developing definitions and concepts for design patterns and learning modalities. Priority is given to their graphic descriptions. Tools were created to assist the observations of these concepts. Future research can deepen the analysis on user perception on the relation between architecture and learning activities, seeking to understand the way students and teachers use school environments, and how its physical configuration has specific impactsMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e CidadeFAPESP2016/11479-3[s.n.]Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-Silva, Vanessa Gomes daOrnstein, Sheila WalbeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Larissa Negris de, 1993-20182018-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993650Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T15:27:08Zoai::993650Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-15T15:27:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem School architecture, design patterns and learning modalities |
title |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
spellingShingle |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem Souza, Larissa Negris de, 1993- Arquitetura escolar Projeto Arquitetônico - Metodologia Atividades de ensino-aprendizagem Psicologia ambiental School architecture Project - Schools Architectural design - Methodology Teaching and learning activities Environmental psychology |
title_short |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
title_full |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
title_fullStr |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
title_sort |
Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem |
author |
Souza, Larissa Negris de, 1993- |
author_facet |
Souza, Larissa Negris de, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944- Silva, Vanessa Gomes da Ornstein, Sheila Walbe Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Larissa Negris de, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar Projeto Arquitetônico - Metodologia Atividades de ensino-aprendizagem Psicologia ambiental School architecture Project - Schools Architectural design - Methodology Teaching and learning activities Environmental psychology |
topic |
Arquitetura escolar Projeto Arquitetônico - Metodologia Atividades de ensino-aprendizagem Psicologia ambiental School architecture Project - Schools Architectural design - Methodology Teaching and learning activities Environmental psychology |
description |
Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013 SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993650 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189120564527104 |