Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Larissa Negris de, 1993-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013
Resumo: Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
id UNICAMP-30_9a9b1400b81c8ce2ac56aa79dee71d79
oai_identifier_str oai::993650
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagemSchool architecture, design patterns and learning modalitiesArquitetura escolarProjeto Arquitetônico - MetodologiaAtividades de ensino-aprendizagemPsicologia ambientalSchool architectureProject - SchoolsArchitectural design - MethodologyTeaching and learning activitiesEnvironmental psychologyOrientador: Doris Catharine Cornelie Knatz KowaltowskiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: A educação e a sua infraestrutura física fazem parte de um sistema essencial para o desenvolvimento de um país. A arquitetura escolar deve ser um local de estímulo às atividades de ensino e aprendizagem com contribuição para a diversidade dos alunos, criatividade individual e coletiva e troca de conhecimento entre eles e professores. Compreender como este espaço é composto e a sua utilização no dia-a-dia é aspecto importante para entender como as atividades são influenciadas pela arquitetura escolar. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo da configuração espacial de edifícios educacionais. Buscou-se avaliar como a arquitetura destes edifícios ¿ os parâmetros de projeto - influencia as atividades desenvolvidas - modalidades de aprendizagem, e as relações existentes e apropriação do local. Foram realizados estudos de caso em escolas de Ensino Fundamental II localizadas no estado de São Paulo com conformações arquitetônicas diversas. A pesquisa tem caráter exploratório/descritivo, com desenvolvimento de análises tanto qualitativas (observações) como quantitativas (análises por gráficos). O conceito de Behavior Settings de Barker foi a base das observações e mapas comportamentais o método de registro destas. Os parâmetros de projeto de Nair, Fielding e Lackney foram aplicados para registrar questões espaciais. Foram observadas, ainda, a diversidade das modalidades de aprendizagem de Lippman, consideradas essenciais para apoiar uma educação de qualidade, contextualizada e almejada. Os resultados foram estruturados para análises individuais (por escolas e por conceito) e comparativas (entre escolas e conceitos). Dessa forma, foi possível criar um panorama da situação, reiterando, na prática, teorias discutidas nas tendências da arquitetura escolar. Foram feitas análises que discutem e demonstram o impacto da arquitetura das escolas (parâmetros de projeto) nas atividades realizadas em seu interior (modalidades de aprendizagem), especialmente em termos de diversidade destas. A contribuição da pesquisa consiste no avanço da compreensão do vocabulário arquitetônico de projetos educacionais, com desenvolvimento das definições dos conceitos de parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem, bem como sua caracterização de forma gráfica. A criação de ferramentas de auxílio na observação destes conceitos também é fruto deste trabalho. Pesquisas futuras podem aprofundar a análise na percepção dos usuários sobre as relações arquitetura x atividades, procurando compreender a maneira como alunos e professores utilizam os espaços escolares, considerando sua configuração físicaAbstract: Education and its infrastructure are part of one essential system for a country¿s social and economic development. School buildings should be places that stimulate teaching and learning activities, respecting with pupils¿ diversity and individual characters and contributing to collective creativity and the exchange of knowledge between students and teachers. To understand what constitutes such spaces and how they are used on a daily-basis is important to understand how the physical school environment influences teaching and learning activities. The main goal of this study is to develop insights on quality school architecture. Physical elements of these buildings are evaluated, as design patterns and their influence on the activities is measured, as learning modalities. Also the interaction between users (students/students and students/teachers) and between them and the educational spaces is analyzed to assess place appropriation. Case studies are presented. "Ensino Fundamental II" schools with different architectural conformations, in the state of São Paulo are the study objects. The research has an exploratory/descriptive approach, with qualitative (observations) and quantitative (graph analysis) results. The concept of Behavior Settings (Barker) will be used as an observation and mapping method. The design patterns of Nair, Fielding and Lackney were applied to document spatial architectural aspects. The occurrences of the learning modalities of Lippman are considered essential to support a quality education and these are identified. The results were structured through individual (per school and per concept) and comparative (between schools and concepts) analyses. A panorama of the diverse and important educational environments was created to contribute to the debate on tendencies in school architecture. Data analysis discusses and demonstrates the impact of school architecture (design patterns) on activities found in schools (learning modalities), especially in terms of their diversity. Contributions are seen as advancing the comprehension of architectural vocabulary for school building designs, by developing definitions and concepts for design patterns and learning modalities. Priority is given to their graphic descriptions. Tools were created to assist the observations of these concepts. Future research can deepen the analysis on user perception on the relation between architecture and learning activities, seeking to understand the way students and teachers use school environments, and how its physical configuration has specific impactsMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e CidadeFAPESP2016/11479-3[s.n.]Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-Silva, Vanessa Gomes daOrnstein, Sheila WalbeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Larissa Negris de, 1993-20182018-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993650Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T15:27:08Zoai::993650Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-15T15:27:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
School architecture, design patterns and learning modalities
title Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
spellingShingle Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
Souza, Larissa Negris de, 1993-
Arquitetura escolar
Projeto Arquitetônico - Metodologia
Atividades de ensino-aprendizagem
Psicologia ambiental
School architecture
Project - Schools
Architectural design - Methodology
Teaching and learning activities
Environmental psychology
title_short Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
title_full Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
title_fullStr Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
title_full_unstemmed Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
title_sort Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
author Souza, Larissa Negris de, 1993-
author_facet Souza, Larissa Negris de, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz, 1944-
Silva, Vanessa Gomes da
Ornstein, Sheila Walbe
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Larissa Negris de, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
Projeto Arquitetônico - Metodologia
Atividades de ensino-aprendizagem
Psicologia ambiental
School architecture
Project - Schools
Architectural design - Methodology
Teaching and learning activities
Environmental psychology
topic Arquitetura escolar
Projeto Arquitetônico - Metodologia
Atividades de ensino-aprendizagem
Psicologia ambiental
School architecture
Project - Schools
Architectural design - Methodology
Teaching and learning activities
Environmental psychology
description Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013
SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013
identifier_str_mv SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. 2018. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633013. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993650
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189120564527104