Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789 |
Resumo: | Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval |
id |
UNICAMP-30_9bb462e302e19a7c73d0f7c376591302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1096264 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educaçãoParadigmatic resistances : economics and political sience in the education fieldParadigmas (Ciencias sociais)EconomiaCiência políticaProfessoresVocaçãoHabitus (Sociologia)ParadigmaticEconomicsPolitical ScienceTeachersHabitusVocationOrientador: Salvador Antonio Mireles SandovalTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O intuito dessa pesquisa foi apresentar elementos empíricos que comprovassem a hipótese de haver um paradigma consolidado no campo da educação, com força suficiente para impedir aporte teóricos das áreas da Economia e da Ciência Política em sua versão mainstream. Como esforço secundário, buscou-se apresentar causas, bem como alguns efeitos dessa inflexibilidade paradigmática. Os dados encontrados, tanto empíricos quanto bibliográficos, corroboraram a hipótese de trabalho. De suas causas, destacam-se razões históricas associadas ao entendimento político e filosófico dos intelectuais fundadores do campo, bem como causas institucionais, essas associadas as regras de contratação e manutenção do corpo docente dos programas de pós-graduação na área. Dos desdobramentos principais da inflexibilidade paradigmática, destacam-se a perda de protagonismo dos Educadores, em geral, nas formulações de políticas educacionais do país, bem como uma potencial redução do alcance analítico nos estudos do campo. Os dados que embasaram a pesquisa foram coletados nas plataformas Lattes e Sucupira do CNPq. As conclusões históricas e institucionais apoiaram-se em bibliografia da área, bem como em documentos oficiais. O embasamento teórico central ficou a cargo dos autores Bourdieu (1976) e Kuhn (2007)Abstract: The aim of this research was to present empirical elements proving the hypothesis to the existence of a consolidated paradigm in the field of education, powerful enough to prevent theoretical contribution in the areas of Economics and Political Science in its mainstream version. As a secondary effort, there is an attempt to present causes, as well as certain effects of this paradigmatic inflexibility. The data found, both empirical and bibliographic, support the working hypothesis. Their causes include historical reasons associated with the political and philosophical understanding of the intellectual founders of this field, as well as institutional causes associated with hiring rules and maintenance programs for postgraduate studies in this area. In the main developments of the paradigmatic inflexibility, it outstands the loss of educators¿ role, in general, in the country's educational policy designing, as well as a potential reduction of the analytical reach in field studies. The data that support this research collected on platforms Lattes and Sucupira from CNPq. The historical and institutional conclusions are based on the bibliography in this area, also in official documents. The central theoretical basis was established on the authors Bourdieu (1976) and Kuhn (2007)DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES0[s.n.]Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946-Casali, Alipio Marcio DiasPaulilo, André LuizCoelho, Fernando de SouzaFucidji, José RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCezar, Sillas de Souza, 1976-20192019-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096264Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T16:53:53Zoai::1096264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-17T16:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação Paradigmatic resistances : economics and political sience in the education field |
title |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
spellingShingle |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação Cezar, Sillas de Souza, 1976- Paradigmas (Ciencias sociais) Economia Ciência política Professores Vocação Habitus (Sociologia) Paradigmatic Economics Political Science Teachers Habitus Vocation |
title_short |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
title_full |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
title_fullStr |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
title_full_unstemmed |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
title_sort |
Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação |
author |
Cezar, Sillas de Souza, 1976- |
author_facet |
Cezar, Sillas de Souza, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946- Casali, Alipio Marcio Dias Paulilo, André Luiz Coelho, Fernando de Souza Fucidji, José Ricardo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar, Sillas de Souza, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigmas (Ciencias sociais) Economia Ciência política Professores Vocação Habitus (Sociologia) Paradigmatic Economics Political Science Teachers Habitus Vocation |
topic |
Paradigmas (Ciencias sociais) Economia Ciência política Professores Vocação Habitus (Sociologia) Paradigmatic Economics Political Science Teachers Habitus Vocation |
description |
Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789 CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789 |
identifier_str_mv |
CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096264 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189154109521920 |