Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Sillas de Souza, 1976-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789
Resumo: Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval
id UNICAMP-30_9bb462e302e19a7c73d0f7c376591302
oai_identifier_str oai::1096264
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educaçãoParadigmatic resistances : economics and political sience in the education fieldParadigmas (Ciencias sociais)EconomiaCiência políticaProfessoresVocaçãoHabitus (Sociologia)ParadigmaticEconomicsPolitical ScienceTeachersHabitusVocationOrientador: Salvador Antonio Mireles SandovalTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O intuito dessa pesquisa foi apresentar elementos empíricos que comprovassem a hipótese de haver um paradigma consolidado no campo da educação, com força suficiente para impedir aporte teóricos das áreas da Economia e da Ciência Política em sua versão mainstream. Como esforço secundário, buscou-se apresentar causas, bem como alguns efeitos dessa inflexibilidade paradigmática. Os dados encontrados, tanto empíricos quanto bibliográficos, corroboraram a hipótese de trabalho. De suas causas, destacam-se razões históricas associadas ao entendimento político e filosófico dos intelectuais fundadores do campo, bem como causas institucionais, essas associadas as regras de contratação e manutenção do corpo docente dos programas de pós-graduação na área. Dos desdobramentos principais da inflexibilidade paradigmática, destacam-se a perda de protagonismo dos Educadores, em geral, nas formulações de políticas educacionais do país, bem como uma potencial redução do alcance analítico nos estudos do campo. Os dados que embasaram a pesquisa foram coletados nas plataformas Lattes e Sucupira do CNPq. As conclusões históricas e institucionais apoiaram-se em bibliografia da área, bem como em documentos oficiais. O embasamento teórico central ficou a cargo dos autores Bourdieu (1976) e Kuhn (2007)Abstract: The aim of this research was to present empirical elements proving the hypothesis to the existence of a consolidated paradigm in the field of education, powerful enough to prevent theoretical contribution in the areas of Economics and Political Science in its mainstream version. As a secondary effort, there is an attempt to present causes, as well as certain effects of this paradigmatic inflexibility. The data found, both empirical and bibliographic, support the working hypothesis. Their causes include historical reasons associated with the political and philosophical understanding of the intellectual founders of this field, as well as institutional causes associated with hiring rules and maintenance programs for postgraduate studies in this area. In the main developments of the paradigmatic inflexibility, it outstands the loss of educators¿ role, in general, in the country's educational policy designing, as well as a potential reduction of the analytical reach in field studies. The data that support this research collected on platforms Lattes and Sucupira from CNPq. The historical and institutional conclusions are based on the bibliography in this area, also in official documents. The central theoretical basis was established on the authors Bourdieu (1976) and Kuhn (2007)DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES0[s.n.]Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946-Casali, Alipio Marcio DiasPaulilo, André LuizCoelho, Fernando de SouzaFucidji, José RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCezar, Sillas de Souza, 1976-20192019-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096264Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T16:53:53Zoai::1096264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-17T16:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
Paradigmatic resistances : economics and political sience in the education field
title Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
spellingShingle Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
Cezar, Sillas de Souza, 1976-
Paradigmas (Ciencias sociais)
Economia
Ciência política
Professores
Vocação
Habitus (Sociologia)
Paradigmatic
Economics
Political Science
Teachers
Habitus
Vocation
title_short Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
title_full Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
title_fullStr Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
title_full_unstemmed Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
title_sort Resistências paradigmáticas : economia e ciência política no campo da educação
author Cezar, Sillas de Souza, 1976-
author_facet Cezar, Sillas de Souza, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sandoval, Salvador Antonio Mireles, 1946-
Casali, Alipio Marcio Dias
Paulilo, André Luiz
Coelho, Fernando de Souza
Fucidji, José Ricardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar, Sillas de Souza, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas (Ciencias sociais)
Economia
Ciência política
Professores
Vocação
Habitus (Sociologia)
Paradigmatic
Economics
Political Science
Teachers
Habitus
Vocation
topic Paradigmas (Ciencias sociais)
Economia
Ciência política
Professores
Vocação
Habitus (Sociologia)
Paradigmatic
Economics
Political Science
Teachers
Habitus
Vocation
description Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789
CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789
identifier_str_mv CEZAR, Sillas de Souza. Resistências paradigmáticas: economia e ciência política no campo da educação. 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637789. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096264
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189154109521920