O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bruna Fontenele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Odalice de Castro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45008
Resumo: Há certa mística que encobre as ficções literárias e que se mantém, por vezes, graças à contribuição generosa de seus criadores. “A ninguém reconheço o direito de me conferir louvores”, dissera, certa feita, Nietzsche. Recusando tão cômoda posição, o escritor pernambucano Osman Lins concebeu audacioso estudo ensaístico, intitulado Guerra sem testemunhas (1969), ainda sob o estranho impacto suscitado pela leitura de O que é literatura (1948), de Jean-Paul Sartre. O objetivo de nossa exposição é, portanto, discutir as questões concernentes ao campo literário, tomando por base as linhas argumentativas apresentadas por Osman Lins em seus ensaios. Para tanto, recorreremos às reflexões necessárias de filósofos, de sociólogos e de críticos literários, como Pierre Bourdieu (1996), Antonio Candido (2014), Jean-Paul Sartre (2015) Mario Vargas Llosa (1985) e Gaëtan Picon (1953). Mediante uma leitura crítica e relacionada dessas obras, discutiremos e investigaremos as condições que conferem valor à obra de arte. Resultou de nosso estudo a percepção de que a obra de arte é uma illusio, um fetiche permeado por crenças que não invalidam o jogo de fruição e de aprendizado. Concluímos que, em contrapartida a outros campos de poder, no campo literário, as contestações às regras de legitimação do escritor são absolutamente triviais e a submissão às demandas correntes poderá significar ao pretendente, quer dizer, ao novo escritor, o completo desprestígio.
id UFC-7_e84679a52ae9e202deab95e66ca74b31
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45008
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.VocaçãoLegitimidadeHabitusHá certa mística que encobre as ficções literárias e que se mantém, por vezes, graças à contribuição generosa de seus criadores. “A ninguém reconheço o direito de me conferir louvores”, dissera, certa feita, Nietzsche. Recusando tão cômoda posição, o escritor pernambucano Osman Lins concebeu audacioso estudo ensaístico, intitulado Guerra sem testemunhas (1969), ainda sob o estranho impacto suscitado pela leitura de O que é literatura (1948), de Jean-Paul Sartre. O objetivo de nossa exposição é, portanto, discutir as questões concernentes ao campo literário, tomando por base as linhas argumentativas apresentadas por Osman Lins em seus ensaios. Para tanto, recorreremos às reflexões necessárias de filósofos, de sociólogos e de críticos literários, como Pierre Bourdieu (1996), Antonio Candido (2014), Jean-Paul Sartre (2015) Mario Vargas Llosa (1985) e Gaëtan Picon (1953). Mediante uma leitura crítica e relacionada dessas obras, discutiremos e investigaremos as condições que conferem valor à obra de arte. Resultou de nosso estudo a percepção de que a obra de arte é uma illusio, um fetiche permeado por crenças que não invalidam o jogo de fruição e de aprendizado. Concluímos que, em contrapartida a outros campos de poder, no campo literário, as contestações às regras de legitimação do escritor são absolutamente triviais e a submissão às demandas correntes poderá significar ao pretendente, quer dizer, ao novo escritor, o completo desprestígio.Universidade Federal do Ceará2019-08-22T12:08:15Z2019-08-22T12:08:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45008Nunes, Bruna FonteneleSilva, Odalice de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:24:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45008Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:15.361435Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
title O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
spellingShingle O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
Nunes, Bruna Fontenele
Vocação
Legitimidade
Habitus
title_short O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
title_full O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
title_fullStr O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
title_full_unstemmed O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
title_sort O escritor numa Casca de Noz: o poder e o campo literário.
author Nunes, Bruna Fontenele
author_facet Nunes, Bruna Fontenele
Silva, Odalice de Castro
author_role author
author2 Silva, Odalice de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Bruna Fontenele
Silva, Odalice de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Vocação
Legitimidade
Habitus
topic Vocação
Legitimidade
Habitus
description Há certa mística que encobre as ficções literárias e que se mantém, por vezes, graças à contribuição generosa de seus criadores. “A ninguém reconheço o direito de me conferir louvores”, dissera, certa feita, Nietzsche. Recusando tão cômoda posição, o escritor pernambucano Osman Lins concebeu audacioso estudo ensaístico, intitulado Guerra sem testemunhas (1969), ainda sob o estranho impacto suscitado pela leitura de O que é literatura (1948), de Jean-Paul Sartre. O objetivo de nossa exposição é, portanto, discutir as questões concernentes ao campo literário, tomando por base as linhas argumentativas apresentadas por Osman Lins em seus ensaios. Para tanto, recorreremos às reflexões necessárias de filósofos, de sociólogos e de críticos literários, como Pierre Bourdieu (1996), Antonio Candido (2014), Jean-Paul Sartre (2015) Mario Vargas Llosa (1985) e Gaëtan Picon (1953). Mediante uma leitura crítica e relacionada dessas obras, discutiremos e investigaremos as condições que conferem valor à obra de arte. Resultou de nosso estudo a percepção de que a obra de arte é uma illusio, um fetiche permeado por crenças que não invalidam o jogo de fruição e de aprendizado. Concluímos que, em contrapartida a outros campos de poder, no campo literário, as contestações às regras de legitimação do escritor são absolutamente triviais e a submissão às demandas correntes poderá significar ao pretendente, quer dizer, ao novo escritor, o completo desprestígio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-22T12:08:15Z
2019-08-22T12:08:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45008
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028789485043712