Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_9ca9da2b2914089ceab6a973c0dfb079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::359456 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de praticaSão Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - HistóriaEducação matemáticaEducação matematica - História - São Paulo (Estado)História oralMathematics educationMathematics education - History - São Paulo (State)Oral historyInstitutional historyOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo dar continuidade à nossa dissertação de mestrado que culminou por influenciar diretamente nossos anseios em relação a algumas questões, já presentes naquele contexto trabalhado. Entre essas, as mais evidentes foram não só a constituição de um órgão estatal denominado Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, como também a formação e atuação da equipe de Matemática dentro da CENP, de forma a iluminar determinados aspectos que transformaram significativamente conteúdos disciplinares e condutas profissionais na prática social do ensino de Matemática escolar. Para realizar nossa investigação, constituímos e analisamos registros textuais de fontes orais na forma de depoimentos de professores que formaram a equipe de Matemática, como também dos coordenadores da instituição além de outros tipos de fontes orais ou escritasAbstract: The objective of this study was to continue the research begun in our masters thesis, which culminated in having a direct influence on our disquietude regarding some questions already present in that contexto Among them, the most evident were not only the constitution of an entity called the Coordination of Teaching and Pedagogical Norms (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas - CENP), pertaining to the Secretary of Education of the State of São Paulo, but also the formation and actions of the mathematics team with the CENP in such a way as to shed light on certain aspects that significant1y transformed the course contents and professional conduct in the social practice of mathematics teaching in the schools. To carry out our research, we constituted and analyzed textual records of oral sources in the form of depositions of teachers who composed the mathematics team, as well as coordinators of the institution, in addition to other types of oral and written sourcesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Moraes, Lafayette deVianna, Carloso RobertoGamica, Antonio Vicente MarafiotiMiorim, Maria ÂngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Gilda Lucia Delgado20052005-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359456porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:28Zoai::359456Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
title |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
spellingShingle |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica Souza, Gilda Lucia Delgado São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História Educação matemática Educação matematica - História - São Paulo (Estado) História oral Mathematics education Mathematics education - History - São Paulo (State) Oral history Institutional history |
title_short |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
title_full |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
title_fullStr |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
title_full_unstemmed |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
title_sort |
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica |
author |
Souza, Gilda Lucia Delgado |
author_facet |
Souza, Gilda Lucia Delgado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Moraes, Lafayette de Vianna, Carloso Roberto Gamica, Antonio Vicente Marafioti Miorim, Maria Ângela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gilda Lucia Delgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História Educação matemática Educação matematica - História - São Paulo (Estado) História oral Mathematics education Mathematics education - History - São Paulo (State) Oral history Institutional history |
topic |
São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História Educação matemática Educação matematica - História - São Paulo (Estado) História oral Mathematics education Mathematics education - History - São Paulo (State) Oral history Institutional history |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-08-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406 SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 2v. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188933527928832 |