Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gilda Lucia Delgado
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_9ca9da2b2914089ceab6a973c0dfb079
oai_identifier_str oai::359456
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de praticaSão Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - HistóriaEducação matemáticaEducação matematica - História - São Paulo (Estado)História oralMathematics educationMathematics education - History - São Paulo (State)Oral historyInstitutional historyOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo dar continuidade à nossa dissertação de mestrado que culminou por influenciar diretamente nossos anseios em relação a algumas questões, já presentes naquele contexto trabalhado. Entre essas, as mais evidentes foram não só a constituição de um órgão estatal denominado Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, como também a formação e atuação da equipe de Matemática dentro da CENP, de forma a iluminar determinados aspectos que transformaram significativamente conteúdos disciplinares e condutas profissionais na prática social do ensino de Matemática escolar. Para realizar nossa investigação, constituímos e analisamos registros textuais de fontes orais na forma de depoimentos de professores que formaram a equipe de Matemática, como também dos coordenadores da instituição além de outros tipos de fontes orais ou escritasAbstract: The objective of this study was to continue the research begun in our masters thesis, which culminated in having a direct influence on our disquietude regarding some questions already present in that contexto Among them, the most evident were not only the constitution of an entity called the Coordination of Teaching and Pedagogical Norms (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas - CENP), pertaining to the Secretary of Education of the State of São Paulo, but also the formation and actions of the mathematics team with the CENP in such a way as to shed light on certain aspects that significant1y transformed the course contents and professional conduct in the social practice of mathematics teaching in the schools. To carry out our research, we constituted and analyzed textual records of oral sources in the form of depositions of teachers who composed the mathematics team, as well as coordinators of the institution, in addition to other types of oral and written sourcesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Moraes, Lafayette deVianna, Carloso RobertoGamica, Antonio Vicente MarafiotiMiorim, Maria ÂngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Gilda Lucia Delgado20052005-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359456porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:28Zoai::359456Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
title Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
spellingShingle Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
Souza, Gilda Lucia Delgado
São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História
Educação matemática
Educação matematica - História - São Paulo (Estado)
História oral
Mathematics education
Mathematics education - History - São Paulo (State)
Oral history
Institutional history
title_short Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
title_full Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
title_fullStr Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
title_full_unstemmed Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
title_sort Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
author Souza, Gilda Lucia Delgado
author_facet Souza, Gilda Lucia Delgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Moraes, Lafayette de
Vianna, Carloso Roberto
Gamica, Antonio Vicente Marafioti
Miorim, Maria Ângela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gilda Lucia Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História
Educação matemática
Educação matematica - História - São Paulo (Estado)
História oral
Mathematics education
Mathematics education - History - São Paulo (State)
Oral history
Institutional history
topic São Paulo (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagogicas - História
Educação matemática
Educação matematica - História - São Paulo (Estado)
História oral
Mathematics education
Mathematics education - History - São Paulo (State)
Oral history
Institutional history
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406
SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOUZA, Gilda Lucia Delgado. Educação matematica na CENP: um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188933527928832