Crianças, professoras e cartografias de suas relações com materialidades midiáticas na educação infantil : por uma pedagogia que traz vida às "coisas"
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2934 |
Resumo: | Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins |
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Crianças, professoras e cartografias de suas relações com materialidades midiáticas na educação infantil : por uma pedagogia que traz vida às "coisas"Children, teachers and cartographies of their relations with media materialities in early childhood education : for a pedagogy that brings life to "things"MaterialidadeMídiaInfânciaAgênciaEducação infantilMaterialityMediaChildhoodAgencyEarly Childhood EducationOrientador: Heloísa Andreia de Matos LinsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese teve por objetivo geral compreender como se dão as relações com materialidades midiáticas no cotidiano da Educação Infantil, considerando vozes e agências cartografadas nos encontros com vinte e oito crianças e três professoras que frequentavam um CEMEI, localizado na cidade de São Carlos, município do interior paulista, Brasil. Assumiu-se a cartografia, de concepção deleuzo-guattariana, que do ponto de vista teórico-metodológico colocou em relevo as principais linhas de forças que estão emaranhadas às agências que se expandem entre as relações das crianças e professoras com (i)materialidades. Neste trajeto analítico, conversas, teorias e narrativas gráficas sobre mídias foram colocadas em evidências nos encontros com aquelas crianças e professoras. Desse modo, com contribuições do pensamento pós-humanista, ressaltou-se que as relações são essenciais quando se compreende que elas não estão conectadas em uma rede, mas em uma malha de linhas e fluxos emaranhados. Defendeu-se por meio de uma compreensão não antropocentrada e não adultocêntrica que outros-novos olhares sobre a noção de materialidade se tornem emergentes, enfatizando a perspectiva por uma pedagogia que traz vida às "coisas" (humanas/ não-humanas). Portanto, a partir de um giro conceitual, nesta pesquisa de inspiração cartográfica, foram discutidas implicações para o campo pedagógico e para os Estudos da Infância, ao confrontar uma racionalidade instrumental do conhecimento, pois se entende que são urgentes outras lentes teórico-metodológicas que possibilitem mudanças no modo de perceber as relações entre todas as "coisas" (i)materiais e a formação das criançasAbstract: This thesis had the general objective of understanding how the relationships with media materialities occur in the daily life of Early Childhood Education, considering voices and agencies mapped in the meetings with twenty-eight children and three teachers who attended a CEMEI, located in the city of São Carlos, municipality in the interior of São Paulo, Brazil. Cartography was assumed, with a deleuzo-guattariana conception, which, from a theoretical-methodological point of view, highlighted the main lines of forces that are entangled in the agencies that expand between the relationships of children and teachers with (i)materialities. In this analytical path, conversations, theories and graphic narratives about media were put in evidence in the meetings with those children and teachers. In this way, with contributions from post-humanist thought, it was emphasized that relationships are essential when it is understood that they are not connected in a network, but in a mesh of tangled lines and flows. It was defended through a non-anthropocentric and non-adult-centric understanding that other-new perspectives on the notion of materiality become emergent, emphasizing the perspective for a pedagogy that brings life to "things" (human/non-human). Therefore, starting from a conceptual turn, in this cartographic-inspired research, implications for the pedagogical field and for Childhood Studies were discussed, when confronting an instrumental rationality of knowledge, as it is understood that other theoretical-methodological lenses are urgently needed to enable changes in the way of perceiving the relationships between all "things" (i)materials and the formation of childrenDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-Koyama, Adriana CarvalhoFernandes, Adriana HoffmannAnjos, Cleriston Izidro dosRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Taís Aparecida de, 1989-20212021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2934MOURA, Taís Aparecida de. Crianças, professoras e cartografias de suas relações com materialidades midiáticas na educação infantil: por uma pedagogia que traz vida às "coisas". 2021. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2934. 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