Investigação do impacto da recarga de veículos elétricos na qualidade de energia de redes de distribuição de energia elétrica via análise de dados de medição
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641044 |
Resumo: | Orientadores: Fernanda Caseño Trindade Arioli, Ricardo Torquato Borges |
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Investigação do impacto da recarga de veículos elétricos na qualidade de energia de redes de distribuição de energia elétrica via análise de dados de mediçãoResearch of the impact of electric vehicles' recharging in the power quality of electricity distribution networks through the analysis of measured dataVeículos elétricos - Abastecimento de energiaVeículos elétricosSistemas de energia elétrica - Controle de qualidadeElectric vehicle - ChargingElectric vehicleElectric energy sistems - Quality controlOrientadores: Fernanda Caseño Trindade Arioli, Ricardo Torquato BorgesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: O crescente interesse pela redução da emissão de gases poluentes, redução dos custos das baterias, diminuição da dependência do petróleo, e incentivos governamentais têm elevado o número de veículos elétricos (VEs) presentes nas ruas de diversos países (China, Estados Unidos, Noruega, Holanda etc.), muitos dos quais possuem baterias recarregáveis via dispositivos conectados nas redes de distribuição de energia. Esta possível inserção de VEs nas redes de distribuição de energia cria incerteza e receio acerca dos potenciais impactos técnicos provocados pelos mesmos. Torna-se, então, necessário a análise detalhada dos impactos da conexão de tais cargas para que possam ser acomodadas sem causar degradação da operação e da qualidade de energia dos sistemas de distribuição de energia elétrica. Embora diversos estudos tenham investigado estes impactos, maior parte deles consiste em análises baseadas puramente em simulações computacionais. Ainda existe um hiato de análises utilizando medições de campo. Neste contexto, este projeto de mestrado visa conduzir uma análise extensiva dos impactos da recarga de veículos elétricos (VEs) na qualidade de energia de redes de distribuição de energia elétrica utilizando grande variedade de dados de medição coletados durante a recarga de múltiplos VEs comerciais. São avaliadas recargas lentas e rápidas, a partir de eletropostos públicos e privados (residenciais), monofásicos, bifásicos e trifásicos instalados na rede de distribuição de uma concessionária do estado de São Paulo. Os impactos técnicos avaliados são o impacto dos VEs na demanda do consumidor, magnitude de tensão, desequilíbrio de tensão, e frequência de operação da rede. Dentre eles, as medições indicam que o impacto mais significativo ocorre na magnitude de tensão. Os resultados e discussões apresentados neste estudo permitem que a concessionária seja capaz de antecipar potenciais riscos de violações nos limites operativos de sua rede e, com isso, adaptar seus procedimentos de planejamento de redes para que tais violações sejam evitadas.Abstract: The growing interest in the reduction of air pollution and oil dependency, along with the reduction of battery costs and governmental incentives has increased the number of electric vehicles (EVs) on the streets of multiple countries (China, United States, Norway, Netherlands etc.). Most of these EVs have batteries that can be recharged through devices connected the electric distribution systems. This penetration of EVs on electric distribution systems creates uncertainties and concern with respect to their potential technical impacts on the system. Thus, investigate in detail what are the impacts of their connection so that these new loads can be accommodated without deteriorating the operation and the power quality of the electric distribution systems. Even though many studies have already investigated these impacts, most of them consist in analyses based solely on computer simulations. There is still a lack of investigations based on field measurements. In this context, this M.Sc. project conducts an extensive investigation of the impacts of EV charging on the power quality of electric distribution systems by using a wide variety of measurements collect during the recharge of multiple commercial EVs. This study analyzes slow and fast charges, on public and private (residential), single-phase, two-phase and three-phase charging stations connected to the distribution system of an utility from São Paulo state. The technical impacts that are investigated are the impact of EV charging on customer demand, voltage magnitude, voltage unbalance and system frequency. Among them, measurements indicate the main impact occurs on voltage magnitude. Results and discussions presented in this study enable the utility to anticipate potential risks of violating the operating limits of their systems and, with such information, to adapt their system planning procedures so that these violations can be avoided.MestradoEnergia ElétricaMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Arioli, Fernanda Caseño Trindade, 1984-Borges, Ricardo Torquato, 1989-Almeida, Madson Cortes deRossi, Jose Antonio DonizeteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Wendell William, 1988-20212021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 84 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641044TEIXEIRA, Wendell William. Investigação do impacto da recarga de veículos elétricos na qualidade de energia de redes de distribuição de energia elétrica via análise de dados de medição . 2021. 1 recurso online ( 84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641044. 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