A reforma da instrução pública de 1892 : conflitos e disputas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624486 |
Resumo: | Orientador: Jose Luís Sanfelice |
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A reforma da instrução pública de 1892 : conflitos e disputasThe reform of São Paulo's 1892 public instruction : conflicts and disputesEducação - BrasilEducação - História - Séc. XIXReforma do ensinoEducação pública - São Paulo (Estado) - História - Séc. XIXAssociation Paulista TeachersHistory of educationEducation - History - 19th centuryEducational reformPublic education - São Paulo (State) - History - 19th centuryGrêmio de Professores da Escola NormalOrientador: Jose Luís SanfeliceTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A educação escolarizada assume certa centralidade nos debates políticos ocorridos no final do século XIX no Brasil, alcançando uma grande relevância social. Neste contexto se inscreve a primeira reforma da instrução pública paulista (1892). Projeto bastante auspicioso à época, expressou o desejo dos republicanos de estender a escolarização formal às massas populares, instituindo a obrigatoriedade do ensino primário. A profissionalização do corpo docente, a racionalização do tempo, a instituição do ensino graduado, simultâneo e do método intuitivo, os edifícios construídos para os primeiros grupos escolares e a aquisição de materiais didáticos inovadores foram considerados símbolos de modernização do ensino e de propaganda da jovem República. Esta tese tem como objetivo analisar a primeira reforma da instrução pública paulista a partir de uma revisão problematizadora e crítica da historiografia que se dedicou a compreendê-la. Esta historiografia concebe, em grande medida, o projeto reformador como resultado de um consenso entre o Estado e uma elite intelectual e política, no qual não se veem presentes os matizes e as visões de mundo que lhe conformaram. Concentra-se, portanto, nos debates travados em 1891, procurando compreender o seu significado naquele momento histórico, as concepções de educação incorporadas, bem como aquelas abandonadas, tendo em vista as disputas políticas do momento, especialmente as que ocorreram no Partido Republicano Paulista e que, por sua vez, influenciaram sobremaneira os rumos traçados para a reforma do ensinoAbstract: School-based education becomes central in the political debates that took place in Brazil in the late nineteenth century, reaching out great social relevance. It was in this context that the First Reform of São Paulo¿s Public Instruction (1892) occurs. A very promising project at the time, the 1892 reform expressed the wishes of local republicans to provide formal education to the popular masses, making primary education compulsory. The professionalization of teachers, the rationalization of time, the institution of a graduated-based, simultaneous, and intuitive scholar system, the buildings built for the first schools¿ groups, and the acquisition of innovative materials for the schools were considered symbols of modernity in teaching and of propaganda of the recently established Brazilian Republic. This PhD thesis aims at analyzing the First Reform of São Paulo¿s Public Instruction through a critical assessment of the literature focused on understanding her. In general, this literature takes the reformist project as a result of a consensus reached between the São Paulo State Government and a political and intellectual elite, without taking into consideration the worldview that shaped the minds of the actors involved. This thesis emphasizes, therefore, the debates that took place in 1891, attempting to understand its meaning at that particular historical context, the conceptions of teaching incorporated by the actors, as well as those that had been abandoned by the political disputes of the time, particularly those that took place inside the São Paulo¿s Republican Party (Partido Republicano Paulista, PRP), and that, by its turn, have greatly influenced the paths drawn for the Reform of the Public InstructionDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Monarcha, Carlos Roberto da SilvaAndreotti, Azilde LinaCastanho, Sérgio Eduardo MontesPaulilo, André LuizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGodoi, Lidiany Cristina de Oliveira, 1979-20142014-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1624486GODOI, Lidiany Cristina de Oliveira. A reforma da instrução pública de 1892: conflitos e disputas. 2014. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624486. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/941868porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:34:10Zoai::941868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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