Simulação computacional de um avião agrícola não tripulado de pulverização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639548 |
Resumo: | Orientador: Kamal Abdel Radi Ismail |
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Simulação computacional de um avião agrícola não tripulado de pulverizaçãoComputational simulation of an unmanned agricultural spray aircraftAerodinâmicaDroneAgrotóxicosAerodynamicsPilotless aircraftPesticidesOrientador: Kamal Abdel Radi IsmailTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho visou o projeto aerodinâmico de um veículo aéreo não tripulado de pulverização agrícola. Para tanto, utilizou-se o método da malha de vórtices para se calcular o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto induzido da asa e cauda, juntamente com o método dos painéis para se calcular os mesmos coeficientes para a fuselagem. A partir desses coeficientes, foram determinados os parâmetros de projeto da aeronave, como eficiência aerodinâmica máxima, carregamento da asa, fator de eficiência de Oswald, coeficiente de arrasto de sustentação zero, razão máxima de empuxo pelo peso, razão máxima de subida, razão de área molhada pela superfície de referência e fator de carga máximo. Após uma série de iterações em um algoritmo computacional, traçou-se a geometria da aeronave, determinando, assim, os seus parâmetros de desempenho, como alcance, autonomia, teto absoluto, teto de serviço, velocidade de estol e velocidade máxima. Contudo, definiu-se que a aeronave deve operar em uma área quadrática de um hectare. O resultado da simulação computacional permitiu identificar uma aeronave adequada a sua aplicação quanto aos quesitos de seu desempenho visando segurança e confiabilidade de sua concepção aerodinâmicaAbstract: This work aimed the unmanned aerial vehicle aerodynamic design for agricultural pulverization. The vortex lattice method was used to calculate the lift coefficient and the drag coefficient of the wing and tail, the panel method was applied to calculate the same coefficients for the fuselage. So, the aircraft design parameters were determined, such as maximum aerodynamic efficiency, wing loading, Oswald efficiency factor, drag coefficient of zero lift, maximum thrust by weight ratio, maximum rate of climb, and other ones. After a series of iterations in a computational algorithm, the geometry of the aircraft was traced, thus determining its performance parameters. However, it was defined that the aircraft should operate in a quadratic area of one hectare. The results of computational simulation showed an aircraft adequate to its application in terms of its performance and aiming safety and reliability of its designDoutoradoTérmica e FluídosDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Ismail, Kamal Abdel Radi, 1940-Dal Fabbro, Inacio MariaScalon, Vicente LuizCatalano, Fernando MartiniBelo, Eduardo MorgadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, João Carlos Teles Ribeiro da, 1985-20192019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 203 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639548SILVA, João Carlos Teles Ribeiro da. Simulação computacional de um avião agrícola não tripulado de pulverização. 2019. 1 recurso online ( 203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639548. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149006Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-01T16:22:10Zoai::1149006Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-01T16:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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