Improvisação Livre : um estudo etnográfico sobre a música que não se repete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637848 |
Resumo: | Orientadores: Manuel Silveira Falleiros, Suzel Ana Reily |
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Improvisação Livre : um estudo etnográfico sobre a música que não se repeteFree Improvisation : an ethnographic study on the music that does not repeatImprovisação (Música)EtnomusicologiaMusicar localInteligência coletivaImprovisation (Music)EthnomusicologyLocal musickingSwarm intelligenceOrientadores: Manuel Silveira Falleiros, Suzel Ana ReilyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Caracterizada pela intensificação do presente, a não adequação a estilos e pela construção interativa, a improvisação livre, um fazer musical contemporâneo, colaborativo e descentralizador, vem cada vez mais alcançando relevância como campo de pesquisa. A criação musical coletiva em tempo real, supostamente sem rígidos acordos prévios comumente presentes em manifestações musicais ocidentais, nos instiga a questionar: quais seriam então as estruturas que garantiriam a estabilização deste fazer musical? Ao nos municiarmos para a investigação acerca deste questionamento, vislumbramos uma aproximação entre um fazer musical de características efêmeras, subsidiado pela interatividade criativa em tempo real, e uma ciência investigativa abrangente que privilegia aspectos sociais e culturais do fazer musical. Através da metodologia etnográfica associada à abordagem contemporânea da etnomusicologia elegemos os grupos Orquestra Errante, sediada na USP (Universidade de São Paulo) e Coletivo Improvisado, vinculado a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) com o intuito de identificar e compreender os processos sociais inerentes a estes contextos. Como arcabouço teórico nos valemos principalmente dos conceitos de "musicar" (musicking) de Christopher Small e "inteligência gerada por enxameamento" (swarm intelligence) de Eric Bonabeau, termos os quais acreditamos se aproximarem das dinâmicas possíveis de serem observadas no âmbito da prática da improvisação livre. A partir da observação participativa pudemos angariar elementos que nos possibilitaram descrever os contextos sociais, assim como as dinâmicas interativas desenvolvidas por estes grupos. Nosso estudo pôde constatar que embora os grupos investigados possam originariamente se dedicar a mesma prática musical, a improvisação livre, ao longo de suas atividades desempenham atividades musicais e sociais de características distintasAbstract: Characterized by the intensification of the present, non-adaptation to styles and by interactive construction, free improvisation, a contemporary, collaborative and decentralizing music making, is increasingly reaching relevance as a field of research. Real-time collective music creation, supposedly without rigid prior agreements commonly found in Western musical manifestations, instigates us to question: what would be the structures that would ensure the stabilization of this music making? As we search for this questioning, we envisage an approximation between a musical performance of ephemeral characteristics, subsidized by real-time creative interactivity, and a comprehensive investigative science that privileges social and cultural aspects of music making. Through the ethnographic methodology associated with the contemporary approach of ethnomusicology, we chose Orquestra Errante, based at USP (University of Sao Paulo) and Coletivo Improvisado, related to UNICAMP (State University of Campinas), in order to identify and understand the social processes inherent to these contexts. As a theoretical framework, we mainly use Christopher Small's musicking and Eric Bonabeau's swarm intelligence concepts, terms that we believe are related to the dynamics that can be observed in the ambit of the practice of free improvisation. From the participatory observation point of view, we were able to gather elements that allowed us to describe the social contexts, as well as the interactive dynamics developed by these groups. Our study could verify that although the groups investigated can originally dedicate themselves to the same musical practice, free improvisation, throughout their activities they perform musical and social activities of different characteristicsMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em MúsicaCAPES88887.286827/2018-00[s.n.]Falleiros, Manuel Silveira, 1979-Reily, Suzel Ana, 1955-Costa, Rogerio Luiz MoraesAlmeida, Alexandre ZamithUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreira, Cássio Antônio, 1969-20192019-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637848MOREIRA, Cássio Antônio. Improvisação Livre: um estudo etnográfico sobre a música que não se repete. 2019. 1 recurso online (132 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637848. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096892Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-15T17:22:20Zoai::1096892Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-15T17:22:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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