História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andresa Martins, 1985-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479
Resumo: Orientador: José Alves de Freitas Neto
id UNICAMP-30_9f15a3fd421b733f936af6004f2fb74b
oai_identifier_str oai::1248564
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)History in multiple questions : teaching, historiography and the Unicamp entrance exam (1987-2019)Comissão Permanente para os Vestibulares da UnicampUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibularCurrículosHistória - Estudo e ensinoEnsino superiorUniversidade Estadual de Campinas - Entrance examCurriculaHistory - Study and teachingHigher educationOrientador: José Alves de Freitas NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O presente trabalho busca contribuir na discussão a respeito da relação existente entre os departamentos de História das universidades públicas, seus vestibulares e as grades curriculares do ensino médio. Para tanto, pretende-se refletir sobre o lugar do ensino de História na montagem dos currículos, estando o vestibular também na disputa por pautar o que é ensinado nas escolas. As diretrizes curriculares oficiais para o ensino de história nas escolas públicas do Estado de São Paulo nortearam o olhar para Vestibular Unicamp (VU), cuja análise buscou examinar possibilidades de estabelecer paralelos entre a universidade e a sala de aula. O objeto de pesquisa são os conhecimentos cobrados nas provas de História dos exames vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), elaborados pela Comissão Permanente para Concursos Vestibulares (Comvest). As fontes históricas analisadas foram, principalmente, os programas de História – publicados anualmente nos manuais destinados aos candidatos – e as questões da prova de História dos exames, elaboradas para as primeiras e segundas fases nesses 32 anos do concurso vestibular. Utilizamos do ponto de vista metodológico, instrumentos analíticos capazes de nos ajudar com dados quantitativos, associando-os às abordagens qualitativas próprias do ofício do historiador. Além da análise de todas estas camadas, o presente trabalho busca identificar se, e de que forma o Vestibular Unicamp pode ter uma função de dar vozes a sujeitos silenciados na história e ter um papel no processo de democratização do acesso ao ensino superiorAbstract: The present work aims to contribute to the discussion about the relationship between the History departments of public universities, their entrance exams and the high school curriculum. Therefore, it is intended to reflect on the place of History teaching in the assembly of curricula, with the entrance exam also in the dispute to guide what is taught in schools. The official curriculum guidelines for the teaching of history in public schools in the State of São Paulo guided the look at Vestibular Unicamp (Unicamp entrance exam) whose analysis sought to examine possibilities of establishing parallels between the university and the classroom. The research object is the knowledge collected in the History tests of the entrance exams of the State University of Campinas (Unicamp), prepared by the Permanent Commission for Entrance Exams (Comissão Permanente para Concursos Vestibulares - Comvest). The historical sources analyzed were, mainly, the History programs – published annually in the manuals intended for candidates – and the questions of the History test of the exams, prepared for the first and second phases in these 32 years of the entrance exam. From a methodological point of view, we use analytical instruments capable of helping us with quantitative data, associating them with the qualitative approaches typical of the historian's profession. In addition to the analysis of all these layers, the present work pursues to identify if, and in what way, the Vestibular Unicamp can have a function of giving voices to subjects silenced in history and have a role in the process of democratization of access to higher educationDoutoradoPolítica, Memória e CidadeDoutora em HistóriaCAPES140208/2018-6[s.n.]Freitas Neto, José Alves de, 1971-Carvalho, Aline Vieira deFernandes, Antonia Terra de CalazansSalvadori, Maria Angela BorgesMendonça, Márcia Rodrigues de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Andresa Martins, 1985-20222022-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (337 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248564Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T14:26:51Zoai::1248564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-01T14:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
History in multiple questions : teaching, historiography and the Unicamp entrance exam (1987-2019)
title História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
spellingShingle História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
Rodrigues, Andresa Martins, 1985-
Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular
Currículos
História - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam
Curricula
History - Study and teaching
Higher education
title_short História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
title_full História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
title_fullStr História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
title_full_unstemmed História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
title_sort História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
author Rodrigues, Andresa Martins, 1985-
author_facet Rodrigues, Andresa Martins, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas Neto, José Alves de, 1971-
Carvalho, Aline Vieira de
Fernandes, Antonia Terra de Calazans
Salvadori, Maria Angela Borges
Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andresa Martins, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular
Currículos
História - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam
Curricula
History - Study and teaching
Higher education
topic Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular
Currículos
História - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam
Curricula
History - Study and teaching
Higher education
description Orientador: José Alves de Freitas Neto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479
RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479
identifier_str_mv RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248564
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (337 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189183994986496