História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479 |
Resumo: | Orientador: José Alves de Freitas Neto |
id |
UNICAMP-30_9f15a3fd421b733f936af6004f2fb74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1248564 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019)History in multiple questions : teaching, historiography and the Unicamp entrance exam (1987-2019)Comissão Permanente para os Vestibulares da UnicampUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibularCurrículosHistória - Estudo e ensinoEnsino superiorUniversidade Estadual de Campinas - Entrance examCurriculaHistory - Study and teachingHigher educationOrientador: José Alves de Freitas NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O presente trabalho busca contribuir na discussão a respeito da relação existente entre os departamentos de História das universidades públicas, seus vestibulares e as grades curriculares do ensino médio. Para tanto, pretende-se refletir sobre o lugar do ensino de História na montagem dos currículos, estando o vestibular também na disputa por pautar o que é ensinado nas escolas. As diretrizes curriculares oficiais para o ensino de história nas escolas públicas do Estado de São Paulo nortearam o olhar para Vestibular Unicamp (VU), cuja análise buscou examinar possibilidades de estabelecer paralelos entre a universidade e a sala de aula. O objeto de pesquisa são os conhecimentos cobrados nas provas de História dos exames vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), elaborados pela Comissão Permanente para Concursos Vestibulares (Comvest). As fontes históricas analisadas foram, principalmente, os programas de História – publicados anualmente nos manuais destinados aos candidatos – e as questões da prova de História dos exames, elaboradas para as primeiras e segundas fases nesses 32 anos do concurso vestibular. Utilizamos do ponto de vista metodológico, instrumentos analíticos capazes de nos ajudar com dados quantitativos, associando-os às abordagens qualitativas próprias do ofício do historiador. Além da análise de todas estas camadas, o presente trabalho busca identificar se, e de que forma o Vestibular Unicamp pode ter uma função de dar vozes a sujeitos silenciados na história e ter um papel no processo de democratização do acesso ao ensino superiorAbstract: The present work aims to contribute to the discussion about the relationship between the History departments of public universities, their entrance exams and the high school curriculum. Therefore, it is intended to reflect on the place of History teaching in the assembly of curricula, with the entrance exam also in the dispute to guide what is taught in schools. The official curriculum guidelines for the teaching of history in public schools in the State of São Paulo guided the look at Vestibular Unicamp (Unicamp entrance exam) whose analysis sought to examine possibilities of establishing parallels between the university and the classroom. The research object is the knowledge collected in the History tests of the entrance exams of the State University of Campinas (Unicamp), prepared by the Permanent Commission for Entrance Exams (Comissão Permanente para Concursos Vestibulares - Comvest). The historical sources analyzed were, mainly, the History programs – published annually in the manuals intended for candidates – and the questions of the History test of the exams, prepared for the first and second phases in these 32 years of the entrance exam. From a methodological point of view, we use analytical instruments capable of helping us with quantitative data, associating them with the qualitative approaches typical of the historian's profession. In addition to the analysis of all these layers, the present work pursues to identify if, and in what way, the Vestibular Unicamp can have a function of giving voices to subjects silenced in history and have a role in the process of democratization of access to higher educationDoutoradoPolítica, Memória e CidadeDoutora em HistóriaCAPES140208/2018-6[s.n.]Freitas Neto, José Alves de, 1971-Carvalho, Aline Vieira deFernandes, Antonia Terra de CalazansSalvadori, Maria Angela BorgesMendonça, Márcia Rodrigues de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Andresa Martins, 1985-20222022-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (337 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248564Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T14:26:51Zoai::1248564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-01T14:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) History in multiple questions : teaching, historiography and the Unicamp entrance exam (1987-2019) |
title |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
spellingShingle |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) Rodrigues, Andresa Martins, 1985- Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular Currículos História - Estudo e ensino Ensino superior Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam Curricula History - Study and teaching Higher education |
title_short |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
title_full |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
title_fullStr |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
title_full_unstemmed |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
title_sort |
História em múltiplas questões : ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019) |
author |
Rodrigues, Andresa Martins, 1985- |
author_facet |
Rodrigues, Andresa Martins, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas Neto, José Alves de, 1971- Carvalho, Aline Vieira de Fernandes, Antonia Terra de Calazans Salvadori, Maria Angela Borges Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Andresa Martins, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular Currículos História - Estudo e ensino Ensino superior Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam Curricula History - Study and teaching Higher education |
topic |
Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Exame vestibular Currículos História - Estudo e ensino Ensino superior Universidade Estadual de Campinas - Entrance exam Curricula History - Study and teaching Higher education |
description |
Orientador: José Alves de Freitas Neto |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-05-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479 RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Andresa Martins. História em múltiplas questões: ensino, historiografia e o Vestibular da Unicamp (1987-2019). 2022. 1 recurso online (337 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5479. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248564 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (337 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183994986496 |