Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703 |
Resumo: | Orientador: Linda Gentry El-Dash |
id |
UNICAMP-30_9f845a9f0deac6e4dc62806d0c5dd31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::382689 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/alunoAttitudes and motivation : intrisic factors of the interaction teacher-studentMotivaçãoEstudantes - AtitudesMetodologia QAbordagem comunicativaInteração professor-alunoMotivationStudents - Attitudes"Q" methodologyCommunicative approachInteraction teacher-studentOrientador: Linda Gentry El-DashDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho é um estudo de caso, que analisa as atitudes e a motivação de um grupo de alunos brasileiros, aprendizes de inglês em situação formal de aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observações e gravações de aulas, além da realização de um estudo Q, combinando, portanto, métodos qualitativos e quantitativos. Os participantes da pesquisa são alunos universitários de um curso de inglês geral em uma universidade pública do estado de São Paulo. Nosso objetivo principal foi analisar a motivação e as atitudes dos alunos em relação a aspectos da aprendizagem da língua, ao povo americano, à língua inglesa e à cultura americana, em busca de possíveis efeitos destes fatores no desempenho dos alunos no curso. As notas do curso foram utilizadas como medida de desempenho. A metodologia Q nos ajudou a compreender como esses alunos viam os americanos, garantindo uma maior confiabilidade aos dados obtidos nos questionários. Os resultados apontaram para uma grande rejeição ao povo americano e à sua cultura, o que, entretanto, se mostrou irrelevante para afetar o desempenho dos alunos. Os fatores que se mostraram especialmente significativos para influenciar o desempenho desse grupo, contrariando nossas expectativas, foram as atitudes em relação à situação de aprendizagem da língua. A abordagem comunicativa da professora e sua atitude em sala de aula, favorecendo a interação entre os alunos e estabelecendo um ambiente descontraído de ensino, foram elementos decisivos para promover motivação e, consequentemente, um melhor desempenho no cursoAbstract: This thesis is a case study that analyzes the attitudes and motivation of a group of Brazilian students learning English in a formal setting. The data were collected on the basis of questionnaires, class observations, class recordings, and a Q-study, thus combining both qualitative and quantitative methods. The subjects are university students taking a general English course at a public university in the state of São Paulo. Our main goal was to analyze the motivation and attitudes of the students in relation to aspects of the language learning, the American people, the English language and the American culture, in order to identify the possible effects of these factors on student achievement in the course. Achievement was measured through the course grades The Q-study helped us understand better the perceptions of the students in relation to the American people, assuring greater reliability for the data obtained through the questionnaires. Results pointed to a high rejection of the American people and their culture, although this did not seem to be significant in affecting the performance of the students in the course. The most significant elements in influencing the performance of this group, in contrast to our expectations, were the attitudes toward the language learning situation. The communicative approach of the teacher and her attitude in the classroom, promoting interaction among students and establishing a pleasant learning environment, were crucial to the generation of motivation in the students, and consequently, to a better performance during the courseMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]El-Dash, Linda Gentry, 1946-Henriques, Eunice RibeiroAlvares, Maria Luisa OrtizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Marlucy Maria da Silveira20062006-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703RIBEIRO, Marlucy Maria da Silveira. Atitudes e motivação: fatores intrinsecos da interação professor/aluno. 2006. 185p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/382689porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:41:40Zoai::382689Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:41:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno Attitudes and motivation : intrisic factors of the interaction teacher-student |
title |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
spellingShingle |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno Ribeiro, Marlucy Maria da Silveira Motivação Estudantes - Atitudes Metodologia Q Abordagem comunicativa Interação professor-aluno Motivation Students - Attitudes "Q" methodology Communicative approach Interaction teacher-student |
title_short |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
title_full |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
title_fullStr |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
title_full_unstemmed |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
title_sort |
Atitudes e motivação : fatores intrinsecos da interação professor/aluno |
author |
Ribeiro, Marlucy Maria da Silveira |
author_facet |
Ribeiro, Marlucy Maria da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
El-Dash, Linda Gentry, 1946- Henriques, Eunice Ribeiro Alvares, Maria Luisa Ortiz Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marlucy Maria da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Estudantes - Atitudes Metodologia Q Abordagem comunicativa Interação professor-aluno Motivation Students - Attitudes "Q" methodology Communicative approach Interaction teacher-student |
topic |
Motivação Estudantes - Atitudes Metodologia Q Abordagem comunicativa Interação professor-aluno Motivation Students - Attitudes "Q" methodology Communicative approach Interaction teacher-student |
description |
Orientador: Linda Gentry El-Dash |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-09-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703 RIBEIRO, Marlucy Maria da Silveira. Atitudes e motivação: fatores intrinsecos da interação professor/aluno. 2006. 185p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) RIBEIRO, Marlucy Maria da Silveira. Atitudes e motivação: fatores intrinsecos da interação professor/aluno. 2006. 185p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/382689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 185p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188954782564352 |