Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017 |
Resumo: | Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano |
id |
UNICAMP-30_a05d7f8038fdd28ba9e9bdd70445bc36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::845363 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arteTurning visible invisible practices of art teachersPrática docenteFormação de professoresArteEducaçãoTeaching practiceTeaching trainingArtEducationOrientador: Ana Angélica Medeiros AlbanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte foi o objetivo desta pesquisa, o que se realizou tendo como base os aportes da arte/educação e da pesquisa autobiográfica. Analiso como três ex-alunas do curso de Licenciatura de Educação Artística da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais tornaram-se professoras de arte, focando, sobretudo, na sua relação entre a prática artística e a prática docente. Para tornar visível o caminho percorrido por cada uma delas, recolhi como dados da pesquisa as monografias de final de curso, entrevistas, registros de vídeos e fotografias. As entrevistas narrativas que transformei em mônadas, inspiradas em Walter Benjamin, permitiram-me ver a relação direta da arte com a vida nos seus percursos para tornarem-se professoras. Os indícios que emergiram de todo o material coletado apontaram relações que foram costuradas, ora pelo fazer da sala de aula, ora pelo processo de criação da professora-artista. Analisar o processo das três professoras possibilitou-me um movimento de autoinvestigação sobre a minha própria atuação como professora formadora, colocando-me assim também como objeto nessa pesquisa. Este é o caminho que tenho feito e que interessou neste trabalho: na experiência do outro me vi e revime; na experiência da sala de aula, na escola junto com as crianças, alimento-me como professora-artista. Num movimento contínuo e circular, carrego comigo este alimento para a universidade, para os alunos da prática de ensino, para o meu processo de criação e de invenção. De reinvenção da vida!Abstract: The aim of this work is to bring the invisible practices of art teachers into light. The analysis presented is based on the guidelines of Art Education and autobiographical research. Three former students from the Bachelor's course in Art Education in the Universidade do Estado de Minas Gerais were the main subject of analysis, which, moreover, focused on the relation between their artistic and teaching practice. Research data was composed of their final works, interviews, video records and photographs. The narrative interviews were transformed into monads inspired by the work of Walter Benjamin, and allowed us to identify a straightforward relation between their practices as artists and as teachers. This analysis also turned me, as an art teacher, subject of research. By observing my own experiences as a teacher and comparing it with those presented here, I was able to identify how these different practices are connected to each other, feeding each other in a circular and continuous movement, as the life itself.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-Ostetto, Luciana EsmeraldaRedin, Marita MartinsPrado, Guilherme do Val ToledoReily, Lucia Helena1Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBernardes, Rosvita Kolb2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845363porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:31:04Zoai::845363Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte Turning visible invisible practices of art teachers |
title |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
spellingShingle |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte Bernardes, Rosvita Kolb Prática docente Formação de professores Arte Educação Teaching practice Teaching training Art Education |
title_short |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
title_full |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
title_fullStr |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
title_full_unstemmed |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
title_sort |
Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte |
author |
Bernardes, Rosvita Kolb |
author_facet |
Bernardes, Rosvita Kolb |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951- Ostetto, Luciana Esmeralda Redin, Marita Martins Prado, Guilherme do Val Toledo Reily, Lucia Helena1 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Rosvita Kolb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Formação de professores Arte Educação Teaching practice Teaching training Art Education |
topic |
Prática docente Formação de professores Arte Educação Teaching practice Teaching training Art Education |
description |
Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017 BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017 |
identifier_str_mv |
BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 183 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189069816594432 |