Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Rosvita Kolb
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017
Resumo: Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano
id UNICAMP-30_a05d7f8038fdd28ba9e9bdd70445bc36
oai_identifier_str oai::845363
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arteTurning visible invisible practices of art teachersPrática docenteFormação de professoresArteEducaçãoTeaching practiceTeaching trainingArtEducationOrientador: Ana Angélica Medeiros AlbanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte foi o objetivo desta pesquisa, o que se realizou tendo como base os aportes da arte/educação e da pesquisa autobiográfica. Analiso como três ex-alunas do curso de Licenciatura de Educação Artística da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais tornaram-se professoras de arte, focando, sobretudo, na sua relação entre a prática artística e a prática docente. Para tornar visível o caminho percorrido por cada uma delas, recolhi como dados da pesquisa as monografias de final de curso, entrevistas, registros de vídeos e fotografias. As entrevistas narrativas que transformei em mônadas, inspiradas em Walter Benjamin, permitiram-me ver a relação direta da arte com a vida nos seus percursos para tornarem-se professoras. Os indícios que emergiram de todo o material coletado apontaram relações que foram costuradas, ora pelo fazer da sala de aula, ora pelo processo de criação da professora-artista. Analisar o processo das três professoras possibilitou-me um movimento de autoinvestigação sobre a minha própria atuação como professora formadora, colocando-me assim também como objeto nessa pesquisa. Este é o caminho que tenho feito e que interessou neste trabalho: na experiência do outro me vi e revime; na experiência da sala de aula, na escola junto com as crianças, alimento-me como professora-artista. Num movimento contínuo e circular, carrego comigo este alimento para a universidade, para os alunos da prática de ensino, para o meu processo de criação e de invenção. De reinvenção da vida!Abstract: The aim of this work is to bring the invisible practices of art teachers into light. The analysis presented is based on the guidelines of Art Education and autobiographical research. Three former students from the Bachelor's course in Art Education in the Universidade do Estado de Minas Gerais were the main subject of analysis, which, moreover, focused on the relation between their artistic and teaching practice. Research data was composed of their final works, interviews, video records and photographs. The narrative interviews were transformed into monads inspired by the work of Walter Benjamin, and allowed us to identify a straightforward relation between their practices as artists and as teachers. This analysis also turned me, as an art teacher, subject of research. By observing my own experiences as a teacher and comparing it with those presented here, I was able to identify how these different practices are connected to each other, feeding each other in a circular and continuous movement, as the life itself.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-Ostetto, Luciana EsmeraldaRedin, Marita MartinsPrado, Guilherme do Val ToledoReily, Lucia Helena1Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBernardes, Rosvita Kolb2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845363porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:31:04Zoai::845363Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
Turning visible invisible practices of art teachers
title Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
spellingShingle Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
Bernardes, Rosvita Kolb
Prática docente
Formação de professores
Arte
Educação
Teaching practice
Teaching training
Art
Education
title_short Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
title_full Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
title_fullStr Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
title_full_unstemmed Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
title_sort Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte
author Bernardes, Rosvita Kolb
author_facet Bernardes, Rosvita Kolb
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Ostetto, Luciana Esmeralda
Redin, Marita Martins
Prado, Guilherme do Val Toledo
Reily, Lucia Helena1
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Rosvita Kolb
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Formação de professores
Arte
Educação
Teaching practice
Teaching training
Art
Education
topic Prática docente
Formação de professores
Arte
Educação
Teaching practice
Teaching training
Art
Education
description Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017
BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017
identifier_str_mv BERNARDES, Rosvita Kolb. Tornar visíveis práticas invisíveis de professoras de arte. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617017. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189069816594432