Psicanálise e medicalização de crianças na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637967 |
Resumo: | Orientador: Ana Archangelo |
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Psicanálise e medicalização de crianças na escolaPsychoanalysis and medicalization of children in schoolMedicalizaçãoCriançasEscolasPsicanáliseMedicalizationChildrensSchoolsPsychoanalysisOrientador: Ana ArchangeloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese discute o tema da medicalização de crianças na escola à luz da psicanálise. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma comunidade escolar na cidade de Campinas-SP, tendo como procedimento e instrumento a observação participante no interior de uma escola pública, com visitas regulares duas vezes por semana e acompanhamento de uma turma de 5.º ano no turno matutino. Realizaram-se entrevistas individuais com gestores da escola e rodas de conversa com docentes sobre medicalização de crianças e sua relação com a escolarização. Do universo de trinta e uma crianças de 9 a 12 anos, vinte e nove participaram de uma atividade para pensar a escola. Dezenove participaram da contação de uma história, seguida de uma roda de conversa e produção textual. Todas as atividades desenvolvidas tiveram caráter não obrigatório. O material de algumas notas de campo, entrevistas e rodas de conversa foi audiogravado e transcrito para favorecer a análise dos dados, os quais tiveram tratamento pelo método psicanalítico. Os resultados apontaram que os(as) gestores(as) e os(as) professores(as) jamais haviam participado de formações sobre o tema da medicalização na escola, salvo raras ações pontuais. Para os docentes a expressão medicalização se apresenta como sinônimo de medicação. Além disso, a dúvida de quando medicar uma criança, na intenção de tornar seu percurso-processo de escolarização mais proveitoso, surge como enigma. Os(as) professores(as) com mais de dez anos de docência revelaram que há alguns anos as crianças eram menos medicadas, o que pode sugerir a patologização da criança em percurso-processo de escolarização na contemporaneidade. Os(as) professores(as) trazem também a percepção diacrônica sobre o que uma criança medicada vai compreender dessa experiência no futuro. E entendem que a escola continua a funcionar como "escola tradicional", com pouca flexibilidade no trato com crianças; talvez nesta dimensão, a medicalização encontre sua maior força motriz. Em relação ao trabalho com as crianças, a "merenda escolar" possui uma dimensão política e pode, em alguns casos, se relacionar à estigmatização de "ser pobre"; a ideia de "bagunça" funciona como um organizador da subjetividade; as crianças compreendem a escola como um lugar de pertencimento (topofilia), reconhecem os esforços da gestão para prover as necessidades da comunidade e externam que os(as) professores(as) são "legais", possuem boa formação e são compromissados(as). Na contação, a análise envolveu quatro cenas com diferentes focos, e deteve-se, mais profundamente, nas funções elementares da constituição do sujeito e sua relação com o amparo: a medicalização além do olhoAbstract: The present thesis discusses the theme of medicalization of children at schools in the light of psychanalysis. In order to do so, a research was developed in a school community in the city of Campinas-SP, having as procedure and instrument the participative observation inside a public school, with regular visits twice a week and accompanying a 5º grade morning class. Individual interviews with the institution¿s principals and a conversation group with the teachers, focusing on medicalization of children and its relation with schooling, were made. From a universe of thirty-one children, ranging from 9 to 12 years old, twenty-nine participated in an activity to think about school. Nineteen participated in the telling of a tale, followed by a circle of talks and textual production. All activities developed were of a non-obligatory character. The material of some camp notes, interviews and talk circles was audio recorded and transcribed in order to favor the analysis of the data, which was treated using the psychoanalytical method. The results showed that the principals and the teachers never participated in any course about the subject of medicalization at schools, except some rare punctual actions. For the teachers, the expression medicalization shows itself as a synonym of medication. Besides that, the doubt about when to medicate a child, in order to make his course-process of schooling more beneficial, appears as an enigma. The teachers with more than ten years of practice revealed that a few years ago the children were less medicated, which can suggest the pathologization of the child in course-process of schooling in the contemporaneity. The teachers also bring the diachronic perception about what a medicated child will comprehend of this experience in the future. And they understand that the school continues to work as a "traditional school" of little flexibility in dealing with children; maybe in this dimension, the medicalization finds its driving force. In relation to the work with children, the "school lunch" possess a political dimension and can, in some cases, relate itself to the stigmatization of "being poor"; the idea of "mess" works as an organizer of subjectivity; the children comprehend the school as a place of belonging (topophilia), recognize the efforts of the management to provide the needs of the community and externalize that the teachers are "nice", have a good formation and are dedicated. In the telling of a tale, the analysis involved four scenes with different focuses and dedicated, more deeply, in the elementary functions of the constitution of the subject and its relation with the support: the medicalization beyond the eyeDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES33003017001P2[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Pereira, Mario Eduardo CostaPerez, Daniel OmarVillela, Fabio Camargo BandeiraSouza, SorayaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Sérgio Sócrates Baçal de, 1971-20192019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637967OLIVEIRA, Sérgio Sócrates Baçal de. Psicanálise e medicalização de crianças na escola. 2019. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637967. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097868Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-07T10:47:13Zoai::1097868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-02-07T10:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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