Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marina Maugeri, 1991-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248
Resumo: Orientadores: Emerson Luiz de Biaggi, Adriana do Nascimento Araujo Mendes
id UNICAMP-30_a0c99bc5a650fbc791bab4cf9ac40b5e
oai_identifier_str oai::1377248
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógicaBachelor's degreee in violin and preparation for teaching the instrument : pathways to inclusion of pedagogical trainingProfessores de música - FormaçãoViolino - Instrução e estudoMúsica - Instrução e estudoCurrículos - AvaliaçãoCurriculos - MudançaMusic teachers - Training ofViolin - Instruction and studyMusic - Instruction and studyCurriculum evaluationCurriculum changeOrientadores: Emerson Luiz de Biaggi, Adriana do Nascimento Araujo MendesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem como tema central a formação de bacharéis para a docência do instrumento proporcionada pelas universidades brasileiras. O trabalho teve como recorte a formação dos alunos de bacharelado em violino. Nossas hipóteses iniciais eram que o curso de bacharelado em instrumento não dá aos alunos bacharéis a formação necessária para se prepararem para a docência, e que são necessárias disciplinas específicas de pedagogia do instrumento para desenvolver tal preparo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo oferecer uma proposta de inclusão de formação pedagógica, por meio de disciplinas específicas sobre o assunto, para os alunos de bacharelado em violino de universidades brasileiras que ainda não possuem esse tipo de formação. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em três etapas. A primeira etapa constituiu-se no estudo da bibliografia de referência, que não só nos auxiliou na fundamentação teórica, mas também durante as outras etapas da pesquisa e desenvolvimento do seu produto final. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa curricular, por meio de questionários online com professores de violino de universidades públicas brasileiras, buscando cursos que incluem formação pedagógica para os graduandos no bacharelado em violino. Essa etapa tinha o intuito de coletar dados sobre: quantidade de cursos de bacharelado em violino que possuem formação para docência; opinião dos professores universitários sobre a importância deste tipo de formação; e informações sobre disciplinas já existentes para o desenvolvimento de um modelo de disciplina de pedagogia do violino. A terceira etapa contou com a realização de disciplinas teste sobre pedagogia de cordas friccionadas, realizadas no Instituto de Artes da Unicamp, com a intenção de experimentar conteúdos e formatos possíveis para uma disciplina de pedagogia do violino e/ou de cordas friccionadas. Como resultado e produto final do trabalho, não chegamos a um modelo específico de disciplina, entretanto, a uma proposta para a construção de disciplinas de pedagogia do instrumento. Nesta proposta consideramos seis aspectos que são essenciais de serem considerados no momento de elaboração de uma disciplina de pedagogia do instrumento: a ressignificação da docência do instrumento; escolha do conteúdo abordado na disciplina; prática de ensino; quantidade de semestres para a disciplina; professores responsáveis pela disciplina e sua formação; público alvo da disciplinaAbstract: This work has as its central theme the training of bachelors to teach instrument classes provided by Brazilian universities. The work focused on the training of bachelor's degree students in violin. Our initial hypotheses were that the bachelors instrument course does not provide bachelor students with the necessary training to prepare for teaching, and that specific instrument pedagogy disciplines are necessary to develop such preparation. Thus, this work aimed to offer a proposal for the inclusion of pedagogical training, through specific disciplines on the subject, for bachelor's students in violin at Brazilian universities who still do not have this type of training. The development of the research was carried out in three stages. The first stage consisted in the study of the bibliography reference, which not only helped us in the theoretical foundation, but also during the other stages of the research and development of its final product. In the second stage, a curricular research was carried out, through online questionnaires with violin teachers from Brazilian public universities, seeking courses that include pedagogical training for undergraduate violin students. This step was intended to collect data on: the number of bachelor's degree courses in violin that have training for teaching; opinion of university professors on the importance of this type of training; and information on existing disciplines for the development of a violin pedagogy discipline model. The third stage involved test disciplines on pedagogy of rubbed strings, held at the Arts Institute at Unicamp, with the intention of experimenting possible contents and formats for a pedagogy course on the violin and/or pedagogy of rubbed strings. As a result and final product of the work, we did not arrive at a specific discipline model, however, at a proposal for the construction of instrument pedagogy disciplines. In this proposal, we consider six aspects that are essential to be considered when creating an instrument pedagogy discipline: the redefinition of teaching the instrument; choice of content addressed in the course; teaching practice; number of semesters for the discipline; teachers responsible for the subject and its training; target audience of the disciplineAbertoDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em MúsicaCAPES88887.612139/2021-00[s.n.]Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-Reis, AdonhiranAmato, Luiz Britto PassosSantos, Marcos Vinicíus Miranda dosAndrade, Edson Queiroz deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Marina Maugeri, 1991-20232023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248SANTOS, Marina Maugeri. Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento: caminhos para a inclusão de formação pedagógica. 2023. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377248porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T18:52:42Zoai::1377248Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-26T18:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
Bachelor's degreee in violin and preparation for teaching the instrument : pathways to inclusion of pedagogical training
title Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
spellingShingle Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
Santos, Marina Maugeri, 1991-
Professores de música - Formação
Violino - Instrução e estudo
Música - Instrução e estudo
Currículos - Avaliação
Curriculos - Mudança
Music teachers - Training of
Violin - Instruction and study
Music - Instruction and study
Curriculum evaluation
Curriculum change
title_short Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
title_full Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
title_fullStr Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
title_full_unstemmed Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
title_sort Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento : caminhos para a inclusão de formação pedagógica
author Santos, Marina Maugeri, 1991-
author_facet Santos, Marina Maugeri, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Reis, Adonhiran
Amato, Luiz Britto Passos
Santos, Marcos Vinicíus Miranda dos
Andrade, Edson Queiroz de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marina Maugeri, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de música - Formação
Violino - Instrução e estudo
Música - Instrução e estudo
Currículos - Avaliação
Curriculos - Mudança
Music teachers - Training of
Violin - Instruction and study
Music - Instruction and study
Curriculum evaluation
Curriculum change
topic Professores de música - Formação
Violino - Instrução e estudo
Música - Instrução e estudo
Currículos - Avaliação
Curriculos - Mudança
Music teachers - Training of
Violin - Instruction and study
Music - Instruction and study
Curriculum evaluation
Curriculum change
description Orientadores: Emerson Luiz de Biaggi, Adriana do Nascimento Araujo Mendes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248
SANTOS, Marina Maugeri. Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento: caminhos para a inclusão de formação pedagógica. 2023. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248
identifier_str_mv SANTOS, Marina Maugeri. Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento: caminhos para a inclusão de formação pedagógica. 2023. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16248. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138584725291008