A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volkmann, Susan Emanuelle
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/47318
Resumo: Orientadora : Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_4e66b0eee9fbd7dea147a000ff452252
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47318
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Volkmann, Susan EmanuelleUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de2017-06-22T17:50:52Z2017-06-22T17:50:52Z2017http://hdl.handle.net/1884/47318Orientadora : Profª Drª Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 24/02/2017Inclui referências : f. 177-185Resumo: A presente pesquisa teve como tema central o estudo da aprendizagem do violino por meio de um programa de modelação para a performance de violino. A modelação é uma proposta que utiliza a ideia da aprendizagem por observação, utilizando a experiência vicária como fonte de motivação e aquisição de autoeficácia. Neste estudo o termo modelação foi usado para caracterizar processos psicológicos de igualação. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar e avaliar um Programa de Modelação de Domínio para a performance coletiva de violino visando a melhoria dos aspectos corporais em um grupo de aluno com idades entre 14 e 21 anos de idade. Os objetivos específicos foram elaborar um modelo para a performance de violino em grupo com base no programa de modelação de domínio; verificar o desenvolvimento na performance do violino com base na experiência vicária; analisar a aprendizagem dos exercícios de respiração, aquecimento físico e aquecimento instrumental para a performance musical com base na modelação; e verificar a motivação dos participantes da pesquisa a partir da aplicação do modelo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação estratégica, caracterizada pelo planejamento prévio da transformação pretendida. Os resultados obtidos demonstraram que os participantes se sentem mais motivados ao tocar e se apresentar em grupo. Em relação às crenças de autoeficácia, em desempenhar tarefas e em ser bom aluno, os participantes tiveram uma mudança significativa após a aplicação do programa de modelação. Palavras-chave: Teoria Social Cognitiva; Modelação; Autoeficácia; Violino.Abstract: The present research had as its central theme the study of violin learning through a modeling program for a violin performance. Modeling is a proposal that uses the idea of observational learning, using the vicarious experience as a source of motivation and acquisition of self-efficacy. In this study the term modeling is used to characterize psychological matching processes. The overall objective of the research was to prepare and evaluate a Mastering Modeling Program for violin performance in group in order to improve the physical aspects in group of students aged between 14 and 21 years old. The specific objectives were to elaborate a model for violin group performance based on mastering modeling program; monitor the development in violin performance based on vicarious experience; breathing exercises, physical warm-up and instrumental warm-up to the musical performance based on modeling; and verify the motivation of research participants from the application of the model. The methodology used for the strategic action-research, characterized by the previous planning of the feigned transformation. The results showed that the participants feel more motivated when playing and performing in a group. In relation to the self-efficacy beliefs, in performing tasks and in being a good student, the participants had a significant change after the application of the modeling program. Keywords: Social Cognitive Theory; Modeling; Self-efficacy; Violin.144 f.application/pdfDisponível em formato digitalMúsicaViolino - Instrução e estudoA modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUSAN EMANUELLE VOLKMANN.pdfapplication/pdf4431699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47318/1/R%20-%20D%20-%20SUSAN%20EMANUELLE%20VOLKMANN.pdf5fe5a237e679b79f6c0d3530d8f53c29MD51open access1884/473182017-06-22 14:50:53.014open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47318Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-06-22T17:50:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
title A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
spellingShingle A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
Volkmann, Susan Emanuelle
Música
Violino - Instrução e estudo
title_short A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
title_full A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
title_fullStr A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
title_full_unstemmed A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
title_sort A modelação sob a perspectiva da teoria social cognitiva : a aquisição de crenças de autoeficácia no ensino de violino em um grupo de jovens
author Volkmann, Susan Emanuelle
author_facet Volkmann, Susan Emanuelle
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Volkmann, Susan Emanuelle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de
contributor_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Violino - Instrução e estudo
topic Música
Violino - Instrução e estudo
description Orientadora : Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T17:50:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-22T17:50:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/47318
url http://hdl.handle.net/1884/47318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47318/1/R%20-%20D%20-%20SUSAN%20EMANUELLE%20VOLKMANN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fe5a237e679b79f6c0d3530d8f53c29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860402574786560