Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_a0ebc66d40483bdbe0692c079ef51113
oai_identifier_str oai::114724
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogicaEnsino auxiliado por computadorProfessores - FormaçãoInformáticaPrática de ensinoOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo analisa o processo de um projeto de implementação do uso do computador no contexto do curso de Magistério de uma escola da rede pública de ensino. Nesta análise fica evidente o aparecimento de várias situações de conflitos cognitivos que desencadeiam o processo reflexivo da prática pedagógica. Na dinâmica do projeto definiu-se a tríade de aprendizagem Aprende Observa - Ensina, a qual é pautada na atividade de programação. Nesta tríade, a aluna em formação vivencia uma nova experiência híbrida, isto é, uma experiência mesclada por concepções e práticas educacionais inovadoras e tradicionais, desempenhado três papéis distintos como: aprendiz da linguagem de programação Logo, professora que ensina Logo para criança e observadora da aluna-professora que ensina Logo para criança. O uso do computador neste contexto mostra através de várias situações que a atividade de programação ultrapassa os aspectos computacionais e destaca a recorrência do ciclo reflexivo de aprendizagem. A partir da compreensão deste processo, são destacados elementos de extrema relevância para o delineamento da tríade de aprendizagem em vista a uma formação de professor construcionistaAbstract: This study analyzes the process of implementation of the use of the computer in a public school in the context of a teacher training course. Various situations of cognitive conflict in the thought process during teaching are dealt with. In the dynamics of the project the learning triad: Learn-Observe-Teach, is defined within the activity of programming. In this triad, the student has a new hybrid experience. This experience is a mixture of innovative and traditional educational concepts and practices. Three distinct roles are described: that of the learner of the Logo programming language, the instructor who teaches Logo to children and the observer of the apprentice-instructor who teaches Logo to children. The use of the computer in this context demonstrates by means of various situations that the activity of programming goes beyond the computational aspects and emphasizes the recurrence of the reflexive cycle of learning. Beginning with this process, elements of great relevance stand out that allow for a clear view of the triad of learning that are essential in the training of a constructionist teacherMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-19961996-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Uso do computador na formação de professor: um enfoque reflexivo da pratica pedagogica. 1996. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114724porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:34:21Zoai::114724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:34:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
title Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
spellingShingle Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-
Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Informática
Prática de ensino
title_short Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
title_full Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
title_fullStr Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
title_full_unstemmed Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
title_sort Uso do computador na formação de professor : um enfoque reflexivo da pratica pedagogica
author Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-
author_facet Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Maria Elisabette Brisola Brito, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Informática
Prática de ensino
topic Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação
Informática
Prática de ensino
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Uso do computador na formação de professor: um enfoque reflexivo da pratica pedagogica. 1996. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Uso do computador na formação de professor: um enfoque reflexivo da pratica pedagogica. 1996. 189f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
189f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188795026767872