Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donadon, Caroline, 1991-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769
Resumo: Orientador: Maria Francisca Colella dos Santos
id UNICAMP-30_a0f8592a106714ad0bec1217502116e3
oai_identifier_str oai::991189
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilaçãoAuditory training in children with history of otitis media undergone ventilation tube placementOtite mediaCriançasPercepção auditivaTreinamentoPlasticidadeOtitis mediaChildAuditory perceptionTrainingPlasticityOrientador: Maria Francisca Colella dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: A otite média é uma das infecções mais comuns durante a infância, podendo causar prejuízos no processamento das informações auditivas. Através da avaliação comportamental é possível observar o funcionamento do sistema nervoso auditivo central e verificar a presença do transtorno do processamento auditivo central (TPAC). O treinamento auditivo (TA) é uma proposta de intervenção que se baseia na neuroplasticidade que tem o objetivo de reorganizar o substrato neural e melhorar as habilidades auditivas alteradas. Objetivo: avaliar a eficácia do TA em crianças e adolescentes com histórico de otite média. Método: estudo experimental prospectivo de corte transversal. A amostra foi selecionada de um hospital público universitário e composta por 38 sujeitos que foram divididos em três grupos: grupo treinamento auditivo (GTA) - formado por 20 crianças que realizaram um programa de treinamento auditivo; grupo treinamento visual (GTV) - 14 crianças que realizaram um programa de treinamento visual; e grupo sem intervenção (GSI) - formado por 4 sujeitos que não foram submetidos a qualquer tipo de estimulação. Todos os sujeitos foram submetidos à avaliação audtiva periférica e avaliação comportamental do PAC (teste dicótico de dígitos, teste de identificação de sentenças com mensagem competitiva ipsilateral, teste gaps-in-noise, teste de padrão de frequência e teste dicótico consoante-vogal). Os programas de treinamento auditivo e treinamento visual foram iguais para todos os sujeitos e realizados com atividades extraídas de um website. Todos os sujeitos foram reavaliados após oito semanas com a mesma bateria de testes comportamentais realizada na avaliação inicial. Resultados: Após as sessões de TA, houve diferença estatisticamente significante no desempenho para todos os testes da bateria comportamental do PAC (<0,001). Ao comparar a porcentagem de indivíduos dentro dos valores de normalidade, para cada faixa etária, houve diferença estatisticamente significante nas habilidades de integração binaural (0,001), ordenação temporal (0,0000), resolução temporal (<0,0001) e figura fundo (<0,0001) no GTA. Já no grupo treinamento visual (GTV), não houve diferença significante tanto para a média de acertos quanto para a porcentagem estimada de sujeitos dentro dos valores de normalidade nos testes comportamentais do PAC. No grupo sem intervenção (GSI), a analise descritiva da porcentagem média de acertos na avaliação comportamental revelou uma discreta melhora nos testes DD, TPF nomeação e SSI e piora na reavaliação dos testes TPF imitação e GIN. Conclusão: O treinamento auditivo foi eficaz como estratégia de intervenção para readequar as habilidades auditivas alteradas nos sujeitos com histórico de otite médiaAbstract: Introduction: Otitis media is one of the most common infections during childhood, and can damage the processing of auditory information. Through the behavioral evaluation it is possible to observe how the central auditory nervous system process information and to verify the presence of central auditory processing disorder (CAPD). Auditory training (AT) is an intervention based on neuroplasticity that aims to reorganize the neural substrate and improve altered auditory abilities. Objective: to evaluate the efficacy of AT in children and adolescents with history of otitis media. Methods: Prospective cross-sectional study. The sample was selected from a public hospital. Composed of 38 subjects that were divided into three groups: auditory training group (ATG) - formed by 20 children who underwent an auditory training program; visual training group (VTG) - 14 children who performed a visual training program; and non-intervention group (NIG) - formed by 4 subjects who did not undergo any type of stimulation. All children performed peripheral auditory evaluation and behavioral evaluation tests (dichotic digits, synthetic sentence identification with ipsilateral competing message, gaps-in-noise, frequency pattern and dichotic consonant-vowel). Auditory training (AT) and visual training (VT) programs were conducted with activities from a website. In both interventions, the same abilities were stimulated for all subjects independent of CAPD type that were found in the initial evaluation. All subjects in the three groups were re assessed after eight weeks. Results: After the TA sessions, there was a statistically significant difference in performance for all behavioral tests (<0.001). There was also a statistical difference in percentage of individuals in reference values for binaural integration (0.001), temporal ordering (0.0000), temporal resolution (<0.0001) and figure ground (<0.0001) in ATG. In VTG, there was no significant difference in the performance of behavioral tests and percentage of subjects within normal values. Regarding to the non-intervention group (NIG), the descriptive analysis of the average percentage of correct answers in the behavioral evaluation revealed a slight improvement in dichotic digits and synthetic sentence identification with ipsilateral competing message tests, and worse reassessment performance in frequency pattern and gaps in noise tests. Conclusion: Auditory training was effective as an intervention strategy to re-adjust the altered auditory skills in subjects with a history of otitis mediaMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestra em CiênciasCAPES01-P-1732/2016[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Amaral, Maria Isabel Ramos doBarreiro, Fátima Cristina Alves BrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDonadon, Caroline, 1991-20172017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769DONADON, Caroline. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação. 2017. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991189Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-26T16:11:18Zoai::991189Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-26T16:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
Auditory training in children with history of otitis media undergone ventilation tube placement
title Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
spellingShingle Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
Donadon, Caroline, 1991-
Otite media
Crianças
Percepção auditiva
Treinamento
Plasticidade
Otitis media
Child
Auditory perception
Training
Plasticity
title_short Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
title_full Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
title_fullStr Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
title_full_unstemmed Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
title_sort Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
author Donadon, Caroline, 1991-
author_facet Donadon, Caroline, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-
Amaral, Maria Isabel Ramos do
Barreiro, Fátima Cristina Alves Branco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Donadon, Caroline, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Otite media
Crianças
Percepção auditiva
Treinamento
Plasticidade
Otitis media
Child
Auditory perception
Training
Plasticity
topic Otite media
Crianças
Percepção auditiva
Treinamento
Plasticidade
Otitis media
Child
Auditory perception
Training
Plasticity
description Orientador: Maria Francisca Colella dos Santos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769
DONADON, Caroline. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação. 2017. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769
identifier_str_mv DONADON, Caroline. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação. 2017. 1 recurso online (87 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632769. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991189
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (87 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189118658215936