Possíveis contribuições da musicalização para bebês a crianças atendidas em programas de intervenção precoce : Possible contributions of music class to infants attended in early intervention programs
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635050 |
Resumo: | Orientadores: Vilson Zattera, Adriana do Nascimento Araújo Mendes |
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Possíveis contribuições da musicalização para bebês a crianças atendidas em programas de intervenção precoce : Possible contributions of music class to infants attended in early intervention programsPossible contributions of music class to infants attended in early intervention programsMusicalizaçãoEducação musicalEducação especialEducação inclusivaAmizadeLactentesMusicalizationMusic educationSpecial educationInclusive educationInfantsOrientadores: Vilson Zattera, Adriana do Nascimento Araújo MendesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar de que maneira a musicalização para bebês pode contribuir para o desenvolvimento de crianças na primeira infância, com deficiência ou que apresentem risco de desenvolvimento. Inicialmente, esboça a criança típica tendo como base conceitual as proposições de Ross A. Thompson, considerando que o desenvolvimento de capacidades corporais, cognitivas, pessoais e cerebrais é entretecido por experiências sociais agradáveis e equilibradas. Além disso, com base nos estudos de Sloboda, Trehub, Ilari e outros, discorre acerca do desenvolvimento da musicalidade do bebê, verificando que sua origem se dá através de dois caminhos. Por um lado, observa-se a capacidade inata de produzir sons vocais e a sofisticada percepção musical dos bebês e, por outro, entende-se que o ambiente musical proporcionado pelos pais e cuidadores é parte essencial desse desenvolvimento. Em seguida, procura traçar um panorama da deficiência relatando algumas das conquistas sociais alcançadas em favor da pessoa com deficiência, visando prover a inclusão e a igualdade de direitos e oportunidades, dando destaque à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a implementação de práticas de triagem neonatal para a identificação precoce de doenças e a intervenção o mais cedo possível. Conjuntamente, apresenta uma reflexão sobre o impacto do diagnóstico da deficiência para a família do bebê, considerando a reação inicial dos pais e os resultados que esta pode trazer ao desenvolvimento do bebê, tendo como base Buscaglia, Petean e Pina Neto, entre outros. Concluindo este panorama, apresenta algumas das necessidades do bebê com deficiência apresentando uma série de procedimentos de estimulação precoce elaborados com base em Formiga et al (2010) e nas Diretrizes de Estimulação Precoce. Com um olhar mais esclarecido sobre a realidade do bebê com deficiência, volta-se para a musicalização para bebês, apresentando um breve histórico desta prática no Brasil, dando destaque ao trabalho iniciado pela Profa. Walkyria Passos Claro e difundido fortemente pela Profa. Josette Feres, bem como por projetos realizados em universidades federais brasileiras. Como resultado da pesquisa de campo realizada na Escola de Música de Jundiaí, descreve os procedimento e objetivos dessa aula e apresenta uma tabela detalhada das atividades musicais propostas no livro Bebês: música e movimento, estabelecendo conexões entre os objetivos da musicalização e os aspectos do desenvolvimento infantil que podem ser trabalhados em cada atividade. Por fim, apresenta uma reflexão acerca das possíveis contribuições da aula de musicalização para bebês no processo de inclusão do deficienteAbstract: This research aims to investigate how music classes for infants can contribute to the development of children in early childhood, with disabilities development risks. Initially, it outlines the typical child on the conceptual basis of the Ross A. Thompson¿s propositions, considering that the development of bodily, cognitive, personal, and cerebral capacities is woven by pleasant and balanced social experiences. Moreover, based on the studies of Sloboda, Trehub, Ilari and others, it discusses the origins of early musicality to conclude that it converge from two different ways. On the one hand, one observes the innate ability to produce vocal sounds and the sophisticated musical perception of infants while, on the other, it is understood that the musical environment provided by parents and caregivers play an essential part in this development. In the sequence, it seeks to outline a picture of disability by reporting some of the social achievements people with disabilities have already obtained with the goal of providing inclusion and equality of rights and opportunities. It highlights Brazilian Law on Inclusion of Persons with Disabilities and the implementation of neonatal screening for the early identification of diseases that allows for intervention as early as possible. In addition to that, it presents a reflection about the impact of the diagnosis of the deficiency on the family of the infant, considering the initial reaction of the parents and the results this entails to the development of the infant, based on Buscaglia, Petean and Pina Neto, among others. Concluding this overview, it presents some of the needs of the disabled infant presenting a series of early stimulation procedures elaborated based on Formiga et al (2010) and on the Early Stimulation Guidelines. With a more enlightened look at the reality of the disabled baby, he turns to music classes for infants, presenting a brief history of this practice in Brazil, highlighting the work begun by Profa. Walkyria Passos Claro and widely spread by Profa. Josette Feres, as well as by projects carried out at Brazilian federal universities. Following the findings of the field research carried out at the School of Music in Jundiaí, it describes the procedures and objectives of this lesson and presents a detailed table of the musical activities proposed in the book Bebês: música e movimento. Furthermore, it establishes connections between the goals of music classes for infants and aspects of their development that can be worked on in each activity. Finally, it presents a reflection about the possible contributions of the music classes for infants in the process of stimulating inclusion of the handicappedMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES[s.n.]Zattera, Vilson, 1962-Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-Joly, Ilza Zenker LemeNovo Junior, Jose Eduardo FornariUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Cecília Paulozzi de, 1984-20172017-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635050MELO, Cecília Paulozzi de. Possíveis contribuições da musicalização para bebês a crianças atendidas em programas de intervenção precoce: Possible contributions of music class to infants attended in early intervention programs. 2017. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635050. 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