História oral de vida de professores : direitos humanos, justiça restaurativa e violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Carolina Reis, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633577
Resumo: Orientadores: Áurea Maria Guimarães, Fabíola Holanda Barbosa Fernandez
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A pesquisa foi desenvolvida sob o enfoque qualitativo, com base em entrevistas gravadas e analisadas a partir do referencial teórico-metodológico da história oral de vida. O objetivo de investigar os caminhos desenvolvidos pela justiça restaurativa deve-se ao fato de que esta proposta tem sido executada tendo em vista o arrefecimento da violência e das situações de conflito nas escolas. Entretanto, a promoção dos processos restaurativos depende do modo como são acolhidos, planejados e executados, caso contrário, abre espaço para que os conflitos se instaurem, sob a forma de práticas pedagógicas coercitivas, agressividade, problemas de relacionamento interpessoal, e das relações de poder e dominação. Por outro lado, para que a mediação de situações conflitantes entre os sujeitos em sua convivência diária seja bem sucedida, a execução do processo restaurativo demanda qualificação profissional, a fim de que seja possível vivenciar os valores da justiça restaurativa no ambiente escolar. Nesse sentido, importa salientar que qualquer proposta de formação, por melhor intencionada que seja, terá seu conteúdo confrontado com a trajetória e com a experiência que o professor acumula em sua prática. Nas expressões dos professores, a inclusão da justiça restaurativa nas escolas foi benéfica por introduzir o diálogo com os alunos, no entanto, é possível perceber que suas narrativas são desprovidas de compromissos mais consistentes com os seus pressupostos. A isso atribuímos um conjunto de fatores que comprometem o exercício de posições democráticas, e que tem se mostrado cruciais aos propósitos de consolidação dos direitos humanos, da justiça e da cidadania no Brasil contemporâneo, fato que nos alerta a respeito da necessidade de estudos sobre essa temáticaAbstract: The present study has for objective to know the place that the notion of human rights and justice have in the oral history of teachers' life that work in the state net of teaching, in the city of Campinas-SP. Therefore, the problem formulated for the development of this investigation is put in the following terms: how are the human rights and the justice placed in the history of life of these subjects? The research was developed under the qualitative focus, with base in recorded interviews and analyzed starting from the theoretical-methodological referencial of the oral history of life. The objective of investigating the roads developed by the restorative justice is due to the fact that this proposal has been executed tends in view the cooling of the violence and of the conflict situations in the schools. However, the promotion of the restorative processes depends on the way as they are welcomed, drifted and executed, otherwise, it opens space so that the conflicts are established, under the form of coercive pedagogic practices, aggressiveness, interpersonal relationship problems, power relations and dominance. On the other hand, so that the mediation of conflicting situations among the subjects in daily coexistence is successful, the execution of the restorative process demands professional qualification, so that it is possible to live the values of the restorative justice in the school atmosphere. In that sense, it imports to point out that any formation proposal, for better deliberate than it is, it will have its content confronted with the path and with the experience that the teachers accumulates in their practice. In the teachers' expressions, the inclusion of the restorative justice in the schools was beneficial for introducing the dialogue with the students, however, it is possible to notice that their narratives are without more solid commitments with their assumptions. To that we attributed a group of factors that commit the exercise of democratic positions, and that has shown crucial to the purposes of consolidation of the human rights, justice and citizenship in contemporary Brazil, a fact that alert us regarding the need of studies on this thematicDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Guimarães, Áurea Maria, 1950-Holanda, FabíolaSchilling, Flavia InesRodrigues, Heliana de Barros CondeMonteiro, AlexandrinaCatini, Carolina de RoigUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Ana Carolina Reis, 1981-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (343 p.) : digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633577PEREIRA, Ana Carolina Reis. História oral de vida de professores: direitos humanos, justiça restaurativa e violência escolar. 2018. 1 recurso online (343 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633577. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1005289Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T16:23:25Zoai::1005289Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-20T16:23:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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