Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Pedro Ergnaldo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_a166c1e886a5aec1bb08b01ab7f2a811
oai_identifier_str oai::429926
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em DeleuzeThrough the path of an upcoming form of education : reverberation and displacement of DeleuzeAprendizagemAulaControleEducaçãoLearningClassroomControlEducationDeleuze, Gilles, 1925-1995Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Esta experiência de escrita se debruça sobre o seguinte tema: explorar potenciais em Deleuze para pensar Educação. Começa com o próprio pensar sobre a experiência de encontros com Deleuze desse que escreve. Apresenta considerações sobre a escrita a partir dessa relação com Deleuze. Pensa a escola a partir do debate sobre sociedade disciplinar e de controle. Localiza conceitos como pensamento, aprendizagem para verificar implicações da relação professoraluno. Traça alguns parâmetros do que pode ser uma abordagem da educação com Deleuze e explora rizomaticamente deslocamentos no seu pensamento produzindo pontos, bifurcações, linhas em diferentes direções. Postula possibilidades de uma pedagogia com Deleuze. Margeia uma apropriação sobre a experiência discente e docente de Deleuze, bem como derivações de sua concepção de tempo. Desloca o conceito de livro-rizoma para o de aula-rizoma, bem como procura desenvolver o deslocamento de literatura menor para o de educação menor e postula a possibilidade de ser ter uma educação menor por meio da literatura. Discute também sobre a docência como ação política verificando a existência ou não de binarismo no pensamento de Deleuze e relaciona esta discussão com a construção de uma proposição deleuziana da dimensão política da prática pedagógica. Explora algumas outras ressonâncias do pensamento de Deleuze para pensar educação, como as ressonâncias do encontro com Spinoza, Hume e Nietzsche. Por fim, apresenta considerações e questões que emergem após o percurso percorrido nessa interaçãoAbstract : This writing experience focus over the following topic: to explore Deleuzes potentials to think Education. It starts with a reflection on the very contact between Deleuze an the one who draw these lines. It reflects on school from the discussion on disciplinary andcontrolling society. It locates notions such as thought and learning to verify its implications in the relation teacher-student. It delineates parameters of a possible teaching approach with Deleuze, and rhizomatically exploresmovements in his thoughts, producing spots, forks and lines in several directions. It postulates possibilities of a new pedagogy, with Deleuze. It tries to assume Deleuze student and Deleuze teacher, as weel as the flow of his conception of time. It moves the concept of book-rhizome to class-rhizome, and minor literature to minor education, assuming the possibility of a minor education through literature. It also discusses teaching as a political action, checking for dichotomy in Deleuzes thought, and relates those ideas to a new one, a Deleuze proposition of the political dimension of the pedagogical practice. It searches for other resonances of Deleuzes's thoughts on education, as resonances of his meeting with Spinoza, Hume and Nietzsche. At last, it presents considerations and questions that emerges after the the journey of this interactionDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Amorim, Antonio Carlos Rodrigues dePinheiro, Ana Lucia GodoySouza, Regina Maria deLima, Walter MatiasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGontijo, Pedro Ergnaldo20082008-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf150p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonancias e deslocamentos em Deleuze. 2008. 150p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429926porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T12:21:16Zoai::429926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-29T12:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
Through the path of an upcoming form of education : reverberation and displacement of Deleuze
title Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
spellingShingle Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
Gontijo, Pedro Ergnaldo
Aprendizagem
Aula
Controle
Educação
Learning
Classroom
Control
Education
Deleuze, Gilles, 1925-1995
title_short Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
title_full Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
title_fullStr Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
title_full_unstemmed Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
title_sort Nos caminhos de uma educação por vir : ressonancias e deslocamentos em Deleuze
author Gontijo, Pedro Ergnaldo
author_facet Gontijo, Pedro Ergnaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Pinheiro, Ana Lucia Godoy
Souza, Regina Maria de
Lima, Walter Matias
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Pedro Ergnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aula
Controle
Educação
Learning
Classroom
Control
Education
Deleuze, Gilles, 1925-1995
topic Aprendizagem
Aula
Controle
Educação
Learning
Classroom
Control
Education
Deleuze, Gilles, 1925-1995
description Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568
GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonancias e deslocamentos em Deleuze. 2008. 150p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Nos caminhos de uma educação por vir: ressonancias e deslocamentos em Deleuze. 2008. 150p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188989496721408