Ensinando a história do planeta através de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luciano Donizete, 1989-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816
Resumo: Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figuerôa
id UNICAMP-30_a24a53e186295886f2ca3a6d874e89e1
oai_identifier_str oai::1061990
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensinando a história do planeta através de jogosTeaching the history of the planet by means of gamesJogosPaleontologiaHistória naturalGamesPaleontologyNatural historyOrientador: Silvia Fernanda de Mendonça FiguerôaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O Planeta Terra está em constante transformação desde a sua formação. O entendimento deste processo é dependente de uma combinação de fatores que atuam periodicamente em sua superfície, assim como fatores que atuam no seu interior. Contar a história desta transformação se torna um trabalho árduo e complexo que necessita da interação entre vários conhecimentos e visões. A Geologia se encarrega dos aspectos físicos do Planeta, procurando compreender suas mudanças, identificando padrões e ciclos nesse dinamismo constante. A Paleontologia se vale de análise de fósseis para explanar as alterações sofridas pela biosfera ao longo dessas mudanças e a Biologia, entre outras coisas, procura entender como essas alterações relacionam-se com os seres vivos gerando efeitos nos dias atuais. Pensando em todos os conceitos envolvidos na construção da História do Planeta, e no fato destes conceitos em geral, serem trabalhados no Ensino Regular em disciplinas diferentes surge uma problemática: como trabalhar temas relacionados à História do Planeta sem transmitir uma visão tradicional de que o conhecimento científico é imutável e fruto do empenho isolado de cientistas? Diante disso, será abordado nesse trabalho a História do Planeta sob o olhar epistemológico de Ludwik Fleck (1896 ¿ 1961), médico e filósofo polonês, que em 1935 formulou o conceito de `coletivo de pensamento¿. Será analisada a importância da História e da Natureza da Ciência no ensino e como elas podem ajudar os alunos a desmistificar a visão deformada da Ciência como um trabalho individualista em que não há trocas de informações devido a competitividade entre cientistas. Neste trabalho será apresentado um jogo num modelo de role playing game (RPG) que, na sua estrutura, conterá os conceitos supracitados, buscando de forma programática, didática e lúdica analisar situações-problemas relacionadas a História do Planeta. Os alunos deverão conversar durante a partida, associando as informações recebidas por cada um ao longo do jogo, com o intuido de formular hipóteses sobre a situação analisadaAbstract: The Planet Earth is in constant transformation since its formation. The understanding of this process depends on a combination of factors that act periodically on its surface, as well as factors acting within it. Telling the story of this transformation is a hard and complex work that requires the interaction of various knowledge and observations. Geology takes care of the physical aspects of the Planet, trying to understand its changes, identifying patterns and cycles in this constant dynamism. Paleontology displays fossil analysis to explain the alterations sustained by the biosphere through these changes, and Biology, among other things, tries to understand how these alterations relate to living beings generating effects in the current days. Taking into account all the concepts involved in the construction of the History of the Planet, and the fact that those concepts are usually studied in regular teaching in different disciplines, a problem arises. One can resume it in the following terms: how to approach themes related to the History of the Planet without transmitting the traditional view that claims that knowledge is unchangeable, and product of an isolated commitment of scientists? Therefore, this work approaches the History of the Planet under the epistemological view of Ludwik Fleck (1896 - 1961), Polish physician and philosopher, who in 1935 formulated the concept of 'collective of thought.' The importance of History and Nature of Science in teaching will be analyzed and how they can help students demystify the deformed view of Science as an individualistic work in which there is no exchange of information due to the competitiveness among scientists. This dissertation presents a game according to a role-playing game (RPG) model that, in its structure, contains the concepts above, aiming at, in a programmatic, didactic, and playful way to analyze problem situations related to Planet History. The students should talk during the match, associating the information received by each one during the game, with the intention of formulating hypotheses about the analyzed situationMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Arnt, Ana de MedeirosCunha, Márcia Borin daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Luciano Donizete, 1989-20182018-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816GARCIA, Luciano Donizete. Ensinando a história do planeta através de jogos. 2018. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061990Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T10:55:00Zoai::1061990Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-05T10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando a história do planeta através de jogos
Teaching the history of the planet by means of games
title Ensinando a história do planeta através de jogos
spellingShingle Ensinando a história do planeta através de jogos
Garcia, Luciano Donizete, 1989-
Jogos
Paleontologia
História natural
Games
Paleontology
Natural history
title_short Ensinando a história do planeta através de jogos
title_full Ensinando a história do planeta através de jogos
title_fullStr Ensinando a história do planeta através de jogos
title_full_unstemmed Ensinando a história do planeta através de jogos
title_sort Ensinando a história do planeta através de jogos
author Garcia, Luciano Donizete, 1989-
author_facet Garcia, Luciano Donizete, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Arnt, Ana de Medeiros
Cunha, Márcia Borin da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luciano Donizete, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Paleontologia
História natural
Games
Paleontology
Natural history
topic Jogos
Paleontologia
História natural
Games
Paleontology
Natural history
description Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figuerôa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816
GARCIA, Luciano Donizete. Ensinando a história do planeta através de jogos. 2018. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816
identifier_str_mv GARCIA, Luciano Donizete. Ensinando a história do planeta através de jogos. 2018. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634816. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061990
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189133584695296