A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091
Resumo: Orientadores: Silvio Ancisar Sánchez Gamboa, César Aparecido Nunes
id UNICAMP-30_a2a1b02c8b2325cb3977cf8086ac37fa
oai_identifier_str oai::1129092
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileiraThe conception of education György Lukács : work; humanization, uniqueness and totality as ontossociais assumptions of educacation as a right in the Brazilian educational policyDireito à educaçãoFormação humana - EmancipaçãoDireitos humanosTodo e partes (Filosofia)Right to educationHuman formation - EmancipationHuman rightsTotality (Philosophy)Orientadores: Silvio Ancisar Sánchez Gamboa, César Aparecido NunesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho sob título "A concepção de educação de György Lukacs; trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira", está vinculado ao Grupo de pesquisa Paideia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de fontes bibliográficas e documentais. A pesquisa aborda a problemática sobre a compreensão da educação como direito humano presente no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), assim como, os desdobramentos, limites e contradições da política nacional de educação, no ato de sua concretização objetiva, como meio para a formação humana e emancipatória. Na busca de referências para essa compreensão localizamos o pensamento de György Lukács e suas categorias críticas utilizadas para aproximações necessárias à compreensão da educação como direito humano universal. O trabalho está organizado em três capítulos. Neste trabalho procura-se apontar as contribuições de Lukács para a compreensão da educação como direito humano. Compreende-se que a educação como direito humano, deve ser garantida objetiva e subjetivamente para todos, em igual acessibilidade e oportunidades na qualidade da aprendizagem, como condição para formação humana e emancipatória. A pesquisa permite concluir que a partir da perspectiva lukacsiana a educação deve ser resgatada como pressuposto emancipatório, reconhecer de uma vez seu objetivo como emancipação humana. É preciso considerar que os profissionais da educação atuam direto na vida dos sujeitos. A partir da visão de totalidade a educação extrapola a visão individualista, seu foco deve ser no indivíduo social, preocupado com as questões mundiais e planetárias. Assim, considera-se que o grande desafio para a educação brasileira pensada a partir da categoria de totalidade lukacsiana é a contínua luta do profissional da educação para romper com as amarras do trabalho alienado enquanto ferramenta de formação humana, agir considerando que o trabalho planejado é a categoria central da formação humana e que, para tanto, há necessidade de constante reflexão por parte de cada profissional da educação, haja vista que a garantia da educação como direito está dialeticamente relacionada à educação significativa; de qualidade. Espera-se que a educação possa contribuir para com a integração social do ser humano e a escola dê ao educando o direito à participação ativa, ao diálogo e à defesa de suas ideias; que, as políticas educacionais, estejam pautadas na vontade geral e não apenas de acordo com os interesses capitalistas e individuais. Portanto, olhar a educação a partir da categoria de totalidade requer assumir para si a responsabilidade ética e o compromisso político para com a formação plena e emancipatória do aluno, como ser social; ser humano dotado dos direitos humanos. Palavras Chaves: Educação como direito. Direito à educação. Formação humana e emancipatória. Educação como direito humana. Categoria de totalidadeAbstract: This work, under the title The conception of Education György Lukács; work; humanization, uniqueness and totality as ontossociais assumptions of educacation as a right in the Brazilian educational policy, is linked to the Paideia Research Group of the State University of Campinas (UNICAMP); thesis presented as a criterion for obtaining the title of Doctor of Education, in the area of Philosophy and History of Education. It is a qualitative research of bibliographic and documentary sources. The research addresses the problem of the understanding of education as a human right present in the National Education Plan (BRAZIL, 2014), as well as the unfolding, limits and contradictions of the national education policy, in the act of its objective realization, as a means for human and emancipatory formation. In the search for references for this understanding we have located the thought of György Lukács and his critical categories used for necessary approaches to the understanding of education as a universal human right. The work is organized in three chapters. This article seeks to point out Lukács contributions to the understanding of education as a human right. It is understood that education as a human right must be objectively and subjectively guaranteed for all, in equal accessibility and opportunities in the quality of learning, as a condition for human and emancipatory formation. The research allows us to conclude that from the lukacsian perspective, education must be rescued as an emancipatory presupposition, recognizing at once its objective with human emancipation. It is necessary to consider that the professionals of education act directly in the lives of the individuals. From the vision of totality, education extrapolates the individualistic vision, its focus must be on the social individual, concerned with world and planetary issues. Thus, it is considered that the great challenge for the Brazilian education thought from the category of lukacsian totality is the continuous struggle of the professional of education to break the bonds of alienated work as a tool of human formation, acting considering that the planned work is the central category of human formation and that, for this, there is need for constant reflection on the part of each professional of education, considering that the guarantee of education as a right is dialectically related to significant education; of quality. It is hoped that education can contribute to the social integration of the human being, and that the school will give the pupil the right to active participation, dialogue and the defense of his/her ideas; that educational policies are guided by the general will and not only according to capitalist and individual interests. Therefore, to look at education from the category of totality requires the assumption of ethical responsibility and political commitment to the full and emancipatory formation of the student as a social being; a human being endowed with human rights. Keywords: Education as a right. Right to education. Human and emancipatory formation. Education as a human right. All categoryDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Polli, José RenatoArthus, ReginaldoBonfim, Claudia Ramos de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Manoel Francisco do, 1969-20202020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091AMARAL, Manoel Francisco do. A concepção de educação de György Luk: trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129092Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-01T12:01:16Zoai::1129092Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-01T12:01:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
The conception of education György Lukács : work; humanization, uniqueness and totality as ontossociais assumptions of educacation as a right in the Brazilian educational policy
title A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
spellingShingle A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
Direito à educação
Formação humana - Emancipação
Direitos humanos
Todo e partes (Filosofia)
Right to education
Human formation - Emancipation
Human rights
Totality (Philosophy)
title_short A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
title_full A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
title_fullStr A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
title_full_unstemmed A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
title_sort A concepção de educação de György Luk : trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira
author Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
author_facet Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Polli, José Renato
Arthus, Reginaldo
Bonfim, Claudia Ramos de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Manoel Francisco do, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Formação humana - Emancipação
Direitos humanos
Todo e partes (Filosofia)
Right to education
Human formation - Emancipation
Human rights
Totality (Philosophy)
topic Direito à educação
Formação humana - Emancipação
Direitos humanos
Todo e partes (Filosofia)
Right to education
Human formation - Emancipation
Human rights
Totality (Philosophy)
description Orientadores: Silvio Ancisar Sánchez Gamboa, César Aparecido Nunes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091
AMARAL, Manoel Francisco do. A concepção de educação de György Luk: trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091
identifier_str_mv AMARAL, Manoel Francisco do. A concepção de educação de György Luk: trabalho, humanização, singularidade e totalidade como pressupostos ontossociais da educação como direito na política educacional brasileira. 2020. 1 recurso online (207 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639091. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129092
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (207 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161578528768