Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Daniel Batista Lima, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804
Resumo: Orientador: Suzi Frankl Sperber
id UNICAMP-30_a2e7b9bae294767888a9235ad193395b
oai_identifier_str oai::1161900
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonialPerformances of oral narration in the teaching of literature in Timor-Leste : productions of styles in a post-colonial contextEducação decolonialComunicação oral - Timor LesteLiteratura e sociedadePós-colonialismoLiteratura timorenseLiteratura - Estudo e ensino - Timor LesteDecolonialOral communication - East TimorLiterature and societyPost-colonialismTimorese literatureLiterature - Study and teaching - East TimorOrientador: Suzi Frankl SperberTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A tese tem por objetivo estudar a performance de narrativas orais no ensino da literatura em Timor-Leste, no Sudeste Asiático, a partir da prática de ensino de alguns professores. A análise das especificidades formais e culturais de narrações orais, traduzidas e redigidas em português por jovens timorenses em aulas de literatura permitiu verificar, por meio de uma perspectiva pós-colonial, as possibilidades de modificação do sentido do ensino da literatura em língua portuguesa no país. A pesquisa se justifica, primeiramente pela necessidade da descrição das performances orais timorenses, ocorridas nos cursos de litteratura, enquanto técnicas artísticas, e pela sua inserção em um contexto pós-colonial. Apesar de possuirem métodos próprios de ensino de literatura, os professores de Timor-Leste não foram consultados durante a estruturação do currículo de literatura no Ensino Secundário Geral, ocorrida em 2011 e feita por um grupo de especialistas internacionais. Em consequência, um desequilíbrio se revela nos manuais de literatura distribuídos na rede pública de ensino. A análise mostra que os manuais destituem a literatura oral timorense da categoria de arte e ignora formas locais de subjetivação e silencia as referências culturais locais. Os objetos culturais timorenses são configurados dentro da categoria eurocêntricas da "lusofonia", apresentada no material dida?tico como identidade dada a-priori. Diante deste contexto, o estudo de práticas de performance de narrativas orais oferece alternativas menos colonialistas para o ensino de literatura e permite a definição de um conceito situado de literatura, em consonância com a concepção da Pessoa e com práticas de tradução cultural predominantes em Timor-Leste. As narrativas orais que compõem o corpus serão categorizadas por meio do conceito de poesia oral, de Paul Zumthor; e analisadas segundo uma teoria do estilo baseada no aporte teórico de Gilles Deleuze e de Félix Guattari.Abstract: The thesis aims to study the performance of oral narratives in the teaching of literature in Timor-Leste, in Southeast Asia, from the practice of teaching some teachers. The analysis of the formal and cultural specificities of oral narrations, translated and written in Portuguese by young Timorese in literature classes, allowed us to verify, through a post-colonial perspective, the possibilities of changing the direction of the teaching of literature in the Portuguese language in the country. The research is justified because, despite having their own methods of teaching literature, the teachers of Timor-Leste were not consulted during the structuring of the literature curriculum in General Secondary Education, held in 2011 and made by a group of international experts. As a result, an imbalance is revealed in the literature manuals distributed in the public school system. The analysis shows that the manuals dismiss the Timorese oral literature from the art category and ignore local forms of subjectivation and silence local cultural references. Timorese cultural objects are configured within the Eurocentric category of "Lusophony", presented in the didactic material as a-priori identity. Given this context, the study of oral narrative performance practices offers less colonialist alternatives to the teaching of literature and allows the definition of a situated concept of literature, in line with Pessoa¿s conception and the prevailing cultural translation practices in East Timor. The oral narratives that make up the corpus will be categorized through the concept of oral poetry, by Paul Zumthor; and analyzed according to a style theory based on the theoretical contribution of Gilles Deleuze and Félix Guattari.DoutoradoTeoria e História LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Sperber, Suzi Frankl, 1939-Sterzi, EduardoMelo, Alfredo Cesar Barbosa deMoraes, Anita Martins Rodrigues deFernandes, Frederico Augusto GarciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Daniel Batista Lima, 1983-20202020-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 431 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161900Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T11:33:16Zoai::1161900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-23T11:33:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
Performances of oral narration in the teaching of literature in Timor-Leste : productions of styles in a post-colonial context
title Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
spellingShingle Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
Borges, Daniel Batista Lima, 1983-
Educação decolonial
Comunicação oral - Timor Leste
Literatura e sociedade
Pós-colonialismo
Literatura timorense
Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste
Decolonial
Oral communication - East Timor
Literature and society
Post-colonialism
Timorese literature
Literature - Study and teaching - East Timor
title_short Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
title_full Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
title_fullStr Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
title_full_unstemmed Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
title_sort Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial
author Borges, Daniel Batista Lima, 1983-
author_facet Borges, Daniel Batista Lima, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Sterzi, Eduardo
Melo, Alfredo Cesar Barbosa de
Moraes, Anita Martins Rodrigues de
Fernandes, Frederico Augusto Garcia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Daniel Batista Lima, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação decolonial
Comunicação oral - Timor Leste
Literatura e sociedade
Pós-colonialismo
Literatura timorense
Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste
Decolonial
Oral communication - East Timor
Literature and society
Post-colonialism
Timorese literature
Literature - Study and teaching - East Timor
topic Educação decolonial
Comunicação oral - Timor Leste
Literatura e sociedade
Pós-colonialismo
Literatura timorense
Literatura - Estudo e ensino - Timor Leste
Decolonial
Oral communication - East Timor
Literature and society
Post-colonialism
Timorese literature
Literature - Study and teaching - East Timor
description Orientador: Suzi Frankl Sperber
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804
BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804
identifier_str_mv BORGES, Daniel Batista Lima. Performances de narração oral no ensino de literatura em Timor-Leste : produção de estilos em contexto pós-colonial . 2020. 1 recurso online ( 431 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640804. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161900
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 431 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170871009280